sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO REFERENTE AO RECURSO DA PRÉ-CANDIDATA THAMYRYS BEZERRA CARVALHO

Trabalho desenvolvido em escola Santa-cruzense é apresentado em encontro nacional‏


Com o tema: “O despertar filosófico-fotográfico no ensino fundamental”, o trabalho de práticas pedagógicas realizado em Santa Cruz do Capibaribe, através da equipe do Instituto Olavo Bilac, foi selecionado e apresentado no 27 Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia (Enefil), que teve o tema “A Filosofia e a sua possibilidade de atuação prática”. O evento aconteceu de 16 a 22 de janeiro no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.


A ação foi desenvolvida pelo professor e jornalista Geraldo Moura na escola da rede privada de ensino Instituto Olavo Bilac.

Para Moura, o processo de inclusão da Filosofia através de diferentes meios tem o propósito de inserir os alunos no universo da reflexão. “No cotidiano lidamos com muitos mecanismos tecnológicos a exemplo da fotografia digital, então procurei aliar um assunto denso como a Filosofia com recursos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos”, frisa o professor.

A diretora do IOB, Nery Mercês, está satisfeita com a atividade desenvolvida na escola alcançar o recohecimento na esfera nacional. “Sempre apoiamos os nossos professores e seus projetos, e agora vemos uma ação desenvolvida em nossa escola ser levado a um evento dessa magnitude”, diz.

O próximo Enefil será realizado em janeiro de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Abertura do ano letivo na Dália da Serra


Próxima terça feira, 01 de fevereiro a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Educação iniciará os trabalhos para o ano letivo 2011. O local escolhido foi o salão paroquial, onde unificará pela primeira vez as redes municipal, estadual e privada da Dália da Serra.

O encontro servirá também para uma apresentação básica do PME (Plano Municipal de educação). O mesmo é um documento decenal elaborado a partir de fóruns nas comunidades e reuniões com a classe dos professores que expõe o panorama do município em consonância com o Plano Nacional e Estadual de Educação, tomando como base aspectos históricos, demográficos, sócio econômico, cultural e educacional.

Também acontecerão palestras e será apresentado o calendário anual de atividades. Já as aulas iniciarão na quarta feira (02) em todas as escolas do município.

Mulher pede divórcio na Itália após marido levar a mãe na lua de mel


Um italiana furiosa entrou com pedido de divórcio porque seu marido levou a mãe para a lua de mel do casal, informou a agência Ansa.
Quando o casal viajou em lua de mel para a França, em dezembro passado, a recém-casada, de 36 anos, levou um choque ao descobrir que a sogra acompanharia o casal.
Quando ela protestou, o marido explicou que não poderia deixar a mãe para trás por motivos de saúde.
Os três passaram a lua de mel juntos, mas assim que voltaram para a Itália, a recém-casada resolveu pedir divórcio alegando "ligação emocional excessiva" entre seu futuro ex-marido e a mãe.

Da AFP

Brasileira pode ser a 2º menor de idade a participar das festas de Berlusconi na Itália

Documentos apontam que a baiana frequentava a casa do primeiro-ministro Silvio Berlusconi desde 2009, quando ainda era menor de idade. A brasileira é descrita como prostituta em uma investigação que Berlusconi como responsável por um esquema para recrutar e remunerar garotas de programa. O escândalo pode levar a renúncia do primeiro-ministro.

Nelson Mandela deixa o hospital na África do Sul


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, deixou nesta sexta-feira (28) o hospital em que estava internado em Johannesburgo.
Ele vai continuar em casa com o tratamento contra uma infecção respiratória, anunciou o médico chefe do exército nacional, Vejaynand Ramlaken.
Mandela, de 92 anos, ficou internado para se submeter a exames para tratar problemas respiratórios, segundo o gabinete da presidência.
O vice-presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, afirmou que Mandela se encontrava bem e com bom-humor.

Madiba está bem", afirmou Motlanthe, usando o nome de clã de Mandela, acrescentando que o heroi anti-apartheid está "rindo e fazendo piadas".
Mandela foi internado na clínica Milpark para submeter-se a "exames de rotina", como havia informado a princípio sua fundação, que mantém o silêncio sobre seu estado de saúde.

Do G1, com agências internacionais

Ex-comandante do Corpo de Bombeiros do PR é acusado de assassinato

Após o assassinato de seu filho em um assalto, o coronel Jorge Luiz Thais Martins teria matado nove pessoas, todos viciados em drogas. A polícia chegou ao coronel por conta das balas usadas nos crimes. Autoridades suspeitam que ele tenha tentado fazer justiça pelas próprias mãos, embora não haja provas do envolvimento das vítimas na morte do filho.

Professora é presa por ato libidinoso nos EUA


Uma professora de ensino médio da escola 'Mountain View', em Loveland, no estado do Colorado, está proibida de manter contato com qualquer menor de 18 anos, incluindo os próprios filhos.
A ordem, emitida pelo juíz local Matthew Zehe, diz ainda que 'espera impactar de forma significante a acusada proibindo o contato com os filhos'.
Bowles, de 31 anos, foi presa em flagrante nesta sexta-feira, quando praticava ato sexual com um aluno de 16 anos em seu carro, que estava estacionado nos arredores de um parque público.
Ela está sendo acusada de assédio sexual e corrupção de menores.

Do G1, em São Paulo

Desespero e denúncias após demolição da Vila do Forró de Caruaru


Os trabalhos de demolição na Vila do Forró de Caruaru, gerou mais que polêmica na cidade. Comerciantes do local não seguraram as lágrimas e ficaram desesperados com a situação, na manhã desta quinta-feira (27).

Alguns não tiveram nem tempo de retirar eletrodomésticos e materiais dos estabelecimentos em que trabalhavam. A exemplo de Lêda Maria da Silva que foi pega de surpresa quando chegou no Parque de Eventos Luiz Gonzaga.

“Eles não tinham direito de fazer isso com a gente. E agora pra onde nós vamos?”, lamentou desesperada a comerciante, Lêda Maria da Silva.

Outra comerciante também foi surpreendida com a demolição imediata da Vila do Forró. Os objetos que estavam no restaurante em que trabalhava Fátima Dias, foram retirados do estabelecimento pela Prefeitura e guardados em um galpão do Espaço Cultural Tancredo Neves.

“Tudo que estava naquelas casas da Vila, está devidamente lacrado e guardado no Espaço Cultural disponível para os comerciantes”, disse o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira.

No entanto, não foi o que disse e registrou a comerciante Fátima Dias. Nas imagens, mercadorias e eletrodomésticos amontoados, além de fotos que mostram toda a ação durante a noite dessa quarta-feira (26).

“Chegaram por volta das 23h e começaram a destruir tudo. Algumas pessoas tentaram pegar as mercadorias que a Prefeitura levou para o Espaço Cultural, mas os seguranças barraram. Tiramos fotos da ação e nessas fotos está claro que não tiveram cuidado algum com nossas coisas. Está tudo jogado lá dentro. Ninguém sabe o que é de quem”, denunciou.

Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

Bandidos explodem caixa eletrônico e rendem 20 pessoas no Agreste


Um caixa eletrônico do Banco do Brasil foi explodido por bandidos em Santa Maria do Cambucá, no Agreste do Estado, na madrugada desta sexta-feira (28). Por volta das 2h20, cinco homens armados em um carro preto chegaram ao terminal e renderam cerca de 20 pessoas que estavam perto do caixa esperando um carro da prefeitura que ia levá-los ao Recife para fazer exames.

De acordo com a Polícia Civil, a explosão foi tão forte que arrebentou a grade externa do caixa eletrônico, além de destruir totalmente o terminal. Quando viaturas da Polícia Militar tentaram chegar ao local, as viaturas tiveram os pneus furados devido aos grampos colocados pelos bandidos na rua que dá acesso ao banco.

Os bandidos conseguiram fugir por uma estrada de terra. A polícia acredita que a rota de fuga seria a Paraíba. A quantia levada não foi informada e nenhum dos reféns ficou ferido.

Da Redação do pe360graus.com

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Undime-PE discute PNE

A Undime-PE, tendo a frente a Secretária de Educação de santa Cruz do Capibaribe, Socorro Maia, sai na frente na discussão e apresentação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A discussão e apresentação do PNE, que norteará a educação nos próximos 10 anos, aconteceu em evento realizado pela Undime-PE, na ultima quinta-feira, 20/01, no auditório da AMUPE, Onde se fizeram presente toda diretoria da Undime, dirigentes municipais e convidados, a exemplo da Dep estadual e presidente da comissão de educação, Tereza Leitão e de Fernando Antônio Gonçalves, presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.

O Plano Nacional de Educação (PNE) traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Para isso, o Governo Federal transformou o PNE em lei, que passou a valer a partir do dia 9 de janeiro de 2001. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo.

Pré-candidatos ao Conselho Tutelar concluem curso teórico


Terminou na ultima sexta-feira (21) o curso preparatório para os pré-candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe. As aulas tiveram início na quarta-feira (19) e aconteceram no CESAC. Os palestrantes foram o advogado e ex-conselheiro Uziel Aragão, que abordou o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); o advogado da comissão eleitoral Neydson Eduardo explicou o regimento interno da eleição e a presidente da ACONTEPE (Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado de Pernambuco), que mostrou as atribuições e o dia-a-dia dos conselheiros através de situações práticas. Para a presidente da Comissão Eleitoral, Ajosiene Ramos, os resultados do curso foram excelentes: “tenho certeza que vamos colher bons frutos, todos interagiram e se mostraram interessados em aprofundar seus estudos e seus trabalhos na área da criança e do adolescente”, disse ela. Agora os pré-candidatos passarão pela análise de documentação e pela prova de conhecimentos, para então, os classificados, seguirem para a votação no dia 27 de fevereiro.


foto: Joseilson Chagas

FEMUP- FEIRA DE MULHERES PRODUTORAS

A COORDENADORIA DA MULHER AVISA Á TODOS QUE A FEMUP- FEIRA DE MULHERES PRODUTORAS ESTÁ COM NOVAS VAGAS, AS MULHERES INTERESSADAS PODERÃO IR Á SEDE DA COORDENADORIA PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO E PODER FAZER PARTE DA FEIRA QUE ACONTECE NO PARQUE FLORESTAL, NOS SEGUNDOS E QUARTOS FINAIS DE SEMANA DO MÊS.


POR FALAR NISSO, A FEIRA ESTARÁ RECOMEÇANDO SUAS ATIVIDADES NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, COM VÁRIAS NOVIDADES ORGANIZADAS PELA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES PRODUTORAS- TEREMOS UMA APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE PAGODE DE DIDI CATANHA NO SÁBADO(29/01) UMA OFICINA DE MÁSCARAS VISANDO A PROXIMIDADE DO PERÍODO CARNAVALESCO, NO DIA 30/01.
VENHAM TODOS, PARTICIPEM!!!



A COORDENADORIA DA MULHER DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE ESTÁ ABRINDO VAGAS PARA CURSOS:

A coordenadoria da Mulher, numa parceria com o SENAR-PE, está abrindo vagas para os seguintes cursos:



-FABRICAÇÃO ARTESANAL DE BOLOS E TORTAS;

-ARTESANTO EM RETALHO E FUXICO;

-ARTESANATO COM MATERIAL RECICLÁVEL;

-CUSTOMIZAÇÃO DE TECIDOS;



Os cursos ainda não tem data marcada, mas acontecerão na sede da Coordenadoria, na Rua José Manoel da Silva, nº 230, no CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER- CASA JOSEFA MENDES DE BARROS (atrás da escola PE. Zuzinha). Os cursos serão intensivos, acontecendo de segunda á sábado no período de 8 às 17 horas, totalmente gratuitos, as alunas receberão material e certificado de participação, bem como o almoço será no local pela empresa organizadora.

Venham reservar sua vaga na sede da Coordenadoria no período das 08 às 13 horas.

Traficantes atiram em helicóptero da TV Globo no Rio de Janeiro

O helicóptero cobria uma operação da Polícia Civil em morros da zona norte do Rio de Janeiro quando foi atingido. Os traficantes teriam atirado na aeronave blindada da polícia, mas um dos tiros acertou a calda do helicóptero da emissora, que teve de fazer um pouso forçado no aeroporto de Jacarepaguá. Ninguém se feriu.

Ônibus é incendiado pelos próprios passageiros no Paraná


Um ônibus ficou parcialmente destruído pelo fogo ateado pelos cerca de 20 passageiros, neste domingo (23), em Santa Terezinha de Itaipu (PR), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos lados da lataria derreteu e muitas mercadorias trazidas do Paraguai foram perdidas.
Uma equipe da PRF fez uma abordagem de rotina ao veículo e o motorista parou. Os passageiros desceram e começaram a retirar as caixas dos produtos até que moradores das proximidades começarem a saquear os produtos. A polícia conseguiu conter os saqueadores, mas o passageiros teriam decidido atear fogo ao veículo.
O ônibus estava com produtos inflamáveis, como bebidas, eletroeletrônicos, isqueiros e cigarros.
De acordo com a corporação, os passageiros e o motorista do ônibus se esconderam em um matagal da região. Para retirar o ônibus do local, os funcionários da concessionária que administra a rodovia tiveram de usar um guincho.

Do G1, em São Paulo, com informações da RPC TV

Mãe de Arnold Scharzenegger achava que filho era gay

No Giro dos Famosos, desta semana, você vai ficar sabendo que a mãe do ator Arnold Scharzenegger achava que o filho era gay e que atriz Maria Fernanda Cândido deixou a TV Globo. Estes são algumas das notícias quentes do mundo das celebridades. Assista todas!

Mãe é condenada a 10 anos de prisão por fazer sexo com amigos da filha


Uma americana da cidade de Chicago Ridge foi condenada a 10 anos de prisão após admitir ter feito sexo com adolescentes que eram amigos da filha dela, segundo o jornal "Chicago Sun Times".

Cathleen Miller, de 40 anos, foi considerada culpada na última sexta (21) de abuso e assédio sexual.

Ela foi condenada a 9 anos de prisão pela ligação com três dos garotos e a mais um ano por uma quarta vítima, todos adolescentes com idades de 14 e 15 anos à época, disse Andy Conklin, porta-voz da Procuradoria do Condado de Cook ao jornal.

Um quinto garoto também acusou Miller, mas os promotores disseram que a acusação não procedia, de acordo com o advogado dela, Robert Olson.

Segundo a promotoria, Miller atraía os garotos com bebida alcoólica e maconha e teve relações sexuais com pelo menos dois deles em sua casa entre fevereiro e junho.

Os encontros vieram à tona depois de um dos garotos ter escrito um pedido de desculpas no perfil do Facebook da filha mais velha de Miller, que teria flagrado os dois juntos. Os pais do garoto viram a mensagem e foram à polícia, segundo o advogado de defesa.

Quando a polícia começou a investigar, Miller foi internada por ter tentado se suicidar e sua irmã assumiu a custódia das três filhas, com idades de 14, 10 e 3 anos, segundo o advogado.

A americana, que inicialmente negou as acusações, disse que os garotos levavam álcool e drogas à sua casa. Ela foi demitida do seu emprego como secretária e presa no dia 13 de julho do último ano.

Segundo o advogado, na época da prisão Miller tinha acabado de se separar do marido e havia feito consultas para entrar com o pedido de divórcio. As crianças hoje vivem com o pai na casa da família.

Do G1, em São Paulo

Jovem é baleada em condomínio na Praia de Serrambi

A jovem Flávia da Motta Siqueira, de 21 anos, foi baleada durante uma festa no Condomínio Ponta de Serrambi, localizado na Avenida Salinas, na badalada Praia de Serrambi, Litoral Sul do Estado. Segundo informações da família da vítima, o tiro foi dado por um dos seguranças do condomínio. No entanto, a empresa Serrambi Segurança Patrimonial (SSP), da qual os seguranças fazem parte, nega a informação. O advogado da empresa, Carlos Queiroz, afirma que o tiro foi dado por um homem que estava na festa.

"Dois seguranças da vizinhança vieram aqui reclamar da altura do som da festa de aniversário da minha esposa, o pedido foi atendido, mas eles retornaram numa postura bastante ríspida. Amigos de Flávia foram se defender e os cercaram no meio da discussão. Na confusão, um deles foi loco sacando a arma e atirando", conta Adriano Lapenda, 51 anos, tio da vítima.

Ainda segunda a família da vítima, após o incidente, os seguranças fugiram e estão sendo procurados pela polícia. A jovem foi alvejada na coxa direita e a bala se alojou no quadril. A jovem está internada no Hospital Esperança, no Recife, em estado estável e consciente. A assessoria do Hospital informou que ela será submetida a uma cirurgia, se possível, ainda neste domingo (23), ou nesta segunda-feira (24), para a retirada do projétil.

A delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o caso, e até agora, só foram ouvidas queixas de familiares da família da vítima. O inquérito será encaminhado à DHPP do município de Ipojuca, que dará continuidade à apuração dos fatos.

SEGUNDA VERSÃO - Segundo o advogado da empresa Serrambi Segurança Patrimonial (SSP), Carlos Queiroz, o incidente aconteceu aproximadamente, às 17h, quando moradores do condomínio reclamaram do som alto da casa.

Quando os seguranças chamaram a atenção dos presentes na festa, um homem de aproximadamente 45 anos, presente na casa, teria se exaltado e sacado uma pistola atirando várias vezes a esmo. No momento, os seguranças conhecidos como Dinho (30 anos) e Macêdo (26 anos) teriam fugido deixando duas motos para trás, enquanto o convidado continuou atirando nos veículos.

A empresa de segurança diz que vai prestar queixa na delegacia alegando tentativa de homicídio.

Do JC Online

Monumento é alvo de vandalismo em Surubim


Quem passou pelo trevo rodoviário de Surubim nesse domingo (23), se surpreendeu com a destruição do monumento que representa a origem do município.

A estátua de uma onça devorando o boi Surubim foi arrancada do local e totalmente quebrada. Há alguns meses, o monumento já havia sido alvo de vandalismo quando, pessoas não identificadas, danificaram a cauda da estátua da onça.

Como na ação anterior, até agora não há informações de quem teria provocado o dano ao patrimônio público. A Prefeitura de Surubim ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O monumento foi instalado na entrada da cidade no mês de setembro do ano passado, durante as festividades do aniversário de emancipação política do município.

Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Adiada eleição de mesa diretora da Câmara de Vereadores Santacruzense

A reunião extraordinária que deveria eleger, ontem (21), a nova mesa diretora, da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), para o Biênio 2011/2012 não aconteceu por falta do quorum exigido pelo regimento interno da Casa de Leis para abertura de reuniões.

Apenas os vereadores Fernando Aragão, Diogo Moraes, Ernesto Maia, Dr. Nanau e Deomedes Brito estiveram presentes, os demais vereadores enviaram um ofício conjunto informando que não compareceriam à reunião.

Uma nova data será marcada para esta eleição.

1º Baile de Máscaras de Santa Cruz do Capibaribe


Como forma de incentivar o Carnaval no município, será realizado o 1º Baile de Máscaras de Santa Cruz do Capibaribe, no dia 11 de fevereiro, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), com a Escola de Samba Patusco e a Orquestra Alternativa.

O Carnaval surgiu em meados do século XI, na Grécia, como uma forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade da terra e pela produção, transformando-se em uma grande festa popular, sendo posteriormente adotado pela Igreja Católica com uma forma de compensação dos dias de jejum, sendo comemorado antes da Quaresma.

Desde a antiguidade é marcado por grandes festas nas ruas, com comida e bebida. Em Roma, prolongava-se por sete dias de 17 a 23 de dezembro, sendo um período de restrições morais relaxadas, um rei era eleito para comandar as festividades pelas ruas e praças. Anos depois, as tradicionais festas de ruas se transformaram em bailes de máscaras, com luxuosas fantasias e carros alegóricos, sem que perdesse a sua abrangência popular, principalmente pelas ruas de Veneza.

O Carnaval chegou ao Brasil por volta de 1641, sob influência européia e, principalmente, de Veneza, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, proporcionando grandes desfiles de fantasias e mascaras. No entanto, apenas no século XIX surgiram os blocos carnavalescos e as escolas de samba, agregando as marchinhas carnavalescas, transformando o carnaval brasileiro na maior e mais popular festas do país.

O Baile de Máscaras “Viva Veneza” é um resgate histórico do Carnaval, produzido pelas Tintas Quimilson e Real Produções, “vista a fantasia e caia no passo”. Reserve a sua mesa: (81)9958-9544.

Carro cai de escada em rua sem saída e deixa quatro feridos em BH


Quatro pessoas ficaram feridas na queda de um carro de uma escadaria na região norte de Belo Horizonte. O acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (21). Segundo a polícia, o motorista descia a Rua Santa Aliança, no bairro São Marcos, e não teria visto a placa de rua sem saída. No final da via, há uma escada e o veículo passou direto, bateu em outro carro e capotou.

Ainda de acordo com a polícia, três passageiros tiveram ferimentos leves e o motorista foi levado para o Pronto-Socorro do Hospital Risoleta Toletino Neves, na região de Venda Nova. Eles estariam voltando de uma festa.

Do G1 MG

Marido mata mulher com tiro acidental em SP

O homem de 47 anos, que é guarda civil metropolitano, teria confundido a mulher com um ladrão. A mulher de 41 anos morreu no local. A filha do casal, de oito anos, estava na casa no momento do disparo e foi levada para a casa de vizinhos.

Humorista Shaolin é transferido para São Paulo após acidente


O humorista Francisco Josenilton Veloso, 39 anos, mais conhecido como Shaolin, foi transferido na madrugada desta sexta-feira (21) para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Antônio Targino em Campina Grande, na Paraíba, desde terça-feira (18), quando sofreu um grave acidente de carro.

Ele foi atendido no pronto-socorro do HC por volta das 3h26 e seguiu para a UTI da unidade de traumatologia, onde passou por uma série de exames. No momento, seu quadro está sendo avaliado pela equipe médica. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

Shaolin permanece em coma e corre o risco de ter o braço esquerdo amputado. Ele chegou à cidade em um avião fretado

Acidente

O humorista dirigia na noite da terça na BR-230, em Campina Grande, quando, por volta das 23h30, seu carro foi atingido na lateral por um caminhão que manobrava no acostamento da estrada. Seu veículo capotou e saiu da pista.

Shaolin deu entrada por volta da meia-noite no Hospital Regional de Campina Grande, e foi transferido em seguida para o Hospital Antônio Targino, onde foi diagnosticado um traumatismo craniano. Ele também sofreu um grave ferimento no braço.

O humorista foi submetido a cirurgia e desde então permanece sedado. Seu estado é considerado grave.

Segundo seu produtor, Shaolin viajaria para cumprir uma agenda de shows que começaria nesta quinta-feira (20). Atualmente, o humorista participa do programa "Tudo é possível" da TV Record.

Do G1, com informações da Agência Estado

Vila do Forró será demolida até fevereiro, diz prefeitura de Caruaru


O Parque de Eventos Luiz Gonzaga em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai perder uma das maiores caraterísticas do local. A Vila do Forró, construída em 1995, será demolida até o início do próximo mês.

Segundo José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, existe um novo projeto para a área, mas não ficará pronto até o São João deste ano.

“A Vila do Forró está descaracterizada e com a demolição vamos ganhar mais espaço no Parque de Eventos”, comentou José Pereira afirmando que estão sendo realizados estudos para construir um espaço que possa ser utilizado durante todo ano para oficinas de arte, dança e música.

Mas, a notícia da demolição não tem agradado nem os comerciantes, muito menos os turistas que visitam o local.

“Essa Vila representa a cultura nordestina e do São João de Caruaru. Ficar sem ela é ficar sem um pouco da história da Capital do Forró”, criticou o professor universitário Leonardo Samu, que veio do Rio de Janeiro para conhecer Caruaru.

Do JC Online
Núcleo SJCC\Caruaru

Chuva alaga ruas da Zona Sul do Recife


As chuvas da manhã desta sexta-feira (21) causam transtornos em diversos pontos do Recife. Na Zona Sul, o trânsito está complicado. Apenas uma das faixas da avenida Domingos Ferreira está sendo usada: a que fica próxima ao canteiro. As outras duas estão tomadas pelas águas e, portanto, sendo evitadas pelos motoristas. Pedestres se locomovem com água na altura do joelho.

Na avenida Conselheiro Aguiar e transversais, a situação não é muito diferente: alagamentos e dificuldade de locomoção para pedestres e motoristas. A situação é mais séria na altura do bairro do Pina. No Conjunto Pernambucano, o porteiro convoca moradores para retirarem os carros das garagens, alagadas pelas chuvas.

ZONA NORTE
Nos morros da Zona Norte do Recife, nenhuma ocorrência grave foi registrada até o início da manhã. A reportagem da TV Globo trafegou por locais como o Alto do Carroceiro, Macaxeira e Passarinho, mas não notou alagamentos significativos. Apenas na rua vereador Otacílio de Azevedo, no Brejo da Guabiraba, foi vista uma grande quantidade de água escorrendo pelo morro.

PREVENÇÃO
Diante do risco de chuvas moderadas e fortes, Cordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) está reforçando o monitoramento em áreas de risco. Trinta equipes estão percorrendo os pontos de alto risco para instalar lonas e reforçar a segurança. Apenas um pedido de vistoria foi registrado desde ontem (20) e não foi identificado nenhum deslizamento.

As seis regiões político-administrativas da cidade também estão sendo monitoradas nesta manhã pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para identificar pontos de alagamento. O foco são as áreas próximas a canais e com histórico de alagamentos. As empresas responsáveis pela coleta e varrição já foram orientadas a priorizar a limpeza nesses pontos.

Codecir: 0800.0813400

Da Redação do pe360graus.com

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Santa Cruz FM 98,5 Nova Programação‏

Secretaria de Saúde, alerta a população‏


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, preocupada com as últimas chuvas ocorridas neste município e com as futuras que ainda cairão no Estado, conforme alertam os meteorologistas, chama a atenção da população nos seguintes aspectos:

1 - As pessoas que tiveram contato direto com a água contaminada e que vierem a apresentar sintomas como: Febre, dores musculares, diarréia, dores de cabeça, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência;

2 - As pessoas que durante a inundação, sofrerem algum tipo de ferimento causado por objetos que foram atingidos pela água contaminada, devem tomar vacina contra o Tétano (disponível na Policlínica e Postos de Saúde);

3- Os reservatórios de água que forem contaminados pela água proveniente da inundação, devem ser lavados e desinfetados com água sanitária.

Em caso de ocorrência de uma nova inundação, deve-se alem das medidas citadas:

4 - Evitar ficar em contato direto com a água contaminada (usar sacos plásticos duplos para proteger os pés);

5 - Em hipótese alguma, permitir que crianças tomem banho de rio ou riacho, durante as enchentes;

6 - Após a água baixar, retirar a lama dos imóveis e realizar a lavagem do chão, paredes e objetos com água sanitária (01 litro de água sanitária para cada 04 litros de água).



Cândida Nogueira Ribeiro

Diretora - DEVIS



OBS.: A Diretora será entrevistada sobre o tema em destaque e outros assuntos de sua pasta, nesta terça-feira, 18, na Rádio Comunidade FM, às 11h, por Silvio José.

ASCOM da PMSCC

Ouça o programa CDL em Ação‏

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS INSCRITOS PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR

Petrônio Pereira Coelho

2. Eliel Antonio da Silva

3. Niedja Lidiane Barbosa Neves

4. Fernando Pereira de Souza

5. Francisco Gomes Teixeira

6. Thamires Bezerra Carvalho

7. Ivanilson Feitosa do Nascimento

8. Kleiton Ferreira de Souza

9. Rogério Felix de Castro

10. Josemberg João Alves

11. Marivaldo Zuza Andrade

12. Levi Manoel da Silva

13. Bethovem Barbosa de Moura

14. Laércio Glicério da Silva

15. Clóvis Gonçalves Dias

16. Marcos Antonio da Silva

17. Gilson José Julião

18. Narah Priscilla Bezerra Leandro

19. José Alves Honorato Filho







Comissão Eleitoral







INFORMAÇÕES NO COMDECA OU PELO FONE (81) 3731-0870, NO HORÁRIO DAS 8 ÀS 13 HORAS.

Departamento de Trânsito de Santa Cruz do Capibaribe adotará Legislação de Trânsito vigente pela Organização da Condução de Ciclomotores.


Os proprietários e Condutores de Ciclomotores (cinquentinhas) terão até o dia 31 de Janeiro de 2011 para registrarem tal veículo junto aos pontos de atendimento do DETRAN-PE apresentando nota fiscal emitida pela montadora ou revenda autorizada, uma cópia da Habilitação ou Identidade e comprovante de residência. Em caso de pessoa jurídica, deve-se apresentar uma cópia do CNPJ e do Contrato Social. A Liminar que permitia a esses condutores trafegarem sem o emplacamento que existia desde maio de 2009 foi Revogada no dia 16 de Dezembro de 2010 pelo Juiz Wagner Procópio, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

O prazo foi anunciado no dia 22 de Dezembro de 2010 pelo Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco. A ação vai possibilitar que os Órgãos de Trânsito punam os Condutores e Proprietários de Ciclomotores que não esteja na forma da Lei.

O Secretário Municipal de Defesa Social, Cel. Alves, informa que a Fiscalização será realizada em nosso município tendo caráter Educativo até o dia 31 deste e que a partir do dia 01 de Fevereiro de 2011 será de modo a atender as Normas Legais em Vigor. O Ciclomotor que não estiver regularizado será recolhido. No entanto, os Agentes Municipais de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Público de Santa Cruz estão nas vias públicas e podem reter qualquer Ciclomotor que esteja sendo conduzido por pessoa não Habilitada ou que não portar os equipamentos exigidos por Lei.

Para Pilotar Ciclomotores é preciso ter Habilitação tipo A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). Para ser portador da mesma é necessário ter Idade mínima de 18 anos, saber Ler e escrever, possuir documento de identificação e CPF. Ser aprovado por todos os exames exigidos pela Lei Federal acima citada.

LEGISLAÇÃO:

1. A Infração para quem for pego Sem a Habilitação é Gravíssima e a multa custa 574,62 R$;

2. Com a Habilitação Incompatível com a Categoria do Veículo é Gravíssima, soma 7 pontos e a multa custa 574,62 R$;

3. Equipamento Obrigatório Ausente, Inoperante ou em Desacordo é Grave, soma 5 pontos e a multa custa 127,69 R$

4. Veículo Não Licenciado ou Registrado é Gravíssima, soma 7 pontos e a multa custa 191,54 R$.

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe renuncia


Na noite desta segunda-feira (17), os vereadores Diogo Moraes (Presidente), Fernando Aragão (1º secretário) e Inácio Marques (2º secretário), que compõem a mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), eleitos em dezembro de 2010, renunciaram aos cargos para os quais foram eleitos.

O Vereador Diogo Moraes (PSB) foi eleito Deputado Estadual por Pernambuco, em outubro de 2010 e assumirá o novo mandato na Assembléia Legislativa do Estado em fevereiro de 2011. Toda a mesa diretora, que foi eleita para o biênio 2011-2012, acompanhou a sua renuncia. Nova eleição será marcada.



Foto: Joseilson Chagas

Bandido invade restaurante pelo teto e pesca mercadorias em MG

O homem roubou muitas barras de chocolate e uma televisão de última geração. A polícia precisou usar uma escada para chegar até o suspeito, que já tinha sido preso pelo mesmo motivo.

Americano é preso após correr nu gritando que é o 'rei do mundo'


Um americano foi flagrado correndo nu e gritando que era "o rei do mundo" no último domingo em Big Coppitt Key, no estado da Flórida (EUA). A polícia teve usar uma arma de choque três vezes para conseguir prender o suspeito, segundo a emissora de TV "WLPG".
Richard Gervasi, de 43 anos, que mora em Phoenixville, na Pensilvânia, também teria dito que era "feito de aço" enquanto era levado sob custódia. O suspeito estaria drogado. Ele foi acusado de má conduta e resistência à prisão.

Do G1, em São Paulo

Polícia entra em confronto com participantes de baile funk na zona leste de SP

O baile acontece todos os domingos no meio da rua e é denunciado semanalmente pelos moradores. A confusão desta semana aconteceu porque a polícia chegou ao local antes da festa começar.

Mesmo com dois a menos, Neymar dá show, e sub-20 vence o Paraguai


Na véspera, Neymar já havia avisado: "assumo a responsabilidade de jogar todo o meu futebol". Não deu outra. Com uma atuação de gala, o craque marcou os quatro gols da vitória da Seleção Brasileira sub-20 por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru, pela primeira rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria. Mesmo com dois jogadores a menos durante a etapa final, já que Zé Eduardo e Henrique foram expulsos, o time canarinho soube conter o ímpeto dos rivais para somar os primeiros três pontos no torneio.

Na arquibancada, além do apoio dos peruanos, que se encantaram com Neymar, os brasileiros atuaram sob o olhar atento de parte da comissão técnica da Seleção principal, comandada por Mano Menezes. O assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Carlinhos Neves observaram a ótima atuação da equipe na estreia da competição, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.

Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança do Grupo B do Sul-Americano, com três pontos.

Na próxima quinta-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), a Seleção volta a campo para enfrentar a Colômbia, também em Tacna. O Paraguai vai encarar a Bolívia, no mesmo local.

Neymar marca duas vezes e garante vantagem brasileira na primeira etapa
O Paraguai iniciou melhor a partida, tomando a iniciativa do jogo e tentando encurralar o Brasil no campo de defesa. Mas foi a Seleção comandada por Ney Franco que teve a primeira chance de abrir o marcador. Aos seis minutos, Danilo cobrou falta da esquerda para Bruno Uvini.

O zagueiro subiu mais dos que os adversários e escorou de cabeça. A bola caprichosamente bateu no travessão do time paraguaio.

A partir da bola na trave, o Paraguai passou a ter mais posse de bola, mas não assustava o goleiro Gabriel.

Parecia que os brasileiros estavam ansiosos para imprimir o seu ritmo de jogo e tocar a bola para chegar aos três pontos.

Até que aos 25, Casemiro fez uma bela jogada individual, invadiu a área e foi derrubado pelo arqueiro Ovando. Pênalti para o Brasil. Na cobrança, Neymar não desperdiçou e abriu o marcador para o time canarinho. Na comemoração, a "dança do créu".

Enquanto os brasileiros vibravam com o gol, o técnico do Paraguai, Adrian Coria, esbravejava com o quarto árbitro. O comandante reclamou do pênalti marcado a favor dos brasileiros.

O gol deu mais tranquilidade à Seleção Brasileira. Não demorou para pintar mais um. Aos 33, Lucas lançou Neymar já dentro da área. O craque da sub-20 deu um belo drible no marcador e chutou para vencer o goleiro Ovando: 2 a 0 Brasil. Dois minutos depois, o terceiro poderia ter vindo. Danilo chutou prensado e o arqueiro paraguaio quase foi enganado com o desvio.

Os gols aguçaram a habilidade de Neymar. O jogador passou a desfilar o repertório variado de dribles que costuma aplicar no Campeonato Brasileiro. A cada lance, os torcedores no Jorge Basadre vibravam e iam ao delírio com o jogador. No último lance da etapa inicial, Lucas cobrou falta da entrada da área e o goleiro Ovando fez uma linda defesa.

A Seleção Brasileira voltou para a etapa final com a mesma formação. Aos 2, Zé Eduardo levou o amarelo por uma falta no meio-campo. Dois minutos depois, mais uma infração no círculo central e cartão vermelho. O lance despertou o Paraguai, e o técnico Ney Franco, que chamou o volante Fernando para entrar em campo.

Porém, antes da alteração, os paraguaios aproveitaram o descontrole emocional da sub-20 para diminuir o marcador. Após cobrança de escanteio e desvio para o meio da pequena da área, Viera escorou para marcar o primeiro dos paraguaios. Já com Fernando em campo, a Seleção tentou colocar os ânimos no lugar para tentar marcar o terceiro ou segurar o resultado.

Com Casemiro inspirado desde o primeiro tempo, o time começou a tocar a bola no meio-campo e a explorar a velocidade de Neymar, Lucas e Henrique. E foi justamente em uma bola esticada pelo volante que o Brasil chegou ao terceiro gol, aos 15. Lucas ganhou no corpo de um defensor paraguaio e rolou para Neymar. O craque adiantou a bola e dividiu com o goleiro para marcar mais um para a sub-20.
O lance acabou com qualquer tipo de reação do Paraguai. Aos 18, em mais um contra-ataque, Rafael Galhardo, que entrara no segundo tempo na vaga de Danilo, lançou para Neymar pelo lado esquerdo do ataque. O craque invadiu a área, percebeu a saída do goleiro e tocou por cima. Um golaço e delírio no Jorge Basadre.

Por Márcio Iannacca
Direto de Tacna, Peru para globo esporte.com

Padre é encontrado morto em apartamento no Janga


O padre norte-americano Ferdinand Azevedo, de 72 anos, foi encontrado morto, no início da noite dessa segunda-feira (17), em um apartamento de repouso de jesuítas, na beira-mar do Janga, em Paulista. De acordo com informações extra-oficiais, o sacerdote foi encontrado despido e de joelhos, com as mãos amarradas à cintura. Ele também estava com uma corrente usada em redes ao redor do pescoço. O corpo não tinha sinais de ferimentos e já estava em estado avançado de decomposição, o que indica que a morte ocorreu há mais de dois dias.

O sacerdote, integrante da congregação Companhia de Jesus, realizava retiro espiritual de dez dias no apartamento, como costumava fazer todos os anos. Há dois dias, religiosos da congregação tentavam se comunicar com o padre. Como não tiveram retorno, resolveram ir até o apartamento e encontraram o corpo.

Ferdinand Azevedo, que estava no Brasil desde 1975, também era pesquisador e professor do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). À pedido da Unicap, os policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) não repassaram detalhes sobre o caso,
mas não descartaram a hipótese de homicídio, embora também afirmem existir indícios de suicídio. É provável que o sacerdote tenha amarrado as mãos para não conseguir se livrar da corrente no momento da asfixia.

A Unicap divulgou nota lamentando o ocorrido. "É com profundo pesar que a Universidade Católica de Pernambuco comunica o falecimento do Padre Ferdinand Azevedo, mais conhecido na comunidade acadêmica como Padre Ferdinando", traz a nota.

TRAJETÓRIA - Padre Ferdinando Azevedo era graduado em Filosofia pela Gonzaga University (1963), tinha mestrado em História pela Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado em História pela The Catholic University of América (1974). Além de professor de mestrado da Unicap, ele coordenava o Instituto de Pesquisa Padre Nogueira Machado, vinculado à Pró-reitoria Acadêmica da Universidade.

Em 1997, em reconhecimento à sua contribuição à educação, a Assembleia Legislativa de Pernambuco lhe concedeu o título de Cidadão Pernambucano em 1997.

Padre Ferdinando entrou na Companhia de Jesus e foi ordenado padre em 20 de junho de 1970. Em 2007, ele celebrou 50 anos de sacerdócio.

Do JC Online

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"Ruas de Santa Cruz do Capibaribe: sua gente, sua história


Com este titulo o professor Jota Oliveira lança o seu livro no próximo dia 12 na camara de vereadores de nossa cidade a nossa historia sendo resgatada por um filho ilustre de nossa terra.

5ª Caminhada de Santo Amaro – na trilha da fé


Demonstração de fé, coragem e determinação. Este é apenas alguns adjetivos que podemos atribuir aos caminhantes da 5ª Caminhada de Santo Amaro. 55 caminhantes já inscritos sairão da Igreja de Santo Amaro da cidade de Jaboatão dos Guararapes, com destino à Matriz de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte, percorrendo 160 km entre os 6 dias de caminhada.




Idealizada pelo médico taquaritinguense Nilton Curvêlo, o ato foi inspirado na caminhada de Santiago da Compostela, na Espanha, tendo como essência desfrutar da simplicidade, viver em humildade exercitando a fraternidade sendo uma excelente oportunidade para o autoconhecimento aceitando-se, perdoando-se e amando-se para poder amar o próximo.




A caminhada percorre treze municípios visitando oito cidades: iniciando em Jaboatão dos Guararapes passando por São Lourenço da Mata, Tiúma, Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos, Paudalho, Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro, Vila Mendes, Bom Jardim, Surubim, Vila Junco, Povoado Lagoa da Vaca, Vertentes e encerramos em Taquaritinga do Norte. Todas as cidades terão pontos de paradas para os participantes fazerem as refeições e pernoites.




Cada participante receberá um kit composto com uma camisa, um cajado, uma pequena cabaça e uma bandeira branca símbolo da paz. Durante todo percurso os caminhantes serão orientados desde a roupa ideal até o melhor modo de caminhar, como prevenir insolação, onde encontrar apoio médico entre outras dicas que podem ser encontradas no Guia da Caminhada de Santo Amaro, disponibilizado no ato da inscrição.




Na chega a Dália da Serra, os fiés aventureiros serão acolhidos pelo prefeito, autoridades locais e receberão a Santamarana (certificados de participação) além de uma benção na Igreja Matriz de Santo Amaro.

Alpinista brasileiro morre durante escalada na Patagônia argentina

Bernardo Collares, de 46 anos, sofreu uma queda na descida da escalada, durante uma manobra de rapel, na região de El Chatén. Com a queda, o alpinista carioca fraturou a bacia, sofreu uma hemorragia interna e ficou impossibilitado de continuar a descida. Uma tempestade impediu médicos e socorristas de chegarem até o local e o corpo continua na montanha. O resgate depende das condições climáticas.

Vendedor diz que aposta 'premiada' da Mega da Virada não foi registrada


O vendedor de chicletes Aldenor da Silva Brito, 45 anos, viveu, por alguns instantes, o sonho realizado de ser milionário após o sorteio das dezenas da Mega da Virada, na noite de sexta-feira (31). Ele mora em Boca do Acre (AM) e disse ter ficado "traumatizado" por um de seus jogos não ter sido computado pela lotérica da cidade.

O prêmio de R$ 194,3 milhões foi dividido entre os donos de quatro apostas, nas cidades de Cariacica (ES), Belo Horizonte (MG), Fazenda Rio Grande e Pinhais, ambas no Paraná. Cada um ficou com R$ 48.598.800,01.

Os números sorteados para a Mega da Virada foram 02 - 10 - 34 - 37 - 43 - 50. "Eu nunca tinha jogado na Mega-Sena, nunca fui de fazer jogos, mas dessa vez eu fui pegar o dinheiro do Bolsa-Família, de meus filhos, e resolvi fazer as apostas. Tinha falado com minha mulher para ver o que daria."

Apostador de primeira viagem, ele não conferiu os volantes com os jogos. Segundo Brito, foram anotadas dezenas suficientes para sete apostas, mas apenas seis teriam sido computadas pela lotérica.

"Eu perguntei para o funcionário se estavam todos os jogos ali naqueles papéis, mas não olhei um por um. Acho que falhei, mas a máquina da lotérica pode ter falhado também."

Festa e febre

O vendedor de chicletes disse que a família ficou empolgada com a possibilidade de ele ter ficado milionário e chegou a preparar um jantar mais "caprichado" para comemorar. "Fiquei com febre depois de perceber que tinha alguma coisa errada.

Foi Deus que quis assim, então, que assim seja. Sou pobre, mas sou honrado. Sempre vivi sem grande quantia de dinheiro, não é agora que vai ser diferente", disse Brito, que chega a faturar R$ 300 por mês trabalhando nas ruas de Boca do Acre.

Brito falou que não pretende processar o funcionário da lotérica, nem mesmo o dono da empresa e a Caixa Econômica Federal (CEF). "Não penso nisso.

Acho que foi coisa de Deus mesmo. Eu achava que iria ganhar, tinha dito isso para meu patrão depois de fazer os jogos. Acho que loteria não é para mim mesmo."

Recomendações
A CEF informou que não registrou a queixa de Brito e qualquer outro problema com registro de apostas em casas lotéricas para a Mega da Virada.

Ainda de acordo com a CEF, o recibo de aposta original emitido pelos terminais lotéricos, existentes única e exclusivamente nas unidades lotéricas da Caixa, é o único comprovante para o recebimento de prêmios das loterias. Qualquer outro tipo de comprovante não tem validade para recebimento de prêmios.

O recibo de aposta é como um título ao portador, segundo a CEF. Para torná-lo pessoal e intransferível é necessário escrever em seu verso, o nome completo e o CPF do apostador.

A CEF ainda recomenda, para segurança do apostador, que sempre confira os dados contidos no recibo de aposta e adquira somente bilhetes de lotéricas e/ou de revendedores autorizados pela Caixa.


Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

Homem é acusado de abusar de cinco filhas em Franca, no interior de SP

As cinco vítimas já prestaram depoimento e confirmaram os abusos. A denúncia foi feita pelo tio das meninas. A mãe, segundo a delegada, não sabia de nada. O pai das crianças está foragido.

Internado em SP, José Alencar volta a apresentar sangramento


O ex-vice presidente José Alencar voltou a apresentar um pequeno sangramento após a realização de uma embolização na última quarta-feira (5) para estancar uma hemorragia.

De acordo com informações dos médicos que o atendem no Hospital Sírio Libanês, onde ele segue internado, o sangramento está sendo monitorado nesta sexta-feira (7).

Alencar faz tratamento contra câncer e é submetido a sessões de quimioterapia. Segundo informações do último boletim médico, divulgado na noite desta quinta-feira (6), Alencar já respirava sem a ajuda de aparelhos e tinha quadro estável.

Segundo o boletim, ele continua na UTI cardiológica do hospital. O ex-vice presidente está consciente e recebeu a visita das filhas e do neto.

Na quarta-feira (5), os médicos conseguiram estancar o sangramento próximo à região tumoral de Alencar.

O ex-vice-presidente foi submetido a arteriografia, que é uma radiografia das artérias. Em seguida, foi realizada uma embolização, que possibilitou estancar a hemorragia.

Do G1 SP

Sobe para 59 o número de cidades em estado de emergência em MG

As chuvas que caem no estado de Minas Gerais fizeram 59 municípios decretarem situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil estadual, até a quinta-feira (6), morreram 16 pessoas em consequência das chuvas, 13.171 ficaram desalojadas e 1.817 desabrigadas.

Do total de cidades em emergência, 33 estão sob análise da Defesa e18 tiveram pedido de decreto arquivado.

O mau tempo danificou 4.618 casas e destruiu 171. Em diversas cidades as pontes também sofreram danos, 58 delas foram destruídas.

Em Santa Rita do Sapucaí, um desabamento de uma residência, ocorrido na quinta-feira, matou José Maria da Silva, de 38 anos, e deixou outras cinco pessoas feridas.

Assista ao vídeo:

Suspeito de matar político filipino que fotografou assassino é detido



A polícia das Filipinas investigava a morte de um político que fotografou o próprio assassino na véspera do Ano Novo e deteve um suspeito e um suposto cúmplice.

A imagem, feita na frente da casa de Reynaldo Dagsa na área metropolitana de Manila, mostra um homem que aponta a arma para a vítima, que tirava a foto da família.

O veículo de onde sai o assassino estava estacionado em frente à casa da família, e na outra esquina aparece um homem, que a polícia identificou como suposto cúmplice.

O investigador Cris Galvez disse à agência de notícias Associated Press que Dagsa foi atingido justamente quando pressionou o botão da câmera. Ele morreu no hospital.

Jude Santos, chefe da polícia da cidade de Caloocan disse que Arnel Buenaflor era um ladrão de carros que foi libertado por fiança e possivelmente queria se vingar do político, que havia ordenado sua prisão no ano passado. Todos os suspeitos são integrantes de uma gangue de roubo de carros.

Da Associated Press

Lei vai obrigar bancas e locadoras a esconder material erótico e pornográfico


A exposição nas ruas de revistas e DVDs pornôs vai ser proibida em Pernambuco. Foi sancionada pelo governador Eduardo Campos nessa quarta-feira (5) a Lei nº 14.263, que proíbe bancas, livrarias e locadoras de exporem em vias públicas material de conteúdo erótico, pornográfico ou impróprio para menores de 18 anos. A partir de agora, os mateiais devem ser acomodados em espaços próprios, de menor visibilidade e de forma que dificulte o acesso de menores. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (6).

O estabelecimento que for flagrado desrespeitando a Lei receberá uma advertência por escrito. Se for pego novamente será multado no valor de R$ 2 mil - na terceira vez terá a Inscrição Estadual cassada.

A lei de autoria do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) divide a opinião dos donos de banca que atuam no Centro do Recife. Segundo Marlene Laurentino, proprietária de um estabelecimento na Avenida Dantas Barreto, a medida deve prejudicar as vendas. "Já e difícil vender o que está exposto, imagina então se não estiver exposto", lamenta.

Já Manuel Martins, dono de uma banca na Rua Sete de Setembro, concorda com a lei. "Nós aqui nunca usamos isso. Uns usam até para chamar atenção, mas não é o nosso segmento", afirma. Para a dona-de casa Marluce Dias, 46, as mudanças serão benéficas: "É melhor assim, hoje em dia está muito exposto, qualquer criança pode ver as obcenidades".

"Deve cair um pouco (as vendas) né, mas manda quem pode e obedece quem tem juízo" diz Hideraldo José, de uma banca na Avenida Guararapes. Ele afirma ainda que vai se adiantar e providenciar a retirada dos materiais impróprios da fachada de seu estabelecimento. Os comerciantes tem até 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para se adequar à nova lei.

Do JC Online

Eduardo anuncia nova maratona nos municípios


O Governo do Estado repetirá o mesmo planejamento executado há quatro anos, no início da administração Eduardo Campos (PSB), com vistas a definir suas metas para este segundo mandato. Durante a primeira reunião com o novo secretariado, ontem, no Palácio, o governador adiantou que percorrerá as 12 microregiões de Pernambuco promovendo uma nova “ausculta” da população - as pactuações vão compor o modelo de gestão. A previsão é que esse processo se encerre ao fim dos 100 primeiros dias de gestão. Na reunião, as boas-vindas dadas pelo socialista vieram acompanhadas da cobrança por resultados, justificada com o argumento de que a sociedade espera mais deste Governo. Campos também alertou para a necessidade de se compensar perdas da ordem R$ 400 milhões, referentes ao corte no Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Eduardo determinou que as entregas programadas para este mês sejam concretizadas. Para tal, os novos e os antigos secretários precisam se apropriar das metas de cada pasta. No fim de janeiro, eles voltarão a reunir-se com o chefe, já para mostrar os êxitos alcançados. Em fevereiro, a exemplo do que foi feito em 2007, serão realizados os seminários do programa Todos Por Pernambuco, nas 12 microregiões. Nesta etapa, além de prestar contas, a equipe colherá sugestões dos pernambucanos. De posse dessas informações consolidadas, a gestão desenhará um novo mapa estratégico, com novas metas a serem pactuadas com a sociedade e compiladas no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015. Essa tarefa deve ser feita até o fim de março.

“O nosso governo, com muito sucesso, incorporou aos seus atributos (a ausculta da população). De modo que, apesar de termos um diálogo permanente, ao longo desses quatro anos, essa ausculta é fundamental para que os objetivos tenham legitimação perante as 12 regiões administrativas”, pontuou o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, escalado para falar com a Imprensa, junto com titular do Planejamento, Alexandre Rebêlo. “Essa reunião também teve a finalidade de dar aos novos secretários uma visão geral desse modelo. Todo esse movimento de ouvir a sociedade, de revitalizar o mapa da estratégia à luz do no programa (de governo), ele aponta para o PPA dos próximos quatro anos”, explicou Rebêlo.

Tadeu Alencar revelou que hoje os secretários receberão um caderno com os objetivos em execução de cada pasta. O planejamento embasará o encontro que o governador terá com eles no fim do mês. “Sabemos que o tempo é curto”, reconheceu Alencar, destacando que nenhum secretário está livre de ter que bater meta. “Não há política de secretário, mas de governo”, enfatizou. Alexandre Rebêlo adiantou que estão “fora de cogitação” mudanças nas metas referentes à redução das taxas de homicídios. Com quatro horas de duração, o encontro contou com a presença dos 29 secretários empossados e do futuro o líder governista na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB).

HISTÓRICO

A primeira versão do Todos por Pernambuco aconteceu em julho de 2007, nos municípios sertanejos de Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Petrolina; nos agrestinos Caruaru, Garanhuns e Limoeiro; além de Palmares (Mata Sul) e Timbaúba (Mata Norte). O Recife encerrou o ciclo. Nesta nova fase, as cidades ainda não foram escolhidas.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vídeo: Falta de médicos em hospitais de Caruaru preocupa moradores

Da TV Jornal
Moradores do município de Caruaru estão indignados com a falta de médicos nos hospitais da região.

O problema se estende desde o ano passado quando foi realizado um concurso público no mês de agosto, mas dos 16 cargos de médicos oferecidos, apenas 9 tiveram candidatos aprovados.

Para piorar a situação, os aprovados ainda não foram convocados. No último domingo, uma senhora chegou a falecer por não ser atendida na Unidade de Prontoatendimento (UPA) de Caruaru.

NOSSA HISTORIA SERA NARRADA POR JOTA OLIVEIRA

Vídeo: Ampliação do Parque das Feiras de Toritama gera polêmica na cidade




Do JC Online

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA‏


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe comunica às famílias usuárias do Programa Bolsa Família, que este serviço estará em pleno funcionamento a partir desta segunda-feira, dia 10, em novo endereço. O Bolsa Família funcionará na Avenida 29 de Dezembro, no Prédio da Agência do INSS, ao lado da Secretaria de Educação. Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe: construir e cuidar das pessoas.

ASCOM

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FESTA DE SANTO AMARO - Taquaritinga do Norte‏


Depois de alguns ajustes na grade de programação a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, divulga as atrações da tradicional Festa de Santo Amaro que acontecerá de 06 a 15 de janeiro. Este ano com grandes inovações agradando todos os gostos com seis pólos de animação divididos entre:




Família: Realizado no coreto central, unindo as famílias com uma programação composta por grupos de serestas, MPB e atrações culturais.

Principal: Localizado no centro da cidade onde acontecerão os principais shows




Tenda Eletrônica: Localizado em frente ao Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade onde é montada uma tenda com toda estrutura de boate




Religioso: Localizado no São Paroquial com uma programação composta por apresentações culturais, exposições, bingos, quermesses e louvores.




Diversão: Realizado na Praça Antônio Pereira com apresentações culturais e brincadeiras com as crianças.




Forró do Bardhigão: Localizado por trás do Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, funciona como um arraial em pleno mês de janeiro com apresentações de artistas regionais, violeiros e o autêntico forró pé de serra, comandado pelo radialista Bardhigão.






Programação






Dia 06 – Cesinha (Polo da Família)

Dia 07 – Padre Joselito (Polo da Família)

Dia 08 – Soxoteá (Polo Principal)

Forró da Capim com Mel (Polo Principal)

Bingo da Igreja (Polo Religioso)

Forró na Feira – (Forró do Bardhigão)

Gracia e regional (Forró do Bardhigão)

Saulo (Forró do Bardhigão)

Dia 09 – Forró Taquara (Polo Principal)

Louvor com Jorge da Kairós (Polo Principal)

Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 11 – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus – Caruaru ( Polo Religioso)

Dia 12 – Bitonho (Polo da Família)

Lançamento do CD Júnior e Tatiana acústico (Polo Religioso)

Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 13 – Asas da America (Polo Principal)

Exposição dos 150 anos do Distrito de Gravatá do Ibiapina (Poli Religioso)

Dia 14 – MPBaião (Polo Principal)

Vicente Nery e Cheiro de Menina (Polo Principal)

Tenda Eletrônica (Polo Tenda)

Forró na Feira (Forró do Bardhigão)

Socorro e Mazé (Forró do Bardhigão)

Conexão do Arrocha (Forró do Bardhigão)

Dia 15 – DDD de Deus (Polo Principal)

Forró dos Firmas (Polo Principal)

Digão Ferraz e Banda (Polo Principal)

Amigos Sertanejos (Polo Principal)

Tenda Eletrônica (Polo Tenda)

Trio Capibaribe (Forró do Bardhigão)

Skema 5 (Forró do Bardhigão)

Serginho (Forró do Bardhigão)







A lenda do santo Fujão – Santo Amaro






Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.

Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao Santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.

O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na ermida do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Queimadas.

O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido para a nova ermida mais uma vez, e esta passou a ser vigiada por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.

Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.



Quem foi Santo Amaro?

Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais de destacou.

Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.

Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidade do Brasil.

PM é negado em corporação por suspeita de ser homossexual

Policial com oito anos de conduta exemplar e altamente elogiada por seus superiores tem a matrícula negada no concurso para a Escola de Formação de Oficiais da PM de São Paulo. O candidato barrado acredita que foi vítima de homofobia.