quinta-feira, 29 de julho de 2010

Parceria da Câmara de Vereadores possibilita pavimentação de mais uma


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), juntamente com a Prefeitura Municipal, possibilitou a pavimentação da Rua Carmencita Juventino da Silva, no bairro São Jorge. Esta é mais uma obra em continuidade às parcerias para pavimentação de ruas e melhorias na infraesturtura do município,
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Aragão, juntamente com o Prefeito, Antônio Figueirôa, visitou os moradores e os informou sobre a parceria o início das obras, que está programado para o dia 29 de julho.

Durante a visita aos moradores, o Prefeito, Antônio Figueirôa mais uma vez agradeceu “aos vereadores pela responsabilidade com quem têm usados os recursos públicos”, lembrando à população das suas obrigações com o pagamento do IPTU.

O Presidente da Câmara, Fernando Aragão, ressaltou a importância da economia de recursos realizada na Casa Dr. José Vieira de Araújo, afirmando que “nós, Vereadores, nos preocupamos com a forma com que a cidade cresce, estamos sempre tentando ajudar a administração pública”, enfatizou Aragão.

Educação em destaque

A Secretária de Educação e Presidente da UNDIME-PE, Socorro Maia estará no próximo dia 28/07, às 9h, no auditório da AMUPE, Recife-PE, a frente de uma ação da UNDIME. A ação tem por objetivo nortear os municípios que ainda não elaboram seu PME ( Plano Municipal de Educação ).

Ainda entre os dias 28 à 29/07, Socorro Maia, no Centro de convenções de Pernambuco, participando de uma mesa discutindo: formação de professores, questões transversais e interdisciplinares na perspectiva dos direitos humanos. Na ocasião será realizado o lançamento do livro políticas e fundamentos da educação em direitos humanos.

UVP realiza curso de Controle Interno baseado na experiência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe


A UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), em parceria com a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ofereceu um “Curso Prático em Controle Interno”, na sede da entidade, no Recife, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho de 2010, ministrado pelo Controlador Interno da Câmara santacruzense, Willamy Feitosa, e teve a participação de cerca de 40 inscritos provenientes da região Metropolitana, do Agreste e Sertão de Pernambuco (Arco Verde, Abreu e Lima, Buíque, Bodocó, Camaragibe, Dormentes, Frei Miguelinho, Ibimirim, João Alfredo, Limoeiro, Mirandiba, Machados, Riacho das Almas, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Una, Salgueiro, São José do Egito, Tacaimbó, Vertente do Lério).
Observando que a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE) consegue trabalhar com a prática de todas as normas do plano de ação do Tribunal de Contas do Estado, a UVP usou o modelo de gestão santacruzense para “proporcionar um curso prático, na qual, fosse aberto para discutir as experiências do dia a dia do responsável pelas contas internas das Câmaras Municipais. Assim, o Curso foi direcionado para os membros responsáveis pela representação, servindo para esclarecer as normas, mediante a lei e melhorar o Controle Interno”, esclarece o Presidente da UVP, Severino Farias.
O Curso abordou temas como: Análise dos Principais Demonstrativos Contábeis, Instruções normativas, resoluções do TCE, Nomeação, Exoneração, Questões relativas à Previdência e produção de relatórios de controle.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Fernando Aragão, afirma que “para se ter uma boa gestão é necessários que todos os colaboradores entendam a importância do seu trabalho, sejam capazes de discernir o certo do errado e de seguir normas e colocar em prática resoluções. É necessária a constante atualização dos dados. Desta forma, buscamos sempre fazer o correto na Câmara de Santa Cruz, porque o povo precisa saber que está sendo bem amparado e respaldado na Casa de Leis”, enfatizou Aragão.

Autismo em foco


O autismo é, certamente, uma das síndromes mais desconcertantes e desafiadoras da atualidade e vem crescendo muito o número de pessoas inclusas na rede escolar de ensino do nosso município, com características desta síndrome. Características como: dificuldade com a interação social, com a linguagem, com o plano emocional e com áreas de habilidades sensoriais.

Pensando nisso, alguns educadores do nosso município em especial da Escola Municipal Especial Virgilina Pereira, com o apoio da Secretaria de educação de Santa Cruz do Capibaribe-PE, vem buscando conhecimentos sobre este assunto, tendo participado do Workshop Autismo dentro da perspectiva DIR/FLOORTIME, que aconteceu em Recife no mês de fevereiro deste ano e do seminário Autismo e estratégias de Inclusão, que aconteceu neste mês de semana em Garanhuns, ambos ministrados por Patrícia Piacentini, terapeuta especialista em desenvolvimento infantil, com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Antioch de Santa Bárbara.

A partir deste encontro os educadores Mônica Farias, Rildjane, Graça Oliveira, Idna Carla, junto com o gestor da Escola Especial Marcilio Mecias, promoveram um encontro neste ultimo final de semana com familiares de especiais, onde foram trocadas experiências e socializadas algumas estratégias que foram vivenciadas no último evento.

Adolescente primo de Bruno desmente primeira versão dada a polícia

Na acareação entre o menor de idade e Sérgio Rosa Salles o ponto em comum é que eles isentam o jogador de qualquer envolvimento no suposto homicídio. O adolescente negou grande parte do primeiro depoimento.

Garota é presa por colocar desinfetante no suco da mãe


A norte-americana Brittany Merril, de 17 anos, foi presa na última segunda-feira em Portsmouth, no estado de New Hampshire (EUA), acusada de colocar desinfetante no suco de sua mãe, segundo o departamento de polícia.

A jovem colocou o produto no suco depois de uma discussão entre elas. A filha acabou presa depois que a mãe ligou para o serviço de emergência da polícia.

A vítima relatou para a polícia uma sensação de queimação na garganta após beber o suco "batizado". No entanto ela não quis ser levada para o hospital.

Brittany terá que comparecer em uma audiência no tribunal na próxima segunda-feira.


Do G1, em São Paulo

Jovem rouba e apalpa idosa na PB

Uma idosa de 91 anos era agredida e apalpada por um adolescente de 17 anos em Campina Grande (PB). As imagens das agressões, gravadas por uma câmera escondida instalada pelo pai do jovem, foram mostradas pela Rede Record nesta quinta-feira (28).

O garoto ainda é visto no vídeo roubando dinheiro da bolsa da idosa. O Ministério Público pediu abertura de inquérito para investigar o caso.

Assista ao vídeo:

Parte dos malotes roubados em avião em Caruaru é encontrada no Recife


A Polícia Federal (PF) localizou, na manhã desta quarta-feira (28), parte dos malotes roubados de um avião no aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, Agreste do Estado. Alguns cheques foram encontrados espalhados pelo mangue sob a ponte Motocolombó, que liga o bairro de Afogados a Imbiribeira.

Não há informações sobre a quantidade exata de cheques, nem se algum suspeito foi preso. O material será analisado pelo IC e os resultados serão encaminhados para a Polícia Federal de Caruaru, responsável pelo caso.

A PF também fez a perícia na caminhonete, que foi usada pelos bandidos para assaltar o avião e novas testemunhas também devem ser ouvidas. O piloto e um tripulante da aeronave já prestaram depoimento.“Foi agendado o depoimento dos vigilantes que fizeram o transporte dos malotes e entregaram no dia do ocorrido”, falou o delegado da Polícia Federal, Humberto Freire.

O CASO
De acordo com a polícia, oito homens, usando uma caminhonete, invadiram o aeroporto e atiraram várias vezes na asa do avião, no momento em que ia decolar, na noite desta segunda-feira (26). A aeronave foi obrigada a parar e abrir as portas para os criminosos.

O grupo conseguiu roubar malotes com dinheiro, cheques e documentos, que seriam transportados de Caruaru para o Recife. Após o roubo, os criminosos abandonaram a caminhonete e fugiram em motocicletas. Ninguém ficou ferido. O valor roubado não foi informado.

O piloto e o tripulante que estavam no avião no momento do crime foram ouvidos pela PF, nesta terça (27). Outros funcionários e pessoas que estavam a serviço da empresa de segurança que alugou o avião também serão chamados para prestar depoimento.

Sobre a responsabilidade da segurança do Aeroporto Oscar Laranjeira, a reportagem procurou a Secretaria de Transportes de Pernambuco. Ela disse que em convênio firmado em novembro do ano passado, coube à Prefeitura de Caruaru, entre outros itens, a vigilância do Aeroporto.

Mas a Prefeirura de Caruaru nega essa responsabilidade e diz que essa função é de responsabilidade da Polícia Militar. A assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o policiamento dentro do Aeroporto de Caruaru cabe à Prefeitura.

A assessoria da SDS disse, ainda, que a Infraero também já se pronunciou informando que a Prefeitura de Caruaru é responsável pela segurança interna do aeroporto.

Da Redação do pe360graus.com

terça-feira, 27 de julho de 2010

O NIVER DE HOJE


Competente,amigo e um exemplo de luta assim é Ediglerison César o César da Ziper que faz idade nova Hoje desejamos todas felicidades para você parabéns CÉSAR

Mais um mutirão contra a dengue e a muriçoca será realizado em Santa cruz do Capibaribe


A ação será desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias, nesta quarta-feira, 28, nos Bairros Nova morada e Loteamento São José, das 7h30 às 12h e irá contar com diversas atividades de campo, tais como:

· Visitas domiciliares para orientação aos moradores e tratamento com larvicidas nos reservatórios;

· Recolhimento de entulhos (que possam vir a ser possíveis criadouros);

· Colocação de peixes em depósitos de água e cisternas inacabadas;

· Pulverização através do fumacê;

· Limpeza do Riacho do curral e panfletagem.

O trabalho, que será realizado a cada 15 dias em comunidades diferentes, conta com a colaboração de 60 homens, sob a coordenação de Roberval Araújo – Responsável pelo Departamento de Controle de endemias – Fone: 3731.2424

TRE-MA decide que Ficha Limpa não vale para condenação anterior à lei


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta segunda-feira (26), manter a candidatura do deputado federal Sarney Filho (PV-MA), impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) do estado com base na Lei da Ficha Limpa. O MPE pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado foi condenado e multado pelo TRE-MA por propaganda eleitoral supostamente irregular nas eleições de 2006. Na época, dois internautas acessaram o site do candidato por meio de um link que ficava na página institucional de uma prefeitura do interior do Maranhão.

Ao contrário do que definiu o TSE, cinco dos seis juízes que compõem o colegiado entenderam que a lei não vale para condenações anteriores à sua publicação. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados por decisão colegiada (mais de um juiz) por crimes considerados graves (como homicídio, racismo e desvio de verbas públicas) e que renunciam ao cargo para evitar punições.

Com base na Constituição Federal, os juízes do TRE-MA entenderam que a lei trata a inelegibilidade como uma pena e, portanto, não poderia retroagir para prejudicar uma pessoa.

Sarney Filho disse ao G1 que seu caso não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Afirmou não ter receio de que o entendimento contrário do TSE possa prejudicá-lo, caso o Ministério Público Eleitoral do Maranhão recorra.

“Eu não me assusto. Eu não me enquadro na Lei da Ficha Limpa. O entendimento do TSE não pode me prejudicar porque não julgaram o mais importante, que é o mérito do meu caso”, disse o candidato.

Jurisprudência
Em junho, o TSE definiu que a lei vale para condenações registradas mesmo antes da vigência da norma. Mas houve divergências durante o julgamento da questão.

O ministro Marco Aurélio Mello, único a votar contra a aplicação da norma nestas eleições, defendeu que a proibição de se candidatar é uma pena e, por isso, não poderia ser aplicada por uma lei não existente na época da condenação. Para ele, uma lei nova não pode tratar de episódios ocorridos no passado.

Ao tomar conhecimento da decisão da Justiça Eleitoral do Maranhão, o corregedor eleitoral do TSE, ministro Aldir Passarinho, disse ao G1 que se trata de uma das ressalvas apresentadas durante o julgamento do TSE.

“Não julgamos caso concreto. Houve várias ressalvas. É próprio de cada colegiado interpretar a lei de sua forma. Esse tipo de divergência é comum. No julgamento dos casos concretos vão existir várias celeumas”, afirmou o ministro.

Débora Santos
Do G1, em Brasília

Cabrini é sequestrado por guerrilha colombiana


O jornalista Roberto Cabrini foi sequestrado pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por dois dias. A informação foi divulgada no Twitter do apresentador do Conexão Repórter (SBT).

Recentemente ficamos dois dias sequestrados pelas Farc, na selva colombiana...Eu, produtor Tiago e nosso cinegrafista Daniel...

O incidente aconteceu há duas semanas durante uma reportagem para o jornalístico.

De acordo com Cabrini, todos foram liberados e estão bem.

- Não revelamos antes para não atrapalhar no desenvolvimento da reportagem. Acabou sendo uma ótima forma de entender melhor muitos aspectos das Farc...

Segundo informações do microblog de Cabrini, tudo que aconteceu na Colômbia será contado em seu programa na TV.

Procurado pelo R7, o SBT confirmou que a reportagem deve ir ao ar em duas semanas. Nesta quinta-feira, o Conexão Repórter trará reportagem sobre rachas criminosos.

Do R7

Bandido trapalhão apanha da população após tentar assaltar lanchonete em Vila Velha (ES)

José Roberto da Silva tentou por duas vezes fazer um arrastão em uma lanchonete, mas os clientes reagiram e espancaram o assaltante. Ele ainda tentou fugir, mas a moto falhou e não ligou. O bandido confessou os crimes na delegacia e disse que não se arrepende do que fez.

Morte de jovem em Fortaleza 'foi abordagem infeliz', diz coronel da PM


A Secretaria de Segurança Pública do Ceará reconheceu falhas na abordagem policial feita no domingo (25), que resultou na morte do adolescente Bruce Cristian, 14 anos, em Fortaleza. O policial suspeito de atirar no garoto foi afastado das ruas e um processo administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.

O menino foi baleado na cabeça quando estava na garupa da motocicleta do pai, o técnico de manutenção Francisco das Chagas de Oliveira. Os dois estavam a caminho de casa. "A pessoa que aponta a arma pelas costas para um ser humano, para uma criança, e atira, é um bandido. Que polícia preparada é essa? Que treinamento é esse?", disse o pai, durante o velório do filho. Cristian foi sepultado na tarde desta segunda-feira (26), em Pacatuba (CE).

"Abrimos um procedimento administrativo para apurar o que levou o policial a agir como agiu. Falar que é lamentável é pouco diante da vida de uma criança. Ninguém está feliz com o que aconteceu. Foi uma abordagem infeliz", disse o coronel Joel Brasil, secretário executivo de Segurança Pública do Ceará.

Segundo a Polícia Militar, o soldado sinalizou para a moto parar. O pai do adolescente disse que não ouviu o chamado. O policial suspeito de atirar tem 25 anos, foi afastado das funções e pode responder por homicídio.

Em depoimento à polícia, o soldado teria dito que o tiro foi acidental e que só depois percebeu que havia atingido alguém. "A doutrina do sistema policial não indica o uso da arma para tirar uma vida. A arma só deve ser usada em último caso", disse Brasil.

Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

sábado, 24 de julho de 2010

Casal de amantes cai da janela enquanto fazia sexo na Alemanha


Um casal de amantes caiu da janela do apartamento enquanto mantinha relações sexuais na cidade de Lübeck, na Alemanha. O homem e a mulher que não tiveram os nomes divulgados caíram de uma altura de cinco metros, segundo reportagem do jornal alemão "Bild".

A mulher, que é casada, negou que estivesse mantendo relações sexuais, apesar de vizinhos relatarem para a polícia que viram o casal fazendo sexo. "Não estávamos fazendo sexo. Nós só estávamos brincando", afirmou a mulher para o jornal.

Com alguns ferimentos, os dois amantes foram levados para o mesmo hospital. Curiosamente, o marido da mulher também estava internado no hospital, recuperando-se de uma queda ocorrida alguns dias antes.

Do G1, em São Paulo

Datafolha mostra empate técnico entre Serra e Dilma


Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%.

Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos – na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.

O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010.

A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Resposta espontânea
Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina Silva.

Segundo turno
A simulação de segundo turno efetuada pelo Datafolha aponta Dilma com 46% e Serra com 45%. Os indecisos são 5%, e outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto.

De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, 41% dos eleitores de Marina Silva optariam por Serra, e 39%, por Dilma. Dentre os eleitores de Marina, 15% votariam em branco ou anulariam o voto em um segundo turno entre Serra e Dilma.

Rejeição
A pesquisa mostra que não votariam em José Serra em hipótese alguma 26% dos entrevistados (eram 24% no levantamento anterior). A taxa de rejeição de Dilma Rousseff é de 19% (era 20%) e a de Marina Silva, de 13% (era 14%).

Do G1, em São Paulo e Brasília

Noivo acusado de abandonar e roubar noiva presta depoimento em Ribeirão Preto (SP)

O homem foi acusado pela noiva de fugir na véspera do casamento e de ter roubado R$ 19 mil, uma moto e um carro dela. Ele disse que a separação ocorreu devido a uma crise de ciúme entre o casal. O noivo alegou ainda que teria comprado o veículo da mulher e que a metade do dinheiro e da moto também pertenciam a ele.

Falta de treinamento e de pessoal causam lentidão da Justiça


Três meses depois de uma pesquisa nos fóruns do Recife, foi divulgado, nesta sexta (23), o relatório do Conselho Nacional de Justiça que aponta os motivos do acúmulo de processos na Justiça pernambucana. O levantamento apontou que há falta de treinamento e de pessoal para dar mais rapidez aos processos.

Segundo a pesquisa, Pernambuco é o Estado brasileiro com o maior número de processos acumulados. O relatório final aponta a necessidade de novas contratações. Para atender a todas as necessidades, o número de servidores deveria ser 38% maior.

Foi feita no Recife uma correição, um estudo para descobrir o que torna a Justiça pernambucana tão lenta e resolver o problema. O trabalho começou dia 14 de abril e todos os processos passaram por um inventário. A comunidade também pôde fazer reclamações sobre o funcionamento do fórum. Foram analisados diferentes aspectos, como a frequência de juízes e servidores e a produtividade de cada um.

Durante quase três meses, todas as varas cíveis e criminais do Recife passaram por uma rigorosa vistoria. O resultado são 98 volumes que mostram as principais dificuldades que juízes e servidores enfrentam para garantir o bom andamento da Justiça.

“O principal problema foi a falta de estrutura e do conhecimento dos servidores e do próprio magistério em termos de gestão da Vara. Isso foi geral. São várias as sugestões: contratação e treinamento de servidores, aumento do número de varas”, declarou o juiz coordenador da correição, Agenor Ferreira Lima Filho (foto 4). Para ele, o treinamento de servidores é um ponto principal, pois a rotatividade é grande e muitos dos que chegam não estão preparados para a função.

O desembargador Bartolomeu Bueno, corregedor-geral de Justiça do Estado (foto 5), recebeu o relatório e disse que a prioridade agora é resolver os problemas apontados: “eu vou analisar as sugestões, tomar algumas providências. Vou baixar provimentos determinando o que cada juiz, servidor e chefes de secretarias devem fazer. [Irei] fazer encaminhamentos também por competência ao presidente do tribunal solicitando o que é necessário em termos de pessoal, material, melhoria de condições de trabalho. E, se depender de algum instrumento legislativo, fazer propostas ao pleno do Tribunal de Justiça para mandar projeto de lei para a Assembleia Legislativa no sentido de dotar mecanismos legais para que a Justiça de Pernambuco possa ser mais rápida, eficaz e de qualidade”.

Da Redação do pe360graus.com

Lula manda críticos da transposição e da Transnordestina visitarem obras


CAETÉS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou os que criticam a lentidão das obras da transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina. Para o petista, os adversários do governador Eduardo Campos (PSB) "deveriam compreender que já governaram e deveriam comparar as coisas para saber o que está acontecendo no Brasil".

"Eu tenho pena das pessoas que têm os olhos bons e não querem enxergar. Tanta gente que não tem visão e gostaria de enxergar". Lula atribuiu a demora das obras ao comprimento da ferrovia, ao valor elevado, à necessidade de fazer desapropriações e aos problemas ambientais provocados pela intervenção. "Quando eu comecei a fazer esta ferrovia era para inaugurar antes de eu deixar a Presidência. Só eu participei de 30 reuniões com a empresa que vai fazer, com o BNDES, com o ministro da Fazenda, com o ministro de Planejamento, com o ministro da Integração... E agora que está tudo pronto, ela vai estar com nove mil homens trabalhando simultaneamente. Uma parte parte dela será entregue em 2011, outra parte em 2012", garantiu.

Para o presidente as críticas à Transnordestina e à transposição do São Francisco acontecem porque os adversários não saem do Recife. "Seria tão bom que esses adversários, ao invés de ficarem no Recife falando mal do Eduardo, pegassem o carro e fossem visitar a obra do Canal do São Francisco, para eles morrerem de inveja porque não tiveram coragem de fazer".

Lula comparou as duas obras à Torre Eiffel, que também recebeu críticas quando estava sendo construída na França. "Você sabe quantos processos o governo francês recebeu quando fez a Torre Eiffel? Milhares de processos. Hoje, talvez seja uma das coisas mais admiradas no mundo inteiro. Quando este canal estiver trazendo água para 12 milhões de pessoas, até Dom Pedro, que em 1847 tentou fazer e não deixaram, vai sorrir lá de cima e dizer "obrigado, baixinho. Você fez o que eu não pude fazer", afirmou confundindo-se. A obra que Dom Pedro tentou começar foi a da Transnordestina e não a da transposiição.

Daniel Guedes
Do Blog de Jamildo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

DIOGO RECEBE APOIO DE ASFORA


Depois de desistir de sua candidatura a deputado o ex prefeito do brejo da madre de Deus Roberto Asfora decidiu apoiar Diogo Moraes para deputado estadual e Sérgio Guerra para federal fortalecendo assim o seu grupo para o pleito de 2012 com isso o Brejo passa a ter dois candidatos a estadual de Santa Cruz do Capibaribe sendo bem votados naquele município.

Polícia tenta esclarecer as causas da morte do filho de Cissa Guimarães

O corpo de Rafael Mascarenhas foi velado hoje. A atriz Cissa Guimarães chegou no local do velório muito abalada e chorando. O pai, Raul Mascarenhas, deve chegar amanhã da Europa, para acompanhar a cerimônia de cremação. Rafael morreu atropelado na zona sul do Rio quando andava de skate com os amigos em um túnel interditado. O carro que atropelou o jovem foi parado por uma patrulha e liberado em seguida. A polícia decidiu afastar os PMs que liberaram o motorista. O carro passou por uma perícia que pode apontar se o motorista estava em alta velocidade.

Felipão descarta Seleção e elogia Mano: 'Um nome muito bom'


Luiz Felipe Scolari mostrou-se incomodado com as especulações sobre seu possível retorno à Seleção Brasileira. O treinador, que está há seis dias no Palestra Itália, afirmou, nesta quarta-feira, que não foi convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para substituir Dunga, apesar de dizer-se saudoso dos tempos em que comandou a equipe campeã mundial, em 2002.

- Tenho saudades de 2002, dos meus jogadores. Gostaria de reencontrá-los e dar um abraço em cada um deles, de reviver aqueles momentos. Só que já passou. Não fui convidado nenhuma vez. Nunca me ligaram. Parem com isso! Tenho saudades daquele grupo, mas estou com o Palmeiras.O Flamengo e outros times da Europa me convidaram, mas não aceitei. Não se passem por anjinhos quando são diabinhos – disse o treinador, que nesta quinta-feira faz sua segunda partida à frente do Palmeiras, contra o Botafogo, no Pacaembu.

A irritação do treinador ocorreu por conta de notícias que falavam da sua indiferença ao assunto no dia da sua apresentação no Palmeiras, na semana passada, que não teriam agradado a Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Em três entrevistas coletivas que participou desde que chegou ao Alviverde, Felipão sempre precisou responder sobre a possibilidade de reassumir a Seleção Brasileira. Em todas as oportunidades deixou claro que havia assumido um compromisso com o time paulista e que pretendia cumpri-lo, além de negar qualquer contato com membros da entidade máxima do futebol brasileiro.

Felipão também comentou sobre as especulações envolvendo o nome de Mano Menezes, técnico do Corinthians. O nome do treinador alvinegro ganhou mais força nos últimos dias – Muricy Ramalho, do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo, do Atlético-MG, Ricardo Gomes, do São Paulo, e Leonardo, ex-Milan, aparecem como possíveis opções também. O anúncio oficial da CBF, porém, só ocorrerá entre o fim desta semana e o início da próxima.

- Mano é um nome muito bom, ótimo cara. Um espetáculo, assim como gosto do Muricy e do Vanderlei. Não tem nenhum que eu não goste. Só que não sou eu a escolher. É bom que termine a situação porque há sempre troca de favores, é alguém dizendo que fui mal-educado. Só para dizer que eu nunca disse que quero ser treinador da Seleção. É um absurdo e besteira. Só um maluco beleza ou alguém com interesses escusos faria isso, porque sei como funciona, para passar uma informação para depois vazar e ser cobrado.

Cansado de ver seu nome envolvido em conversa de bastidores, Felipão arrisca-se dizer que o nome do novo treinador pode ter sido escolhido até mesmo antes da viagem da delegação nacional para o Mundial da África do Sul.

- Pelo que eu conheço, devem ter definido. Acho que já estava, quem sabe, antes da seleção sair daqui. Pelo que tenho conhecimento e pelo que conversei, acho que já na viagem estava tudo organizado.

Por Julyana Travaglia
São Paulo G1

Polícia divulga vídeo com depoimento de Mizael Bispo, ex de Mércia Nakashima

O depoimento de Mizael Bispo durou uma hora e meia. A polícia apresentou novas provas contra o principal suspeito na morte da advogada Mércia Nakashima. Mizael se irritou durante o interrogatório.

Polícia encontra carga contrabandeada


Policiais Federais de Naviraí apreenderam na madrugada desta quarta-feira (21) quatro caminhões frigoríficos carregados com cigarro contrabandeado do Paraguai. A apreensão ocorreu na região de Itaquiraí. O total da apreensão está avaliada em R$ 4 milhões.

A estimativa dos policiais é de que existam 4 mil caixas nos caminhões, o que corresponde a dois milhões de maços. A carga apreendida iria para o mercado de São Paulo, onde cada maço vale R$ 2 no varejo.

Dos quatro caminhões, três tinham placas da cidade de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul, de onde são os motoristas. Todos eles foram presos e encaminhados junto com os caminhões para a Delegacia de Polícia Federal de Naviraí.

Do R7, com portal MS Record

Leão e três jogadores do Goiás vão responder a processo criminal na BA


O técnico Emerson Leão e mais três jogadores do Goiás, Marcão, Rafael Moura e Romerito, serão julgados por crime de agressão corporal leve contra o radialista Roque Santos. Os quatro prestaram depoimento na 10ª DP (delegacia de Pau da Lima, em Salvador) até o início da madrugada desta quinta-feira e foram num carro do Batalhão de Choque em direção ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação, pois estavam sem seus documentos.

Segundo o site do jornal baiano "A Tarde", o técnico e os atletas da equipe goiana, que alegaram também terem sido agredidos, foram muito xingados por torcedores do Vitória que foram até o local. O radialista também seguiu para o IML para fazer exame de corpo de delito.

- Que a justiça seja feita - disse Roque Santos, com o lábio inferior ferido.

O atacante Rafael Moura, que desferiu um soco em Roque Santos, pediu desculpas ao repórter na delegacia, mas o radialista recusou. Um outro repórter de rádio, Nilson Filho, que disse ter sido também empurrado por Leão, depôs como testemunha de seu colega de profissão.

De acordo com o jornal, o delegado Pedro Andrade explicou que não houve prisão, mesmo com o flagrante, porque a agressão corporal foi considerada leve. Segundo Andrade, a punição para este tipo de crime é de até dois anos, mas poderá ser cumprida com pena alternativa. O delegado acrescentou que Roque Santos ainda pode recorrer à Justiça Civil para reclamar indenização por danos morais.

Por GLOBOESPORTE.COM
Salvador

Eduardo diz que age e não finge


O governador Eduardo Campos (PSB) tem em mãos pesquisas mostrando que os candidatos que “batem” nos adversários não ganham eleições. Por isso, o socialista tem evitado o embate direto com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Mas o recado ele não deixa de dar. Foi assim, ontem, durante a inauguração do comitê da deputada federal Ana Arraes (PSB), no Recife, quando Eduardo, em discurso enérgico, comparou sua forma de agir diante dos problemas à do peemedebista. Segundo o governador, a oposição se equivocou quando pensou que ele faria um “Governo de revanche”. “Apenas corrigimos a forma de agir, principalmente encarando o problema, sem fingir”, cutucou, citando realizações nas áreas de saúde, educação e segurança. Traduzindo: Campos disse que foi mais pro-ativo que Jarbas.


“A população sabe que nós cumprimos o que prometemos”, disparou Eduardo Campos, elencando a redução na conta de luz, construção dos três hospitais e melhorias na educação. Em seguida, o socialista enviou novo recado ao adversário. “Eu nasci no debate, não fugirei”, garantiu Eduardo que, entretanto, faltou a um debate no Fórum Empresarial da Propaganda em Pernambuco. O discurso também foi uma resposta a Jarbas, que, no mesmo fórum, acusou o governador de não ter foco, ao compará-lo a um “beija-flor”, além de ter afirmado que a Refinaria Abreu e Lima não saiu do papel e que a BR-104, entre Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, está semi-paralisada.



As alfinetadas do governador continuaram. “Somos daqueles que acreditamos que não dá mais para estar na vida pública sem discutir as coisas com profundidade, sem discutir as coisas com muita serenidade. Nenhum cidadão brasileiro quer votar em alguém que vai desmanchar as coisas que o outro fez só porque quem fez foi o adversário. Isso é política do tempo do ronca, isso é política do atraso”, disparou Eduardo. Ao pedir empenho aos correligionários, ele assegurou que sua militância pode andar nas ruas de “cabeça erguida”. “E olhar nos olhos de todo mundo sem precisar mudar de conversa, sem precisar sair dos nossos cuidados para bater boca com ninguém. Vamos dialogar de maneira respeitosa”, ressaltou.



LULA



Eduardo também conclamou a militância a participar do ato político que a Frente Popular realizará em Garanhuns, amanhã, com a presença do presidente Lula e da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). “Para todo mundo ir para o seu local de trabalho, município, distrito, começar a conversar. Para que a gente possa fazer encontros relâmpagos, reuniões de manhã, à tarde e à noite”, salientou, confirmando que Dilma não terá nenhum ato no Recife.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Eduardo diz que age e não finge

O governador Eduardo Campos (PSB) tem em mãos pesquisas mostrando que os candidatos que “batem” nos adversários não ganham eleições. Por isso, o socialista tem evitado o embate direto com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Mas o recado ele não deixa de dar. Foi assim, ontem, durante a inauguração do comitê da deputada federal Ana Arraes (PSB), no Recife, quando Eduardo, em discurso enérgico, comparou sua forma de agir diante dos problemas à do peemedebista. Segundo o governador, a oposição se equivocou quando pensou que ele faria um “Governo de revanche”. “Apenas corrigimos a forma de agir, principalmente encarando o problema, sem fingir”, cutucou, citando realizações nas áreas de saúde, educação e segurança. Traduzindo: Campos disse que foi mais pro-ativo que Jarbas.


“A população sabe que nós cumprimos o que prometemos”, disparou Eduardo Campos, elencando a redução na conta de luz, construção dos três hospitais e melhorias na educação. Em seguida, o socialista enviou novo recado ao adversário. “Eu nasci no debate, não fugirei”, garantiu Eduardo que, entretanto, faltou a um debate no Fórum Empresarial da Propaganda em Pernambuco. O discurso também foi uma resposta a Jarbas, que, no mesmo fórum, acusou o governador de não ter foco, ao compará-lo a um “beija-flor”, além de ter afirmado que a Refinaria Abreu e Lima não saiu do papel e que a BR-104, entre Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, está semi-paralisada.



As alfinetadas do governador continuaram. “Somos daqueles que acreditamos que não dá mais para estar na vida pública sem discutir as coisas com profundidade, sem discutir as coisas com muita serenidade. Nenhum cidadão brasileiro quer votar em alguém que vai desmanchar as coisas que o outro fez só porque quem fez foi o adversário. Isso é política do tempo do ronca, isso é política do atraso”, disparou Eduardo. Ao pedir empenho aos correligionários, ele assegurou que sua militância pode andar nas ruas de “cabeça erguida”. “E olhar nos olhos de todo mundo sem precisar mudar de conversa, sem precisar sair dos nossos cuidados para bater boca com ninguém. Vamos dialogar de maneira respeitosa”, ressaltou.



LULA



Eduardo também conclamou a militância a participar do ato político que a Frente Popular realizará em Garanhuns, amanhã, com a presença do presidente Lula e da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). “Para todo mundo ir para o seu local de trabalho, município, distrito, começar a conversar. Para que a gente possa fazer encontros relâmpagos, reuniões de manhã, à tarde e à noite”, salientou, confirmando que Dilma não terá nenhum ato no Recife.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

TRE absolve Armando e Luciana. Inocêncio pagará multa

Do JC Online
Assim como aconteceu em julgamentos anteriores, O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) absolveu, nesta quarta-feira (21), vários candidatos acusados pelo Ministério Público Eleitoral de fazerem propaganda eleitoral antecipada. Entre eles, estão o candidato ao senado Armando Monteiro Neto e a candidata a deputada federal Luciana Santos. A propaganda política só começou a ser permitida no dia 6 de julho.

Os únicos que pagarão multa serão três candidatos do PR, já que foram condenados em primeira instância e seus advogados não recorreram no prazo legal previsto pela lei das eleições, que é de 24 horas. São eles o deputado federal Inocêncio Oliveira, o deputados estadual Manoel Ferreira e o secretário de saneamento do Recife, José Marcos de Lima. A multa de Inocêncio foi fixada em R$ 20 mil para ele e mais R$ 20 mil para o partido. Os outros dois candidatos do PR pagarão R$ 10 mil cada, e o partido arcará com mais R$ 10 mil por cada um dos dois.

O primeiro a ser julgado na sessão desta quarta foi o candidato ao senado Armando Monteiro Neto, que havia sido condenado em primeira instância pelo desembargador Raimundo Nonato a pagar multa no valor de R$ 25 mil. O Ministério Público o acusava de propaganda eleitoral antecipada realizada em quatro inserções televisivas destinadas à propaganda partidária, nos dias 10, 12, 14 e 17 de maio. Para o MPE, o espaço deveria ser reservado para divulgar ideias do partido, e não para promover seus filiados [assista a um dos vídeos mencionados no processo].

Armando Monteiro e o PSB recorreram da decisão da primeira instância, e o TRE entendeu, por maioria de votos, que não houve propaganda antecipada, já que o político não pediu votos e nem mencionou sua candidatura. Para a maioria dos desembargadores, o que houve foi promoção pessoal e prestação de contas das ações do político. Eles também avaliaram que é possível que o espaço partidário traga menções a atos de seus membros.

Após a decisão do Tribunal, o procurador Sady Torres afirmou, com um toque de ironia, que "Propaganda eleitoral é algo que não existe neste país".

A mesma decisão foi tomada em processos envolvendo os candidatos Anderson Ferreira, Henrique Queiroz e Sebastião Oliveira, todos do PR. Eles também haviam sido condenados em primeira instância, mas o TRE reformou as sentenças, absolvendo os três.

A candidata Luciana Santos, do PCdoB, já havia sido inocentada em primeira instância, e após recurso do MPE, o TRE manteve a decisão por unanimidade. Ela também havia aparecido em espaço destinado a propaganda partidária no mês de junho. A propaganda mencionava feitos políticos da candidata [assista ao vídeo].

Os advogados dos três candidatos do PR condenados a pagar multa deverão recorrer ao Tribunal Supeior Eleitoral (TSE), pois alegam que a inserção deve ser julgada dentro da lei dos partidos, e não da lei das eleições. A lei dos partidos tem um prazo mais amplo para recursos, e se o TSE enquadrar o processo nessa lei, o prazo da defesa não terá sido desrespeitado.

Festa de peso para Marco Maciel


“Prioridade absoluta” do Democratas, a candidatura à reeleição do senador Marco Maciel (DEM) foi alvo de todas as atenções, na noite de ontem, quando o parlamentar comemorou seus 70 anos. A festa de aniversário, organizada por amigos, na casa de recepção Blue Angel, na Benfica, às 18h, deveria ser um misto de “açúcar e afeto”, como definiu o amigo e suplente de Maciel, Gustavo Krause (DEM), mas, às vésperas do pleito de outubro, o ingrediente eleitoral ganhou corpo. Com toda a chapa majoritária oposicionista presente, o evento congregou políticos de todas as legendas aliancistas (DEM, PMDB, PSDB, PPS e PMN). Candidato ao Governo do Estado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) falou, na oportunidade, da intenção de “dar todo empenho e toda luta” pela recondução de Maciel ao Senado, assim como também pretende fazer pelo segundo candidato à Casa Alta, Raul Jungmann (PPS), presente no ato.


Candidata a vice e correligionária do aniversariante, Miriam Lacerda também prestigiou a comemoração.



No telão, depoimentos de amigos como o ex-senador Joel de Hollanda e o médico Ennio Cantarelli davam conta da importância de Maciel como figura humana e política. Ao mesmo tempo, convidados podiam fazer um registro elogioso ao homenageado da noite frente à câmera que captava imagens a serem usadas, eventualmente, na propaganda televisiva.



Diante do inevitável clima de campanha, precauções foram tomadas para afastar conotação política. Pouco antes que os convidados começassem a chegar, Maciel procurou o advogado de sua campanha, Ramiro Becker, para checar se estava tudo dentro da lei. “Chegamos a cortar dois depoimentos que seriam exibidos, porque neles duas mulheres diziam que queriam a renovação do mandato dele e isso poderia ensejar tom eleitoral”, revelou Becker. Também foi evitada a veiculação das inserções televisivas.



Sem Discurso



Avesso a flashes, o democrata desistiu de discursar, enquanto era cumprimentado por uma fila de pessoas, entre personalidades dos meios político, jurídico e empresarial. O texto que seria lido estava pronto e chegou a ser distribuído. A Gustavo Krause, no meio da festa, Maciel ponderou ser desnecessário ir ao microfone. Duas faixas no local não remetiam ao número do candidato. Numa delas, lia-se apenas: 70 anos do marco de Pernambuco.



A data redonda foi definida pelo deputado federal André de Paula (DEM) como um “marco na vida do Marco”. “Não há nenhum parlamentar que tenha o número que ele tem de projetos apresentados e aprovados. Não há um município de Pernambuco que não tenha a marca dele. É muito forte essa ação fecunda. E, do ponto de vista da conduta pessoal, é ícone e referência para oposição e governo”, enalteceu André.



Primeiro colocado nas pesquisas, o aniversariante prefere não comemorar e vê as amostras com cautela. Mesmo diante das provocações adversárias de que não teria feito nada pelo Estado, não ataca. “Ele é avesso ao espetáculo, não gastou com publicidade, é o estilo dele, entra em conflito com o espetáculo da política”, resumiu Krause. No site www.marcodepernambuco.com.br, as obras e projetos do senador listadas servirão de inspiração a sua campanha.


RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Comunicado da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social


A Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social comunica que o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mudou de endereço. O mesmo está funcionando agora na Rua Raimunda Maria Aragão nº 51, bairro Bela Vista, junto ao CCI (Centro de Convivência do Idoso). Ressalto que os atendimentos ao público permanecem normais, nos mesmos dias e horários anteriores e o telefone permanece o mesmo: 3731-3192.



Joselma Bezerra da Silva Andrade (Secretária)



Atenciosamente,

Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social (SEDEPS)
Rua Cabo Otávio Aragão, 412 - Centro - Santa Cruz do Capibaribe
Contato: Magali Oliveira de Lima
(81) 3731-2982
assessoriasedep@bol.com.br

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Coordenadoria da Mulher, está convidando as Mulheres Produtoras Do município para um Encontro a ser realizado nesta quinta-feira, 22, na Câmara de Vereadores.

O evento servirá, entre outras coisas, para definir o lançamento da Feira de Artesanato das Mulheres Produtoras. A sua presença é muito importante para a realização do encontro. Compareça!

Verônica Valadares - Coordenadora da Mulher

Policial pede demissão após largar plantão para ver atriz pornô anã


O policial norte-americano Richard Bennett, de 28 anos, pediu demissão do departamento de polícia de Stoughton, no estado de Massachusetts (EUA), depois que foi a um bordel ver a performance de uma estrela pornô anã durante um plantão.

Segundo o jornal "Patriot Ledger", o agente abandonou suas funções para ver a atriz pornô Bridget Powers, conhecida também como "Bridget the Midget", que tem apenas 1,14 metro de altura.

O policial decidiu pedir demissão em vez de enfrentar um processo disciplinar, segundo o chefe de polícia Paul Shastany. "Ele foi indisciplinado ao largar suas atribuições e ir até o clube adulto", disse Shastany.

O chefe de polícia destacou que, pelo menos, cinco agentes comunicaram ao departamento a ida de Bennett até o clube. Shastany elogiou os policiais por terem denunciado o caso. "Esse é um exemplo do que funciona bem quando os policiais são responsáveis", disse.

Bridget Powers, de 29 anos de idade, se apresentou no bordel em junho. Ela já apareceu em vários filmes pornográficos e alguns filmes, como "Confissões de uma Mente Perigosa" e "8 Milímetros".

Do G1, em São Paulo

Condenado favorecido pelo regime semiaberto volta a matar e é preso


A polícia de Goiás prendeu um homem que deveria estar cumprindo pena 42 anos de prisão por estupro e homicídio. Após ser transferido para o regime semiaberto, beneficiado pelo regime de progressão de pena, o homem fugiu e voltou a matar.

A polícia suspeita que o número de vítimas do maníaco chegue a nove. Nesta terça-feira (20), os peritos voltaram a um matagal a 6 quilômetros da cidade de Novo Gama, em Goiás, onde foi encontrado o corpo de uma das vítimas do criminoso

Os policiais refizeram o caminho que o criminoso fez há sete meses com uma menina de 14 anos. Segundo a polícia, ele confessou ter estrangulado a adolescente. A hipótese de estupro também é investigada.

A polícia desconfia que o homem esteja envolvido também com o desaparecimento de mais duas mulheres na cidade de Sobradinho, no Distrito Federal. Segundo o delegado que investiga o caso, Fabiano Medeiros de Souza, nos depoimentos o homem demonstrou um perfil “descontrolado, de fúria”.

A série de crimes começou em março de 2000 com o estrangulamento da ex mulher, grávida, e da enteada dele, no Novo Gama. Ele ficou preso por dez meses, quando a Justiça de Goiás concedeu a iberdade provisória ao preso. Depois disso, ele estuprou três mulheres no Distrito Federal. Ele acabou preso e condenado em 2002.

Antes de passar para o regime semiaberto, o homem foi avaliado por psicólogos do sistema penitenciário. O primeiro laudo, elaborado por dois psicólogos em dezembro de 2003, foi desfavorável à concessão do benefício e destacou o “completo desajuste da conduta sexual do preso”, além da condição incompatível ao convívio em sociedade.

O segundo laudo, um ano depois, atesta que não houve melhora no quadro psicológico do homem, mas foi favorável à progressão, coma ressalva de que ele continuasse com acompanhamento psicológico.

Uma terceira avaliação considerou estabilidade emocional, evolução escolar e nenhum distúrbio psicológico.

Em abril de 2008, o juiz substituto Osvaldo Tovani, da Vara de Execuções Criminais do Distrito Federal, concedeu o regime semiaberto e o direito ao trabalho, porque o condenado demonstrava “disciplina e responsabilidade” no cumprimento da pena e teria inclusive recebido elogios da direção do presídio.

Quando já estava no regime semiaberto, um relatório da Vara de Execuções Penais reforçou a necessidade de se manter o acompanhamento psicológico.

“Pode ter existido aí uma falta de comunicação entre o Tribunal de Justiça de Goiás e do Distrito Federal”, disse o delegado. “Até quando isso vai acontecer? A gente prende, pessoas são mortas, e fica por isso mesmo. Não existe comunicação maior entre as instituições."

O Tribunal de Justiça disse que o regime semiaberto foi concedido porque o preso tinha todos os pré-requisitos para o benefício.



Do DFTV

Primeira-dama do DF impede fiscais de derrubarem muro em área irregular


A primeira-dama do Distrito Federal, Karina Rosso, colocou-se em frente de um trator de um órgão de fiscalização para impedir uma derrubada em uma área pública. Os fiscais do governo do Distrito Federal (DF) foram derrubar o muro de uma empresa de UTI móvel, instalada em uma área pública no Lago Sul, região nobre de Brasília.

“Eu estou aqui para apoiar vocês. Então, se passar, vai ter de passar em cima da gente, né? Então vamos ficar aqui”, disse Karina.

Diante da ação da primeira-dama, os fiscais recuaram, sem argumentar com Karina. Ela então, afirmou:

“Eles não vão derrubar nada porque se eles tiverem de derrubar, tem de começar a derrubar a casa dos bacanas, entendeu?

No meio da confusão, o administrador do Lago Sul assinou uma autorização para a empresa funcionar por mais 120 dias, apesar de estar em uma área pública. Apesar de o Tribunal de Justiça ter cassado liminar que permitia a ocupação, segundo a empresa de fiscalização do GDF. O gerente da empresa afirmou que está preparando a mudança.

“A gente já está com o novo contrato de aluguel numa outra localidade. Porém, eu estou com reforma lá”, afirmou Neide Coelho, gerente da empresa.

Na última semana, em uma situação parecida, a garagem da empresa Amaral foi demolida em Sobradinho, uma cidade-satélite de Brasília. Nas últimas semanas, a empresa de fiscalização do GDF fechou, pelo menos, 80 empresas que tinham apenas alvará precário.

Uma hora depois da confusão envolvendo a primeira-dama, o governador Rogério Rosso disse que não vai tolerar invasão de área pública. Segundo ele, a empresa de fiscalização não cumpre ordens da primeira-dama. Segundo Rosso, os fiscais têm autonomia para fazer o que determina a lei.

“Qualquer invasão no DF vai ser coibida, vai ser retirada imediatamente. Nós não vamos permitir. Parece que em momentos eleitorais aflora em alguns irresponsáveis de invasão de área pública. Nós não vamos permitir”, disse o governador.

A recomendação do Ministério Público é imediata. Nenhum novo alvará precário pode ser emitido no Distrito Federal. Todos os que existem, cerca de 11 mil, são ilegais.

“ Todo estabelecimento que estiver funcionando com alvará precário ou provisório deve ter suas atividades paralisadas em um primeiro momento para que o alvará seja revisto, seja regularizado. Em alguns casos, porque a gente sabe que há casos em que nem é possível a regularização”, diz Libânio Alves Rodrigues, promotor e assessor de políticas institucionais do MP do DF.

Do DFTV

Governo vende terras na Amazônia a preço de banana

O governo federal quer vender terras na Amazônia a “preço de banana” na Amazônia para tentar diminuir a violência, regularizar terras invadidas e evitar o desmatamento na região. O programa “Terra Legal” vai atingir 173 municípios do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia.

Em alguns casos, um hectare de terra – o equivalente a um campo de futebol – será vendido por até R$ 2,99. Terras ocupadas por invasores vão ser regularizadas com o programa. Em contrapartida, os compradores têm como obrigação não desmatar.

O pagamento dos lotes só deve começar em 2013 e o financiamento poderá ser feito em até 20 anos, de acordo com o projeto do governo. Até agora, 72 mil famílias já estão cadastradas para participar do programa, mas a intenção é atingir 300 mil beneficiários nos próximos cinco anos.

Para o pesquisador Paulo Roberto, do Imazon, a venda de terras a preços baixos pode despertar o interesse de invasores.

- Tem o risco de atrair novas pessoas para invadir terras, para no futuro serem beneficiadas.

No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Agrário não acredita que isso vai acontecer e diz que o governo vai acompanhar a maneira como os proprietários vão usar a terra.

Advogado diz que suposta amante de Bruno não teve contato com Eliza


A suposta amante do goleiro Bruno de Souza, Fernanda Gomes Castro, deixou o Departamento de Investigações em Belo Horizonte no início da noite desta terça-feira (20), após prestar depoimento. O advogado Ercio Quaresma, que defende o atleta e outras cinco pessoas, acompanhou Fernanda.

Segundo o advogado, Fernanda não teve contato em momento algum com Eliza Samudio, que desapareceu no início de junho.

Eliza Samudio desapareceu no início de junho. A jovem teve um relacionamento com o goleiro Bruno, que jogava no Flamengo, e tentava provar na Justiça que o atleta era pai de seu filho. Bruno e outros sete suspeitos de envolvimento no sumiço e suposta morte da jovem estão presos em Minas Gerais.

De acordo com Quaresma, Fernanda viajou a convite de Bruno do Rio de Janeiro para Minas Gerais. Ela e o goleiro foram em um carro. Em outro, viajaram o menor e Luiz Henrique Romão, amigo de Bruno conhecido como Macarrão. "Ela viu no motel o Macarrão e o menor. Ela não viu a Eliza", disse o advogado.

Segundo o advogado, ela confirmou que o grupo parou em um motel e que ficaram em quartos separados.

No sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), as duas também não tiveram contato, segundo o advogado. "Ela não viu nem teve contato com Eliza. Ela só conhece a Eliza pela televisão. Não sabia se Eliza estava lá", afirmou Quaresma.

Ainda de acordo com Quaresma, Fernanda teria tomado conta do filho de Eliza por um dia e meio, ainda na casa de Bruno no Rio de Janeiro, antes da viagem para Minas Gerais.

Fernanda só teria descoberto todo o problema relacionado a Eliza Samudio por meio da imprensa.

Fernanda vai passar a noite em Belo Horizonte e deve voltar para o Rio de Janeiro na quarta-feira (21).

Motel
A polícia ouviu funcionários do motel, em Contagem (MG), onde Bruno e Fernanda teriam se hospedado. De acordo com a recepcionista, dois carros chegaram ao estabelecimento, cada um com três pessoas. Duas suítes foram alugadas pelo grupo. Segundo a funcionária, o homem que dirigia um dos veículos pediu uma unidade com hidromassagem.

O grupo deixou o motel em 6 de junho, às 13h19. A conta, de R$ 431,90, foi paga com o cartão de débito do jogador.

Quando entrou em um dos quartos para fazer a limpeza, a camareira encontrou uma fralda. Por isso, três pessoas vasculharam a suíte procurando vestígios de sangue e sacudiram lençóis e travesseiros. Nada de suspeito foi encontrado.




Alex Araújo
Da Globominas

Outro prefeito peemedebista com Eduardo


O governador-candidato Eduardo Campos (PSB) terá, amanhã, uma audiência com o prefeito de Serrita (Sertão), Carlos Cecílio (PMDB), no Palácio. Na ocasião, segundo aliados, o gestor, mesmo sendo filiado ao partido do senador Jarbas Vasconcelos, anunciará apoio à reeleição do socialista. Será o quarto prefeito peemedebista - de um total de nove em todo o Estado - a migrar para a Frente Popular de Pernambuco. Já fizeram a travessia Marivaldo Bispo (Itaíba), Doutor Ronaldo (Granito) e Bebeto (Barra de Guabiraba). Outro peemedebista que também estaria de malas prontas para aderir ao Governo seria o ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, que é candidato a deputado estadual.


Também teriam fechado acordo para apoiar Eduardo Campos, segundo governistas, o ex-prefeito de Paudalho, Eufrásio Filho (PMDB), e sua ex-candidata a vice, Teresa Bandeira (DEM). Nos bastidores, comenta-se que a direção do PMDB não dará legenda aos infiéis em 2012. Por outro lado, o presidente estadual do PSB e vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, comemorou os apoios. “Estamos em um momento político de juntar todos que querem contribuir”, disse, ressaltando que, a princípio, as adesões podem gerar ciumeira entre os governistas, mas que, no decorrer da campanha, o sentimento deve desaparecer.



Quanto à campanha, Milton Coelho confirmou apenas uma agenda de Eduardo para hoje. Trata-se da inauguração do comitê da deputada federal e candidata à reeleição Ana Arraes (PSB), mãe do governador, a ser realizada a partir das 18h, no Parnamirim, Recife. Amanhã está prevista uma caminhada de toda a chapa majoritária, na comunidade Ilha de Deus, Imbiribeira, pela manhã. No domingo, o socialista deve comparecer à inauguração do comitê do ex-prefeito João Paulo (PT), no Espinheiro, que tentará mandato federal. A participação de Eduardo no debate com publicitários no Fórum Empresarial da Propaganda em Pernambuco, marcada para ontem, foi adiada para o início de agosto, porque o socialista teve de ir ao Rio de Janeiro para uma reunião com representantes do BNDES.



Especulada para coordenar a campanha da Frente Popular, no Recife, a vereadora Marília Arraes (PSB), prima de Eduardo, acabou não sendo confirmada no posto. Milton Coelho acumulará a função à de coordenador político da coligação. À tarde, contudo, o nome da parlamentar era dado como certo. “Nossa prerrogativa é não deslocar quem estiver exercendo mandato para a campanha”, explicou Coelho, adiantando que um coordenador para o Interior será anunciado nos próximos dias.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Filho mata a própia mãe com tiro na cabeça em Catende


Um adolescente atirou acidentalmente na mãe com a arma do pai, que é policial militar. O acidente foi na noite desta segunda-feira (19), numa casa no bairro Jardim Diamante, em Catende, Mata Sul do Estado.

De acordo com a polícia, o soldado da Polícia Militar José Amaro Leandro havia acabado de chegar do trabalho e colocou arma em cima da cama e o filho pegou para olhar. A mãe mandou que o adolescente deixasse a arma no lugar; foi quando houve o disparo.

Celina Maria Marques Seráfeo Leandro foi atingida e morreu a caminho do hospital. O adolescente está desaparecido. “Nós já fizemos busca. O pai deverá aparecer na Delegacia, junto com o filho, para esclarecer o acontecimento”, disse o delegado José Renivaldo (foto 2).

Ainda de acordo com o delegado, se ficar constatado o descuido do pai com a arma, ele terá que responder por isso. O enterro do corpo de Celina está previsto para 16h, no Cemitério de Catende.

Da Redação do pe360graus.com

Jarbas: “Ele se diz super-homem”


Segundo colocado na sucessão estadual, conforme as últimas pesquisas, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não poupa palavras quando provocado sobre seu arquirrival, o governador Eduardo Campos (PSB). Ontem, ao ser questionado sobre a intenção do socialista de dar “a maior vitória” à presidenciável petista, Dilma Rousseff, no Estado, o peemedebista, que apoia José Serra (PSDB), procurou tirar por menos: “Vamos lutar para evitar esse esmagamento do governador. Ele se diz muito forte, super-homem. É lutar para ver se a gente não é tão esmagado”. Sobre o fato de Eduardo ter cancelado a ida ao encontro com os publicitários, marcado para a tarde de ontem, por conta de agenda administrativa no Rio de Janeiro, ele resumiu-se a dizer que “quer os debates”.


Ao falar ao grupo de publicitários, durante debate no Fórum Empresarial da Propaganda em Pernambuco, na TGI Consultoria em Gestão, Jarbas garantiu que o compromisso “número um”, caso seja eleito, está definido: será com a Educação. Na avaliação do peemedebista, não dá para ser um Governo “beija-flor”, que “fica tocando nas coisas sem dar continuidade ou toca em tudo ao mesmo tempo”. “Não é à toa que a refinaria não saiu do chão, que a BR-104, de Caruaru para Santa Cruz do Capibaribe, está semi-paralisada”, justificou, numa referência ao estado inconcluso de algumas obras sob a tutela do Governo Eduardo Campos (PSB). Baseado no exemplo, explicou o porquê de estar decidido a eleger uma meta principal para centrar esforços, e não várias.



Antes, o peemedebista cuidou de “contar uma história bem pequena” - da mesma forma que fará em sua propaganda televisiva -, lembrando ter escolhido a infraestrutura como prioridade de sua primeira gestão (1999-2006), de olho na atração de investimentos. Na esteira, recordou ter adotado a duplicação da BR-232 como compromisso de campanha, em 1998, e ter entregue a obra pronta. “Eu não tinha condições de fazer, no exercício daquele mandato (um investimento grande em Educação), por conta das dificuldades (financeiras) do Estado. Hoje, a situação é outra”, justificou o senador. “Deixamos o Estado arrumado. Acho que, se o Governo atual tivesse investido em Educação e cursos profisisonalizantes, a imprensa local não teria feito a matéria que fez domingo sobre importação de mão-de-obra (para Suape)”, criticou.



Jarbas sublinhou ter deixado o Executivo estadual com a perspectiva de geração de 15 mil empregos só no estaleiro, e que isso deveria ter sido levado em conta por seu sucessor. “Quando eu digo que o Governo foi relaxado, é no sentido de não ter cuidado da Educação, fazer o que a gente não pôde fazer antes, porque não tinha os recursos que hoje têm”. “Eu sempre tive capacidade para definir prioridades”, definiu-se Jarbas. Ele ainda tachou os números de Segurança Pública divulgados, atualmente, como um “blefe”, queixando-se mais uma vez da falta de transparência nos dados, somente baseados em homicídios. “Hoje (ontem), as manchetes dos três jornais relatam tiros em inocentes”, exemplificou.

RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Forró completa 60 anos


Com a sanfona no peito, Luiz Gonzaga traduziu a alma nordestina. O artista que se tornaria o “Rei do Baião” fez história na música brasileira. Há 60 anos, ele gravou o Forró de Mane Zito, a primeira música a ser batizada de forró.

Foi a partir deste disco, de 1950, que começou a popularização do forró. Naquela época, forró era sinônimo de “baile popular”, o chamado “forrobodó”.

“Hoje em dia, você pode chamar de forró uma festa ou o ritmo forró. Porque a partir de Luiz Gonzaga foi criado um ritmo forró”, diz o pesquisador Paulo Wanderley.

Na matriz dos ritmos nordestinos está a sanfona de oito baixos. Foi com ela que tudo começou. Os ritmos apressados, que embalam uma gente festeira por natureza surgiram na pequena caixa de fazer música.

Mas não se engane: a pequenininha é muito mais difícil de tocar, e, por isso, poucos sanfoneiros se atrevem a manter o legado dos grandes mestres.

À primeira vista, o que chama a atenção na caixa de madeira, fole e botões é a ausência do teclado. São os botões que funcionam como teclas. E outra curiosidade é que, no Nordeste, a sanfona de oito baixos ganhou uma afinação única no mundo, um sotaque nordestino.

“É um instrumento, sem dúvida nenhuma, muito difícil de se aprender a tocar. Abrindo é um tom, fechando é outro. É um instrumento que não obedece escala musical”, explica o sanfoneiro Luizinho Calixto.

Luiz Gonzaga compôs cerca de 700 músicas e fez questão de escolher o herdeiro que levaria adiante o gênero onde cabem todos os ritmos nordestinos. Dominguinhos não esquece o dia em que recebeu o reconhecimento: “Eu estava gravando forró no estúdio com ele e ele me apresentou, nesse dia, à imprensa, como o herdeiro artístico dele. Eu tinha 16 anos”, lembra.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Até plateia do Domingão sente na pele mau humor de Faustão


Se o modo como Faustão fala com as pessoas está deixando o telespectador constrangido, imagine como não deve se sentir desconfortável quem está no palco ou na plateia do Domingão.

Neste domingo, mais uma vez o apresentador se mostrou mal-humorado e um tanto agressivo no ar.

Ele não foi nada agradável ao falar com o músico Luiz Schiavon, maestro de sua banda.

Ficou nervoso porque Schiavon demorou para responder qual era o nome da música que Sharon Menezes ia dançar.

Brigou também com cinegrafistas só porque um deles, sem querer, passou na frente do outro.

Não contente, implicou com a plateia, que vaiou a nota dada por Fernanda Chamma a Fernanda Souza.

- Peraí, galera. Vocês têm todo o direito de vaiar, xingar, mas vocês dão a nota de vocês e a galera aqui dá a nota que quiser. Orra...deu nota baixa, deu nota alta, vento que venta lá, vento que venta cá.

Fabíola Reipert, colunista do R7

Mais uma delegada do caso Eliza é afastada


As delegadas Ana Maria dos Santos e Alessandra Wilke foram afastadas do inquérito policial sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais.

Alessandra, que ocupava a presidência do inquérito, foi afastada do caso em decorrência do vazamento de um vídeo com declarações do goleiro Bruno de Souza, gravado durante a transferência dele do Rio de Janeiro para Minas Gerais, na noite de 8 de julho. O motivo da retirada do nome de Ana Maria dos trabalhos não foi explicado.

As duas delegadas foram para o Rio devido às investigações do desaparecimento de Eliza e acompanharam a viagem de Bruno para Minas Gerais, no avião da Polícia Civil.

No domingo (18), o Fantástico exibiu reportagem na qual o goleiro Bruno diz que não tem envolvimento com o sumiço. Nas imagens, gravadas durante a viagem do Rio para Minas, Bruno ri do relacionamento sexual que teve com a modelo e afirma que ficou chocado com as atitudes tomadas pelo amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.

Por determinação do diretor-geral da Polícia Civil mineira, Marco Antônio Monteiro, o delegado Edson Moreira é o novo presidente do inquérito e será responsável pelo relatório final das investigações.

Acompanhamento
A Ordem dos Advogados dos Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) afirmou que deve acompanhar as investigações sobre o sumiço de Eliza. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno de Souza e outros quatro suspeitos de envolvimento no caso, procurou a OAB e solicitou a presença de representantes da ordem nos depoimentos.

O presidente da OAB-MG, Luis Claudio Chaves, determinou que o presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso, Stanley Gusman, que acompanhe todas as participações do menor que teria participação no desaparecimento.

O secretário-geral da OAB-MG, Sérgio Murilo Diniz Braga, foi até o Departamento de Investigações, em Belo Horizonte, para verificar o depoimento de Bruno. Segundo o secretário, o goleiro respondeu a todas as perguntas feitas dizendo que só fala em juízo.

Braga ainda disse que não presenciou a suposta agressão que Luiz Henrique Romão, o Macarrão, teria sofrido dentro do DI. A denúncia foi feita pelo advogado Ércio Quaresma. Para Braga, o depoimento que ele acompanhou seguiu todas as normas de conduta e não foi constatada tentativa de coação.

Entenda o caso
Nascida em Foz do Iguaçu (PR), Eliza Samudio se mudou para São Paulo e posteriormente para o Rio. Em 2009, teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. Ela está desaparecida desde o início de junho. Para a polícia, ela está morta.

O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

A polícia mineira começou a investigar o sumiço de Eliza em 24 de junho, depois de receber denúncias de que uma mulher foi agredida e morta perto do sítio de Bruno, em Esmeraldas (MG). Os delegados já consideram Eliza morta.

Em 6 de julho, um menor foi detido na casa do jogador, no Rio, e afirmou à polícia que Eliza está morta. Ele disse que viajou do Rio para Minas Gerais com Eliza e com um amigo de Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão. De acordo com o adolescente, os três foram para o sítio do goleiro. Depois, seguiram até outro local, onde um homem identificado como Neném estrangulou a jovem.

Oito pessoas estão presas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por suspeita de envolvimento no desaparecimento da jovem, incluindo Bruno. Todos negam o crime.

No Rio, o goleiro e o amigo Macarrão são investigados por suspeita de participação no sequestro da jovem. Os dois também negam.

Da Globominas

Tenente da Polícia Militar é morto a tiros na zona Oeste do Rio de Janeiro

Um tenente da Polícia Militar (PM) foi morto a tiros por criminosos em Jacarepaguá, bairro de classe média da zona Oeste do Rio de Janeiro. O agente, de conduta exemplar na corporação, foi surpreendido quando saía de um show de pagode. Ao parar para duas acompanhantes descerem, o carro foi atungido por, pelo menos, 20 tiros.

No tiroteio, uma das mulheres que estava no veículo também foi baleada e morreu a caminho do hospital. A morte do tenente fez subir para 63 o número de policiais militares mortos em 2010. As testemunhas do crime já prestaram depoimento e o caso está sendo investigado

Estação Sismológica de Caruaru registra abalo sismico


A Estação Sismológica de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou na madrugada desta segunda-feira, um abalo sísmico de magnitude 2.7 graus na escala Richter.

O tremor foi identificado à 1h10, pela Estação Sismológica que fica localizada na comunidade do Salgadinho, na zona rural de Caruaru.

Segundo comandante Bosco, diretor executivo da Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transporte de Caruaru (Destra), João Bosco, que responde pela Defesa Civil do Município, o epicentro ocorreu entre São Caetano e Tacaimbó, mas não teve repercussão, já que foi de pequena intensidade.

Ainda de acordo com ele, o último abalo registrado pela Estação Sismológica de Caruaru ocorreu na noite da quarta-feira (14), e teve magnitude 2.1 graus na escala Richter.

Do JC Online