quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUADRILHA DA SULANCA FAZ BONITO NO POLO DAS QUADRILHAS E VAI AO ALTO DO MOURA



A nossa quadrilha da sulanca deu um show de dança no pólo das quadrilhas em Caruaru na terceira amostra de danças do sesc e vai neste Domingo 27 ao alto do moura para o concurso de quadrilhas esperamos que façam bonito e tragam uma boa colocação.

Câmara de Vereadores de Santa Cruz é, mais uma vez, exemplo para o Estado


A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) promoveu nos dias 17, 18 e 19 de junho o Congresso Estadual de Vereadores (as) e Servidores (as) de Câmaras e Prefeituras Municipais, no município de Caruaru. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, juntamente com os Vereadores Ernesto Maia e Diogo Moraes.

O encontro disponibilizou palestras sobre: Inelegibilidade dos Agentes Políticos Municipais (Ficha Limpa), Fiscalização da Aplicação dos Recursos Federais pela Câmara Municipal, Processo Legislativo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), além de uma Eleição Simulada 2010 para Presidente, Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.

No entanto o destaque do Congresso foi a Câmara de Santa Cruz, mais uma vez citada como exemplo a ser seguido por todos os municípios pernambucanos, pelos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão e a relevâncias que a adoção das medidas estabelecidas pelo plano de ação estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Em virtude do bom desempenho da gestão do Vereador Fernando Aragão, será ministrado pelo Controlador Interno da Câmara, Willamy Feitosa, um “Curso Prático de Controle Interno”, na sede da UVP, Recife (PE), nos dias 22 e 23 de julho, para todas as Câmara de Vereadores de Pernambuco.

O presidente da UVP, Severino Farias, ressalta que o evento tem como objetivo capacitar, esclarecer e estimular possíveis soluções dos vereadores e servidores. O Presidente da Câmara de Santa Cruz, Fernando Aragão lembra que, “um bom controle interno é necessário para que uma Câmara funcione a contento, mas que isto só é possível quando há transparência na gestão e cooperação entre todos os vereadores”, finalizou Aragão.

Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Social arrecadam donativos para os desabrigados das chuvas


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Desenvolvimento Social está realizando uma campanha para arrecadar donativos para as vítimas das enchentes do estado de Pernambuco. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, colchonetes, lençóis, roupas, calçados e água. Os pontos para doação são os seguintes:

· Secretaria de Desenvolvimento Social: Rua Cabo Otávio Aragão nº 412, Bairro Novo. (até as 13 horas)

· Casa da Secretaria de Desenvolvimento Social na Vila Cenográfica do São João (todos os dias até as 16 horas)

· Associação de Moradores do Bairro São Jorge: Rua Mariano Amaro de Oliveira nº 150 – Bairro São Jorge (horário comercial)

· CRAS (Centro de Referência e Assistência Social): Rua Padre Estima nº 140 – Centro

· Bolsa Família: Avenida Padre Zuzinha nº 491 – Centro

· Agência do Trabalho: Rua Capitão Pedrosa nº 306 – São Cristóvão.

Faça sua doação e ajude a amenizar a situação das pessoas que estão sofrendo com as conseqüências das chuvas.

Fone para contato: 3731-2982.

'Força da água ainda impressiona', diz morador de cidade destruída


"A força da água ainda impressiona. Apesar de estar parecendo um riacho depois de tantos dias da tragédia, ainda é de assustar a potência da correnteza", disse o motoboy Cristiano da Silva, 33 anos, que perdeu a casa em Rio Largo (AL). O local onde a barragem foi destruída agora serve de cenário turístico para curiosos, que passam pelo lugar e tiram fotos ou ficam contemplando a ação da natureza. A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê uma visita ao local nesta quinta-feira (24).

"Eu não perdi nada, por sorte. Minha casa fica mais na parte alta", disse uma moradora, que não quis se identificar, e que passeava com a filha pelo local da destruição.


Maria Salete SIlva Nascimento, 58 anos, perdeu a casa onde morava com a família. Desde sábado (19), ela, os filhos e netos estão morando em uma tenda de lona no meio da praça central da cidade. "Em dez minutos a gente perdeu o que construiu em dez anos. Agora, estamos dividindo esse espaço com oito pessoas. Estou feliz por estar viva, mas arrasada por ter perdido quase tudo."

O motoboy Silva disse que sente uma certa dose de alívio por ainda estar vivo. "Tinha acabado de chegar do trabalho. Por pouco eu não perdi a minha moto também. Não deu pra mais nada. Perdemos tudo. Foi rápido demais. A água começou a subir muito forte e rápido."

A água derrubou a barragem, os muros, a pista de asfalto que ficava na entrada da cidade, além de retorcer os trilhos da linha de trem que passada ao lado.

Segundo a agenda presidencial, Lula deve se deslocar de Palmares (PE), de helicóptero, e sobrevoar as cidades atingidas pela chuva em Alagoas. Ele deve desembarcar em Rio Largo, no estádio de futebol Campo do Progresso. Em seguida, ele segue para Maceió, onde há uma reunião programada com o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.

Meninas erram passo de quadrilha e são agredidas no CE

Os erros em uma apresentação de quadrilha em Fortaleza custaram caro a cinco adolescentes. As meninas, que foram de Maracanaú à capital cearense com o grupo da associação cultural, teriam sido agredidas com violência por uma coordenadora. Segundo as vítimas, as falhas na apresentação motivaram as agressões.

A mãe de uma das vítimas não escondeu a revolta com o acontecimento e já denunciou a acusada à polícia. Além das agressões, a coordenadora teria abandonado as meninas no caminho para casa, e as vítimas foram obrigadas a pedir ajuda a um amigo para conseguirem retornar.

Presidente Lula chega ao Recife para ver estragos causados pelas chuvas


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na Base Aérea do Recife por volta das 9h40 desta quinta-feira (24). Com ele, vieram os ministros da Casa Civil (Erenice Alves Guerra), Planejamento (Paulo Bernardo Silva), Educação (Fernando Haddad), Saúde (José Gomes Temporão), Cidades (Márcio Fortes) e do Gabinete de Segurança Institucional (o general-de-Exército Jorge Armando Felix).

Lula foi recebido pelo governador Eduardo Campos, e foi até Palmares, para ver as áreas mais afetadas pelas chuvas. Além disso, ele se reunirá com os ministros e o governador na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, no município.

No início da tarde, ele deve seguir para Alagoas, onde também deve fazer um sobrevoo nas regiões mais impactadas pelas fortes chuvas.

NÚMEROS
O número de pessoas mortas em Pernambuco, vítimas das fortes chuvas, subiu para 16. A última morte foi registrada no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, região mais castigada pelas enchentes. Ao todo, são 59 cidades atingidas.

De acordo com a Defesa Civil, o número de desalojados também subiu: agora são 53.518. A quantidade de desabrigados aumentou em quase dez mil: saltando de 17.808 para 26.797.

A chuva também trouxe grandes danos matérias para os municípios. Até agora, 11.407 casas foram destruídas e 79 pontes danificadas. O temporal também prejudicou 2.103 Km de estradas.

Confira lista dos municípios atingidos:

Cidades em estado de calamidade pública - Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão.

Cidades em situação de emergência - Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.

Da Redação do pe360graus.com

Abastecimendo de água foi retomado em 70% do município de Palmares


Em Palmares, as máquinas não param. Tentam remover os entulhos que ficaram nas ruas. Para ajudar os moradores a resgatar a dignidade, o instituto Tavares Buril montou uma unidade móvel na cidade, que já tem 70% da área com o abastecimento de água restabelecido. No total, são 5.900 pessoas, entre desabrigados e desalojados. Os prédios públicos e da área de saúde já recuperam a energia.

Nas ruas, um comportamento chama atenção: não é difícil encontrar moradores usando máscaras. Uma forma de se proteger do mau cheiro que os entulhos trouxeram. Tudo ficou destruído. A ponte que é o principal acesso ao município foi derrubada. O asfalto cedeu e o que restou ficou na beira do rio.

A praça principal, no centro da cidade, desapareceu. Ao lado da igreja Presbiteriana, a casa paroquial desabou. De carreta, que virou com a enxurrada, só dá para ver as rodas. Por pouco, outro caminhão também não virou. “O prédio, provavelmente, está condenado. Está prestes a cair. Nós queríamos convocar todos que pudessem nos ajudar, em uma grande campanha”, disse o pastor Cephas.

Os prejuízos continuam no comércio. As lojas foram invadidas pela água e as mercadorias perdidas. Máquinas trabalham na remoção da lama e do lixo. Além de ter as casas destruídas, muitas pessoas acabaram perdendo documentos. Por isso, o instituto Tavares Buril instalou um posto móvel, numa escola municipal, para tirar a carteira de identidade.

Em meio ao caos, boas notícias: o trabalho de voluntários e o nascimento de um bebê. A criança nasceu em um hospital privado do município. Além disso, pessoas de várias regiões estão levando mantimentos para o município. O funcionário público Thiago Pedrosa foi de Olinda até Palmares levar donativos. “A gente vê o sofrimento das pessoas. Acho que não custa nada, cada um pegar um pouco e doar”, disse.

Uma transtorno que esta boa ação vem encontrando é a logística. “Estamos com certa dificuldade para distribuir por falta de transporte. O montante de roupa e calçados é grande, mas estamos com dificuldades de carro”, contou o costureiro Otávio dos Santos.

As vítimas começam a ver a cidade ser reorganizada. “O governo do estado contratou um consórcio de construtora para fazer a limpeza, que está sendo executada por módulos. Diretamente, 400 pessoas estão trabalhando na assistência, entre funcionários do Estado, da prefeitura, além de voluntários. No prazo de quatro dias, um hospital de campanha será montado. A comida da doação está chegando, e os desabrigados e desalojados estão comendo”, contou o representante da Codecipe, major Lúcio Guimarães.

“O objetivo é manter os abrigos estabilizados. Algumas doações importantes são: colchões, fraldas descartáveis, absorventes, fraldas geriátricas. Enquanto as vias principais não forem desobstruídas, os caminhões não podem entrar”, explicou o comandante dos Bombeiros, Carlos Eduardo Casanova.


Da Redação do pe360graus.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

QUADRILHA DA SULANCA 8 ANOS DE ALEGRIA


É assim que o grupo mais famoso de danças de nossa cidade festeja seus 8 anos de existência com um novo figurino a quadrilha da sulanca brilhou na abertura do São João Leninho sanfoneiro e no domingo foi até carúbas na Paraíba onde foi aplaudida e elogiada por todos que viram o grupo em sua nova coreografia e no dia 22 vai representar nossa terra em caruaru e com certeza trara mais um troféu é bom termos pessoas que lutam para a nossa cultura não ficar esquecida pois o povo é sábio e consciente que a marca da capital da moda é as quadrilhas que se depender deste grupo jamais vai ficar esquecida parabéns a todos da quadrilha da sulanca versão 2010 e ao prefeito Toinho do para por acreditar que a cultura é do povo e não de alguns.

ESCOLA LUIZ ALVES DA SILVA ESTÁ SENDO TRANSFORMADA


Através do Vereador Digo Moraes, o Governo do Estado está transformando a Escola Luiz Alves da Silva em uma escola de tempo integral. O investimento é de mais de dois milhões de reais. A escola tem 90 estudantes, 14 professores e oferece as modalidades de Ensino Médio Integral e Regular (2º e 3º anos). A escola foi transformada em escola de referência, e funciona em jornada integral de ensino, onde os jovens estudam nos dois horários, fazem as três refeições na escola e os professores têm remuneração diferenciada por trabalhar em regime de exclusividade.

“Essa é a maior obra em andamento em Santa Cruz do Capibaribe”, destacou Diogo Moraes.




Assessoria de Diogo Moraes

Policial mata homem por causa de bicicleta e revolta a população no CE

Um policial militar matou o cobrador Antônio Carlos da Silva, de 25 anos, com três tiros em Maranguape (CE), a 30 km de Fortaleza. O PM alegou legítima defesa, já que, segundo a sua versão, o homem teria roubado uma bicicleta, um celular e estaria armado. Já a família do cobrador nega todas as acusações e diz que quem havia perdido a bicicleta era justamente Silva.

Revoltada, a população foi até o hospital onde o PM estava sendo medicado e a polícia teve de ser acionada. Um pedido de reforço foi feito e policiais foram enviado de Fortaleza para reforçar a situação em frente ao hospital, em virtude da grande indignação.

Oito policiais são presos por suspeita de tráfico em Campinas


Oito policiais foram presos nesta quarta-feira (16) em Campinas, no interior de São Paulo, por suspeita de tráfico de drogas.

Foram quatro policiais militares e quatro civis. Segundo as investigações, eles recebiam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por mês para monitorar os pontos de venda e encobrir a ação dos traficantes.

Um dos policiais militares foi flagrado estocando maconha no batalhão.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Maracanã ganha iluminação especial para torcer pelo Brasil


No dia em que completou 60 anos, o Maracanã ganhou nesta quarta-feira (16) uma iluminação especial para torcer pelo Brasil, na Copa do Mundo de 2010. Luzes verde e amarela coloriram a estrutura superior do estádio e a estátua do Bellini. Uma faixa também foi estendida num dos acessos.

Para a festa de aniversário, o estádio, que já foi considerado o maior do mundo, ganhou, ainda, uma exposição que conta a sua história.

A mostra promete reunir relíquias como a bola e a rede do gol mil de Pelé, flâmulas da Copa de 1950, cartaz do primeiro jogo, bicicletas e carroças usadas na obra, roletas originais, uniforme de Garrincha e a maquete de como ficará o estádio depois da obra para a Copa de 2014.

60 anos bem jogados

No lado de fora do estádio, uma faixa avisa: "60 anos bem jogados e muita emoção pela frente". À noite, a estátua do Bellini ganha iluminação verde e amarela a partir desta quarta. A festa segue até o dia 11 de julho, quando termina a Copa do Mundo na África do Sul.

Fora da exposição, os corredores do estádio também contam essa trajetória. São paredes inteiras com algumas das imagens mais marcantes do futebol brasileiro, além de visitas ilustres como Madonna, Rolling Stones, Frank Sinatra e do papa João Paulo II.

Tem ainda a calçada da fama, com pés de jogadores de todas as gerações que já pisaram naquele gramado: Didi, Tostão, Vavá, Ribelino, Pelé, Nilton Santos, Falcão, Edmundo, Romário, Renato Gaúcho, entre outros. O jogador Zico e o comentarista João Saldanha ganharam uma estátua na entrada da tribuna de honra. Em alta temporada, o Maracanã recebe até 2 mil pessoas por dia em visitas guiadas.


Novo Maraca
As obras no estádio estão previstas para começarem em agosto. A previsão é que ele esteja de cara nova em dezembro de 2012, para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa 2014.

Como a fachada é tombada, não deverá haver alterações externas. Mas, internamente, a ideia é melhorar a visibilidade, hospitalidade e segurança para atender às exigências da Fifa. O valor estimado da obra é de R$ 720 milhões.

Serviço
A exposição vai ficar aberta todos os dias, das 9h às 17h, até o dia 11 de julho. O ingresso custa R$ 20, mas estudantes, idosos e moradores do Rio e Grande Rio pagam meia-entrada.

Do G1 RJ

Jovem de 15 anos é queimada e morta na Grande SP

Uma estudante de 15 anos foi encontrada morta na estrada que liga Guarulhos à cidade de Nazaré Paulista, na tarde desta quarta-feira (16). O namorado da vítima é considerado o principal suspeito do crime pela polícia.

O corpo de Marcela da Silva Xavier foi queimado em um ato de crueldade. O criminoso usa fogo para não deixar vestígios e a prática é conhecida como "micro-ondas".

A jovem estava desaparecida desde a última quarta-feira (9) à noite, quando saiu de casa vestindo pijama e uma blusa de frio. A tia da vítima, Adolfa Rodrigues da Silva, disse que Marcela sempre avisava onde ia e que, frequentemente, dormia na casa do namorado.

O namorado da adolescente foi preso, e nega a autoria do crime.

Revoltado com a morte da sobrinha, o tio de Marcela, Antonio Alves Rodrigues, conta com a Justiça.

- Foi cruel o que fizeram com ela. Quem fez isso tem que pagar.

Professora amarra e amordaça aluno de 5 anos em Brasília, diz polícia


Uma professora do Distrito Federal é suspeita de ter amarrado e amordaçado uma criança de cinco anos com fita adesiva em uma escola de Brasília nesta quarta-feira (16). O menino estuda na primeira série de uma escola pública da cidade. A professora foi afastada do trabalho.

Segundo a polícia, o garoto teve os pés e as mãos amarrados e o corpo preso a uma cadeira na classe de aula. A professora usou a fita adesiva para amordaçar a criança. Na delegacia, a professora teria dito que perdeu a cabeça e amarrou o garoto porque ele não se comportava. A professora assinou um termo circunstanciado e vai responder por maus tratos, constrangimento ilegal e vexame.

O caso foi denunciado por uma servente da escola, que viu a cena e avisou a diretoria. A direção da escola então chamou o Batalhão Escolar da PM. A mãe da criança foi avisada pela escola pela manhã.

“As outras crianças vão ficar rindo dele depois, né? Lógico. Vão ficar tirando sarro da cara, porque criança é criança”, disse a mãe, que não quis se identificar. “Eu acho que ela não tem nenhum preparo para cuidar de criança.”

A Secretaria de Educação do Distrito Federal abriu sindicância para apurar o caso. A professora foi afastada temporariamente da sala de aula. Segundo a secretaria, ela deve se aposentar no final do ano.

Do DFTV

Homem tenta matar ex-namorada no bairro da Mustardinha e depois se suicida

Do JC Online
Com informações da TV Jornal

Após o fim do relacionamento, um homem tentou matar a sua ex-namorada no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com testemunhas, o autônomo Francisco Fidelis dos Santos, 42 anos, teria atirado na cabeça da enfermeira Daniele Fernanda, 28 anos, durante uma discussão e depois teria se suicidado.

Francisco teria dado um tiro em sua cabeça. A jovem que sobreviveu à violência foi socorrida para o Hospital Albert Sabin, no bairro da Ilha do Leite, Recife


Os dois tiveram um relacionamento durante dois anos e estavam separados há dois dias. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) estiveram no local. O caso será investigado pela Delegacia de Mustardinha.

Forte chuva causa transtorno na Região Metropolitana


A chuva das últimas 24 horas deixou vários bairros da Região Metropolitana do Recife alagados. No Recife, os motoristas precisaram ter paciência no trânsito. No Cabo de Santo Agostinho, moradores de Ponte dos Carvalhos ficaram ilhados. Em Jaboatão, a queda de uma barreira destruiu parte de uma casa, no bairro de Cavaleiro.

O acidente deixou os moradores do Alto São Sebastião, em Cavaleiro, acordados e apreensivos durante toda a noite. E o medo aumentou quando a barreira nos fundos da casa de dona Marluce Marcolino desabou, destruindo a cozinha, a área de serviço e um quarto.

Ninguém se machucou porque no quarto invadido pelo barro e pelo muro de arrimo que havia sido construído justo para proteger a família, não tinha ninguém dormindo na hora.

Em Ponte dos Carvalhos, no Cabo, a angústia foi por causa da inundação da avenida doutor Miguel Arraes. A água entrou nas casa durante a madrugada. No meio da manhã, os bombeiros voltaram a pedido dos moradores, que ficaram ilhados. “Às 3h os bombeiros começaram a chegar para socorrer o pessoal”, falou o motorista Ediel José da Silva.

O secretário de Infraestrutura do Cabo, Oswaldo Vieira de Melo, informou que precisa de ajuda do Dnit para acabar com os alagamentos em Ponte dos Carvalhos porque há um bueiro que passa por baixo da BR-101. O Dnit, que disse que a questão foi levada por moradores da área ao Ministério Público, que está avaliando a situação.

O auxiliar de produção Wellington Valdomiro ia visitar um tio, mas desistiu. “Desisti porque o negócio está complicado. Muita água”, disse.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, esse tempo fechado deve seguir, pelo menos, até sábado (19), devido a uma frente fria. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia. O sol aparece apenas no Sertão.

RECIFE
No bairro da Imbiribeira, no Recife, vários trechos da avenida Mascarenhas de Moraes ficaram alagados, dificultando a passagem dos carros. E no início da tarde, uma árvore caiu no estacionamento do hospital da restauração. Sete carros dos funcionários do hospital ficaram danificados. O Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar a árvore. A direção do hospital informou que solicitou à Emlurb a retirada de outras duas árvores do estacionamento que ameaçam desabar.

TRÂNSITO
O temporal também deixou o trânsito caótico em vários locais da Região Metropolitana. Com a pista molhada, motoristas tiveram dificuldades para trafegar, provocando acidentes. Em Paulista, dois acidentes foram registrados durante a madrugada, na BR-101. Um caminhão deslizou na pista molhada e bateu na mureta de uma ponte. Os quatro pneus estouraram e por pouco a carreta não capotou. Logo depois, um caminhão de lixo também perdeu o controle e bateu em outra carreta. Ninguém ficou ferido.

Um engarrafamento de quase oito quilômetros se formou do bairro de Santo Amaro até a Cidade Tabajara, em Paulista, depois de um acidente. Um ônibus seguia no sentido Olinda quando bateu na traseira de um caminhão. A batida foi entre as avenidas Cruz Cabugá e prefeito Artur Lima Cavalcanti. Três passageiros do ônibus tiveram ferimentos leves e foram atendidos por uma equipe do Samu.

No bairro da Guabiraba, um muro caiu durante a madrugada na rua São Romão e atingiu algumas casas. A Codecir esteve no local e interditou duas delas, que ficaram rachadas. As famílias foram para casas de parentes. No centro do Recife, um galpão foi interditado. Funcionários de uma oficina, que funciona dentro do galpão na rua Rocha Pita, ouviram estalos. Os bombeiros foram chamados e confirmaram que há rachaduras e risco de desabamento de parte da fachada do prédio.

Da Redação do pe360graus.com

Governador cuidará dos acertos locais


Passada a convenção nacional do PSB, o governador Eduardo Campos (PSB) começará - como o próprio ressaltou - a tratar, oficialmente, da composição de sua chapa em Pernambuco. Oficialmente, porque, nos bastidores, ainda que de forma tímida, o socialista tem ouvido aliados sobre o assunto. Hoje, Eduardo pode já conversar com Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), na abertura do São João de Arcoverde. Os pré-candidatos ao Senado confirmaram presença no evento, mas a ida do governador ainda era incerta até ontem à noite. Se não ocorrer hoje, o encontro entre os três acontecerá, com certeza, amanhã, na festa junina promovida pelo vice-governador João Lyra Neto (PDT), em Caruaru.


Entre os três nomes cogitados para compor a majoritária situacionista, o de Lyra Neto é o único que os governistas ainda não dão como sacramentado. Uma parte dos aliados ouvidos pela reportagem confirmou a permanência do pedetista na chapa. Mas outra parte salientou que Campos estaria pensando em mudar. Pesa a favor do atual vice-governador o fato de ele ter sido, ao longo de todo o mandato, um “soldado” fiel, tendo assumido missões difíceis como o comando da Secretaria de Saúde. Além disso, a manutenção de Lyra Neto ganhou mais força depois que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) escolheu para a sua vice a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), que também é caruaruense.



Contra o vice-governador, segundo os aliados, pesaria o fato de não ter construído uma boa relação com os prefeitos, nos últimos quatro anos. Dois aliados, que pediram reserva, afirmaram que as conversas oficiais iniciarão na próxima semana.



AGENDA



A agenda administrativa que Campos cumpriria, hoje pelo Agreste, foi adiada para amanhã. Está prevista a passagem do governador por Jataúba, para inaugurar uma Academia das Cidades, por Brejo da Madre Deus e São Caetano (este município, no sábado), para entregar os respectivos sistemas de abastecimento de água, além Caruaru, onde ele se reunirá com representantes da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Vídeo: Gaydrilha confirma cancelamento de desfile no São João de Caruaru

Do JC Online

terça-feira, 8 de junho de 2010

SEMINÁRIOS VISAM MELHORAR O TRÂNSITO NA CAPITAL DA SULANCA


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social, realiza o I SEMINÁRIO DE TRÂNSITO COM OS CONDUTORES DE VEÍCULOS DO TRANSPORTE ESCOLAR, nesta quarta-feira, 09, a partir da 19h, no Teatro Municipal, localizado no Bairro Novo.



Em pauta assuntos diversos de interesse da categoria como, legalidade, melhoria na prestação do serviço, normas vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre outros. Já no dia 10 de junho no mesmo local e hora haverá o II SEMINÁRIO DE TRÂNSITO COM A ASSOCIAÇÃO DOS MOTOTAXISTAS. A programação dos seminários, que vem sendo desenvolvida desde o início do mês de maio, foi aberta com os taxistas e em seguida com os toyoteiros. A coordenação destes encontros é do Departamento de Trânsito do município.



CONTATOS: Cel. Alves – Secretário de Defesa Social / Valdeni Aragão – Diretor de Trânsito – 81. 3759.3000

Americano é preso após mostrar o pênis durante festa de casamento


Um homem de 26 anos foi preso em Mount Pleasant, no estado americano da Carolina do Sul, depois de mostrar seu pênis para convidados de um casamento.

Segundo reportagem da emissora de TV WCSC, o departamento de polícia da cidade relatou que Downing Deese estava em um barco que passou na frente do local onde ocorria a festa, na semana passada, quando abaixou as calças e mostrou seus órgãos sexuais.

O advogado dos noivos teria dito que outras pessoas que estavam na embarcação tentaram impedi-lo de se expor. O pai da noiva disse ao juiz que ele havia acabado de entrar com a filha na cerimônia montada em um píer na região conhecida como Shem Creek.

"Eles estavam na troca de votos e nós tivemos a experiência repugnante de ver esse indivíduo tentar destruir o casamento", contou.

Segundo testemunhas, Deese abaixou as calças mais uma vez durante a passagem do barco. Após a prisão, o homem confessou que o simples fato de que havia um casamento acontecendo lhe motivou a se expor. Deese foi multado em US$ 10 mil.

Do G1, em São Paulo

Morre ator Viana Júnior, o Apolônio de ‘A praça é nossa’


Morreu nesta segunda-feira (7), aos 68 anos, o comediante Viana Júnior, conhecido pelo papel do personagem Apolônio, do humorístico “A praça é nossa” (SBT).

O comediante faleceu em sua residência, em Itanhaém, no litoral paulista. Segundo informações do Cemitério Municipal de Itanhaém, ele morreu de insuficiência múltipla de órgãos. O enterro está marcado para as 17 h desta segunda-feira.

O ator esteve afastado do programa nos últimos anos por motivos de saúde. Ele sofria de ataxia cerebelar, doença que lhe impedia de ter controle sobre seus movimentos musculares.

Viana Júnior ganhou fama no humorístico ao contracenar com a personagem Velha Surda, interpretada pelo comediante Rony Rios (1936-2001).

Do G1, em São Paulo

Morador de rua de 78 anos é queimado vivo em Porto Alegre

Um morador de rua de 78 anos foi agredido e queimado vivo na zona norte de Porto Alegre. Até o momento não se sabem quem seriam os autores do crime. No local onde o homem foi encontrado, a polícia também achou manchas de sangue, o que pode apontar para uma desavença com outros moradores de rua ou ainda para uma ação de gangue contra o homem.

O morador de rua foi internado com queimaduras de primeiro grau. Enquanto ele se recupera das agressões, a polícia procura investigar o caso, mas admite não ter nenhuma pista.

Sete são presos com 40 quilos de crack no RN


Sete pessoas foram presas por tráfico de drogas, no domingo (6), no município de Ceará-Mirim (RN). Segundo a Polícia Federal, o grupo estava com 40 quilos de crack. A droga era transportada em garrafas de plástico que estavam escondidas dentro dos tanques de combustível de dois automóveis. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Ceará-Mirim (Foto: Divulgação/PF)


Do G1, em São Paulo

Sandra Rejane Novaes é condenada a 16 anos de prisão por homicídio de prefeito


Sandra Rejane Novaes foi condenada na noite desta segunda-feira (7) a 16 anos de prisão em regime fechado pela morte do prefeito de Floresta, Oscar Ferraz Filho, em 1999. A decisão foi tomada pelo júri, composto por três homens e quatro mulheres.

Ela foi condenada por homicídio duplamente qualificado, ou seja, por motivação torpe (vingança) e recurso que não possibilitava a defesa da vítima.

Oscar foi morto em abril de 1999, no Centro da cidade, quando estava voltando de uma missa. O crime foi atribuído a uma briga que existia na época entre as famílias Ferraz e Novaes. Outros dois acusados do assassinato já foram julgados e condenados.

Sandra Rejane já havia sido julgada em 2006, quando foi condenada pela prática de homicídio privilegiado (por motivo de relevante valor moral). Ela tinha encomendado a morte, de acordo com a investigação policial, para vingar a morte do marido, Vital Novaes, ocorrido um mês antes.

Após o homicídio, ela chegou a ficar presa por quatro anos e meio, mas em 2005 conseguiu um habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal para aguardar a sentença do primeiro julgamento em liberdade. Na época, o juiz condenou a ré a sete anos de prisão em regime semi-aberto, mas o Minitério Público (MPPE) recorreu da decisão por julgar a pena leve, e o recurso foi atendido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que determinou novo júri.

O promotor Manoel Cavalcanti de Albuquerque Neto representou o Ministério Público, que não teve testemunhas a interrogar no júri. O órgão exibiu duas fitas de VHS aos jurados. Em um deles, segundo a assessoria do TJPE, a ré admite ser a mentora intelectual do crime.

“O Ministério Público entendeu que a condenação foi absurda. Hoje esperamos reverter essa situação e condená-la por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe (vingança) e sem deixar possível a defesa da vítima” declarou o promotor antes da determinação da sentença.

O filho da vítima, Oscar Ferraz Neto, aguardava o resultado do julgamento com muita expectativa: “esperamos que ela seja condenada e pague sua pena como determina a lei”.

Sandra Rejane Novaes foi defendida pelos advogados José de Siqueira Silva e José de Siqueira Silva Júnior. Eles pretendiam manter a sentença do último julgamento. “Ela foi motivada por fome e sede de justiça. Todos os irmãos do marido dela, com exceção de dois que estão presos, foram mortos e ninguém foi acusado em processo criminal pela morte de qualquer deles”, disse José Siqueira.

Da Redação do pe360graus.com

Mulher que envenou menina com biscoitos deverá ser internada

Deverá ser internada em um hospital de custódia psiquiátrica a mulher identificada como Vera Lúcia Teresa Carneiro, de 40 anos, suspeita de colocar veneno nos biscoitos que foram comidos por três pessoas de uma mesma família, na noite desta sexta-feira (4), no bairro da Guabirada, na Zona Norte do Recife. Jéssica Lopes da Silva, de 13 anos, morreu depois de engolir cinco biscoitos recheados de chocolate, dados à tia dela por essa vizinha.

A menina ainda foi socorrida para a policlínia Professor Barros Lima, em Casa Amarela, junto com o primo e uma tia que também comeram dos biscoitos. Mas ela já chegou sem vida à unidade de saúde. Segundo o tio da Jéssica, Gilberto Lisboa, "a vizinha teria envenado os biscoitos para dar a outra menina com o mesmo nome. Pela inocência da minha cunhada, que não percebeu qual Jéssica ela tava se referindo, ela acabou recebendo os biscoitos".

A casa de Vera Lúcia Teresa foi destruída por pessoas da comunidade, revoltadas com a morte. Mas, para evitar que ela fosse linchada, familiares da menina morta, abrigaram a suspeita, até que a polícia chegasse ao local.

De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, João Brito, que vai investigar o caso, a suspeita foi ouvida na delegacia e liberada porque só depois do depoimento que a polícia teve a confirmação do envenenamento. "O delegado, ao final do inquérito, pode requisitar, depois de comprovado a sua culpa, a internação como medida de segurança no Hospital Psiquiátrico adequado, para que ela possa passar por tratamento de recuperação e depois retornar ao convívío da sociedade."

Do JC Online
Com informações da TV Jornal

Pernambucanos são presos por suspeita de fraude em concurso da PM da Bahia


Em tentativa de fraude em um concurso da Polícia Militar (PM) da Bahia, 11 pernambucanos foram presas, no último domingo (6), em uma das salas do colégio da PM. Um dos candidatos usava um equipamento de escuta eletrônico, idêntico aos que são usados na TV.

As informações eram repassadas aos demais candidatos. Mas um dos fiscais da prova desconfiou e o golpe foi descoberto. Um total de 14 mil candidatos se inscreveu para esse concurso da PM da Bahia.

O grupo foi descoberto na hora em que um deles foi ao banheiro. Ele despertou a desconfiança por causa do nervosismo. “Por isso foi usado um detector de metal, e foi descoberto o ponto eletrônico. A partir daí, fizemos o mesmo trabalho em outras pessoas, e achamos mais pontos eletrônicos. Acredito que não houve a contaminação do concurso. O sistema devia funcionar através d um carro preto, com três pessoas, que deviam fazer a comunicação”, falou o capitão da PM, Everaldo Maciel.

“Eles estão sendo autuados em flagrante por estelionato e formação de quadrilha”, afirmou a delegada Alda Maria.

Da Redação do pe360graus.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Diogo Moraes cobrou do Governador sinalização para a PE-160


Durante a visita do Governador Eduardo Campos ao Agreste de Pernambuco no ultimo fim de semana, o vereador Diogo Moraes acompanhado do diretor comercial do LAFEPE, Oséas Moraes, promoveram de uma reunião onde foram cobradas as instalações de semáforos e sinalização do perímetro urbano da PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, o governador fez várias determinações à equipe que lhe acompanhava, deixando claro que irá atender ao vereador Diogo e aos anseios da população nos próximos dias.




Assessoria de Diogo Moraes

Dilma lidera entre homens e Serra entre mulheres, aponta Ibope


A pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, ampliou a fatia de intenção de votos entre os homens e passou a liderar no segmento, segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Dilma tem 41% entre eleitores de sexo masculino contra 35% do principal adversário, José Serra (PSDB). Na pesquisa anterior do Ibope, em abril, Dilma tinha 35% e Serra 39% entre os homens.

Considerando todos os eleitores, a pesquisa atual apontou Dilma Rousseff e José Serra empatados. Os dois têm 37% das preferências e Marina Silva, 9%. Nove por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 8%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope depois da exibição de propagandas políticas do PT e do DEM.

Do G1, em São Paulo

Atacante Adriano fala sobre polêmicas em entrevista exclusiva à Record

De malas prontas para a Itália, onde vai assinar contrato com a Roma e tirar férias, Adriano abriu o jogo em uma entrevista exclusiva à Rede Record em sua casa, no Rio de Janeiro. O atacante falou sobre as polêmicas em que se viu envolvido nos últimos meses, sobretudo as fora de campo.


O atacante também disse o tamanho da decepção que sentiu ao não ser convocado pelo técnico Dunga para a seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo da África do Sul. Na Itália, Adriano espera “pagar uma dívida” deixada quando se desligou da Inter de Milão. Na Velha Bota, espera dar a volta por cima e fazer jus ao título de Imperador.

Longe do Rio, ele espera também diminuir o grau de interesse que a sua vida pessoal ganhou, sejam nas colunas sociais, sejam nas páginas policiais.

- Me critica dentro de campo, mas não começa a colocar coisas que estou fazendo fora. Da minha vida privada sei eu e as pessoas que estão comigo – diz Adriano, em um dos trechos da entrevista.

Veja a entrevista completa do jogador à Record:

Jarbas terá novo evento no Interior


Mais um convite do PSDB levará o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), pré-candidato ao governo do Estado, a evento no interior do Estado. Depois da agenda, em Carpina, promovida na última quinta-feira, pelo deputado estadual Antônio Moraes (PSDB), novo chamamento partiu do também tucano, deputado Edson Vieira. Com bases eleitorais em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste), o parlamentar achou de bom tom requisitar a presença do ex-governador na tradicional Festa do Menino, no próximo domingo. Em clima de São João, a comemoração contará com shows da dupla Luiz e Davi e de uma banda da região. Realizada no Cabana Clube, a programação é aberta ao público e gratuita. Sendo assim, a estimativa de presença é de no mínimo cinco mil pessoas, calcula Edson Vieira.


“A gente promove todo ano. E como ele vai a Capoeiras para um almoço, segue para Santa Cruz depois. A mobilização é espontânea, porque a festa já é uma tradição e aí convido lideranças que me apoiam. Evidente que com Jarbas ficou melhor ainda”, assinalou Vieira. A festividade, como de costume, deve reunir lideranças das redondezas, incluindo Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Santa Maria do Cambucá e Brejo da Madre de Deus. É provável que o senador tenha acesso ao microfone assim como Edson. Faltam ser confirmadas as presenças dos senadores Sérgio Guerra (PSDB) e Marco Maciel (DEM), candidato à reeleição. A pré-candidata a vice, Miriam Lacerda (DEM), também deve comparecer. O horário previsto para Jarbas aportar no município é por volta das 18h.



Antes disso, participa de almoço, em Capoeiras (Agreste), comandado pelo ex-deputado federal, Carlos Batata (DEM). Presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, acompanha o senador peemedebista. “Embora o agreste meridional seja região mais adversa para Jarbas. Ele pode ter um bom potencial de crescimento lá”, observou Mendoncinha. Atualmente, a cidade é administrada pelo prefeito Dudu (PR), ligado ao governador Eduardo Campos (PSB). Enquanto o socialista desfruta de grande número de prefeitos ao seu lado, com penetração significativa no interior, Jarbas Vasconcelos (PMDB) é um nome de inserção na Região Metropolitana do Recife (RMR). Por isso mesmo, tende a investir em caminhadas Estado adentro. A peregrinação fora da RMR começou em Belo Jardim, em almoço para convidados, na fazenda do deputado federal José Mendonça (DEM), no dia 29 de maio. Hoje, Jarbas embarca para Brasília no final da manhã como de costume. Quinta-feira retorna ao Recife e, no sábado, participa da convenção do PSDB, em Salvador, onde será oficializado o nome do ex-governador de São Paulo, José Serra, como pré-candidato à presidência da República.

RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Traficante sul-africano morre com cocaína no estômago


Morreu na madrugada deste domingo (6), por volta das 0h30, um sul-africano que portava no estômago e no intestino 104 cápsulas de cocaína, totalizando um peso bruto de 1,68 kg da droga. No corpo, analisado no Instituito de Medicina Legal foi constatada a presença de uma unidade rompida, o que provavelmente ocasionou a morte por overdose.

O sul-africano Louis Hendrik Odendaal, 32 anos, seguia de num voo da Luftansa de Buenos Aires (Argentina) com destino a Frankfurt (Alemanha), quando começou a passar mal. Em espaço áreo brasileiro, o voo foi interrompido e a aeronave realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire.

O passageiro chegou a ser atendido pela equipe médica da Polícia Federal no Aeroporto, mas já havia falecido.

Do JC Online

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Controle Interno da Câmara de Santa Cruz é exemplo

Reconhecendo a gestão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, como modelo a ser seguido, a UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), convidou o controlador interno da Casa de Leis santacruzense, Willamy Feitosa, para participar, hoje, 01 de junho, às 11h, no Recife, de uma reunião na sua sede, mostrando detalhes e a importância da controladoria nas Câmaras Municipais.
A controladoria é uma unidade setorial da Câmara, que tem como finalidade acompanhar a gestão, funcionando como guardião do patrimônio da Casa. Além de auditoria, funciona diariamente cuidando do patrimônio físico e financeiro. Seu maior objetivo é evitar erros de gestão.

De acordo com o Presidente da Câmara, Fernando Aragão, “a controladoria é fundamental para manter o patrimônio físico constantemente atualizado, como também é importante para que todo o financeiro da Casa seja sempre revisado”, afirmou Fernando.

Casal é pego fazendo sexo em desfile da estilista de 'Sex and the City'


Dois convidados de um desfile da nova coleção de moda praia da estilista americana Patricia Field (responsável pelo figurino de "Sex and the City"), na semana passada, em Nova York (EUA), foram flagrados fazendo sexo a poucos passos da passarela. Testemunhas relataram que a mulher usava um vestido e o homem estava deitado sobre ela, fazendo movimentos sexuais. O casal acabou expulso do local pelos seguranças, segundo reportagem do jornal "New York Post".

Do G1, em São Paulo

Lula deve aprovar aumento a aposentados, mas derrubar mudança nas regras da Previdência


Os sindicatos pedem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalie com cuidado as medidas que aumentam as aposentadorias e que mudam as regras da previdência. Ele tem até a próxima quarta-feira (9) para aprovar ou não as propostas, mas deve votá-las ainda hoje.

Na opinião do presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Lula vai aprovar o reajuste de 7,72% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Ao mesmo tempo, ele deve rejeitar a o fim do fator previdenciário - conta criada para desestimular as aposentadorias precoces reduzindo o valor dos benefícios.

- O presidente tem 15 dias a partir de quando ele recebe o projeto. Ele vai vetar o fator previdenciário. O que nós estamos fazendo é pedir para que o presidente, antes de votar, faça uma reunião com as centrais sindicais.

O deputado, que ajudou a aprovar na Câmara as medidas, explica que a continuidade do fator significa manter as perdas de 30% a 40% nos salários de quem depende do benefício.

Para Vicente Paulo Da Silva, o deputado Vicentinho (PT-SP), o fator previdenciário dá muito prejuízo ao governo, mas também não é vantagem para os trabalhadores. Ele defende que Lula, em vez de vetar a medida, negocie com os trabalhadores.

Na opinião de Edinho Silva, presidente estadual do PT paulista, deveria haver um debate longo com os trabalhadores, os empresários e o governo sobre o fator previdenciário. Ele afirma que a aposentadoria é um debate conjuntural, que faz parte das reivindicações normais, mas uma mudança na previdência mudaria toda a política de Estado.

A equipe econômica quer que o presidente vete o aumento das aposentadorias, sob a alegação de que tanto o aumento quanto o fator previdenciário provocarão rombo nas contas da Previdência. Na avaliação do governo, um aumento de 7,72% nos salários dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo (R$ 510) pode aumentar em R$ 1,8 bilhão o gasto da Previdência neste ano.

Na semana passada, Lula indicou que poderia vetar o fator e assinar embaixo do aumento das aposentadorias.

- Vocês viram, agora, a votação do fator previdenciário. Tem gente que acha que ganha voto fazendo isso. Na verdade, se o povo compreender o que significa isso, essas pessoas podem até não ganhar o tanto de votos que pensam que vão ganhar.

Rombo nas contas

O fator previdenciário foi criado em 1999 com o objetivo de equilibrar receitas e despesas da Previdência Social e, assim, reduzir o saldo negativo das contas públicas. Ao mesmo tempo, seria um incentivo para os trabalhadores permanecerem mais tempo em atividade no mercado.

Segundo o presidente do Sintapi (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos), Epitácio Luiz Epaminondas, a queda do fator previdenciário seria uma grande vitória para o trabalhador.

- Os mais pobres, que começam a trabalhar antes, são os mais prejudicados com o fator previdenciário por causa do “pedágio” que pagam para se aposentar [porque eles completam 35 anos de contribuição cedo, mas precisam esperar os 60 anos de idade, no caso dos homens, ou 55 anos no caso das mulheres]. O cálculo provoca uma queda de até 42% no salário da mulher e de até 38% no dos homens.

Para o especialista em Previdência Newton Conde, o fim do fator “é uma maravilha para os que se aposentam cedo”. Para calcular o fator, a Previdência usa uma tabela que cruza o tempo de serviço do trabalhador, a idade atual e a expectativa de vida - algo semelhante àquele jogo conhecido como batalha naval.

Conde afirma que usar o fator previdenciário para definir o valor da aposentadoria está longe de ser a maneira mais justa, mas nem por isso ele condena a fórmula.

- [O mais justo] seria uma proposta intermediária, que é a fórmula 95 [já sugerida no Congresso]. Se a idade do segurado homem mais o tempo de contribuição for igual a 95 (60 anos de idade + 35 anos de contribuição, por exemplo), ele tem 100% do salário. Se ele não tiver os 95, ele teria o fator previdenciário [usado para o cálculo], ou seja, é um misto das duas ideias.

Marcel Gugoni, do R7 Com Raphael Hakime, do R7

Imagens mostram espancamento de presos em cadeia de SC


Imagens mostram o espancamento de dois detentos no presídio estadual de Tubarão, em Santa Catarina. As agressões aconteceram na sala do departamento de administração prisional e foram gravadas.

Na chegada dos detentos da penitenciária de Criciúma ao presídio de Tubarão, ameaças. Depois, humilhação. Algemados um ao outro, os dois presos são arrastados para a sala do departamento de administração prisional, um deles pelos cabelos.

Lá dentro, a barbárie. Um dos homens, imobilizado e sem chance de defesa, é violentamente espancado com cotoveladas e pontapés.

O autor da agressão foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC): Carlos Augusto Macedo Mota não é só um agente prisional, é o chefe de segurança do presídio de Tubarão.

O caso vai ser investigado pela corregedoria da Secretaria de Justiça. “Nós estamos instaurando uma sindicância, e o agente prisional foi afastado do cargo pelo prazo legal para apuração dos fatos”, disse André Luís Mendes da Silveira, secretário de Segurança Pública de Santa Catarina.


Do G1, com informações do Jornal da Globo

Imagens flagram idosa sendo agredida por dona de asilo no RS

Imagens enviadas ao Ministério Público gaúcho, junto com uma carta anônima, mostraram cenas de uma agressão contra uma idosa em um asilo de Montenegro, na Grande Porto Alegre. Ao se recusar a tomar um remédio, a idosa é brutalmente agredida pela dona do local, enquanto funcionárias presenciam a cena e nada fazem para impedir.

Um novo administrador foi determinado pelo MP, enquanto a dona do asilo está afastada e vai responder por tortura.

Sport vence a primeira na estreia de Toninho Cerezo


Depois de quatro derrotas e um empate, finalmente o Sport conseguiu seu primeiro triunfo. No jogo que marcou a estreia do técnico Toninho Cerezo, o Leão fez 1x0 sobre Paraná, nesta terça (1), na Ilha do Retiro, pela sexta rodada da Série B. O time ainda mostrou deficiências táticas e sobretudo no aspecto físico mas teve disposição para segurar o adversário. O próximo jogo será no sábado (5), diante do América-RN, em Natal.

Se o aspecto tático não foi o esperado - como se previa - não faltou disposição ao time do Sport na primeira etapa. Tanto que o gol saiu cedo. Aos dois minutos, Eduardo Ramos chutou cruzado e Juninho defendeu parcialmente. Ciro acompanhou bem a jogada e empurrou para o gol de pé esquerdo. Foi a primeira vez na competição que o time da Ilha saiu na frente de um adversário.

O bom volume de jogo inicial quase concretizou o segundo gol aos 13 minutos. Moisés dominou uma bola de fora da área e chutou forte. O goleiro defendeu em dois tempos. Apenas três minutos depois, Dairo passou por dois adversários mas mandou para fora.

Porém, à medida que o tempo foi avançando, os donos da casa mostraram alguns defeitos e o principal deles foi falta de agrupamento entre os setores. Não foi raro ver o meio de campo bastante distante do ataque. De ponto positivo ficou a marcação leonina, mais forte do que em jornadas anteriores.

Outro ponto a destacar foi o equilíbrio na válvula de escape. Se antes apenas Dutra era sobrecarregado para levar a equipe à frente, Renato apresentou-se para o jogo e deixou Eduardo Ramos em boas condições aos 20, mas o cabeceio foi para fora. O Paraná deu um susto no final da etapa. Aos 43, César cortou mal um cruzamento da direita. Leandro Bocão estava atento e chutou forte para Magrão fazer grande defesa.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com alterações. O Sport veio com Zé Antônio no lugar de Moisés e o Paraná veio de Flavinho no lugar de Vanderson. O time visitante ficou mais ofensivo mas, em compensação deixou mais espaço para os rubro-negros explorarem os contra-ataques, principalmente pelo lado direito.

Em três oportunidades o lateral Renato chegou em boas condições. Uma mandou para fora, outra o goleiro fez grande defesa e a terceira ele chutou fraco para o goleiro segurar. Mas o Paraná também mostrou força e aproveitou-se da queda física do Sport. Aos seis, Leandro Bocão cabeceou raspando a trave. Aos 17 ele usou a cabeça novamente e Magrão tocou na bola o suficiente para ela bater no travessão e sair.

Como o Paraná começava a levar vantagem no meio de campo, principalmente nas segundas bolas, o técnico Toninho Cerezo resolveu povoar mais o setor com a entrada do meia Adriano Pimenta no lugar do atacante Dairo. A alteração equilibrou mais o jogo, além de dar mais criatividade ao time - Eduardo Ramos mal se aguentava em pé de tão cansado.

Assim, o Sport voltou a chegar perto do gol depois de muito tempo. Aos 37 minutos, Ciro pegou uma sobra da defesa e chutou rasteiro. A bola desviou na zaga e saiu raspando a trave direita.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão, Renato, Igor, César e Dutra; Germano (Eduardo Ratinho), Tóbi, Moisés (Zé Antônio) e Eduardo Ramos; Ciro e Dairo (Adriano Pimenta). Técnico: Toninho Cerezo.

Paraná: Juninho; Irineu (Diogo), Luís Henrique e Alessandro Lopes; Jéferson, Chicão (Somália), João Paulo, Vanderson (Flavinho) e Gilson; Marcelo Toscano e Leandro Bocão. Técnico: Marcelo Oliveira.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Francisco Almeira Filho (CE). Assistentes: Armando de Souza e Arnaldo de Souza (CE). Gol: Ciro, aos dois do primeiro tempo. Cartões amarelos: Ciro, Tobi, Somália, Gílson e Irineu.

Do JC Online

Operação prende 21 pessoas no Agreste pernambucano

Uma operação, realizada na madrugada desta terça-feira (1º), deflagrada pela polícia de Combate à Pirataria, apreendeu 20 mil peças falsificadas entre tênis, camisas e bonés, a maioria fazendo referência à Copa do Mundo. Na ação, que aconteceu em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, ainda foram detidas 21 pessoas.

De acordo com informações do delegado, Tiago Cardoso, responsável pelas investigações, todas as pessoas envolvidas vão responder o processo em liberdade. No entanto, duas deles vão pagar multa, por serem donas de lojas. Essas vão responder por crime contra marca e fraude ao comércio. Já o restante, responde apenas por crime contra marca.

Fonte: Portal +AB

Eduardo quer campanha com 60 dias


O governador Eduardo Campos (PSB) pode encurtar o tempo da sua campanha à reeleição. Liderando com folga a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, o socialista estuda passar o mês de julho levando o pleito em “banho-maria”. A ideia é concentrar os esforços nas pendências administrativas, participando de poucos atos de rua. A “carga” seria dada em agosto e setembro. A estratégia, discutida numa reunião do governador com seu núcleo duro, ainda não foi sacramentada. Ela pode cair por terra, contudo, se o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - principal candidato da oposição - subir nas pesquisas.


O secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos (PSB), explicou que, mesmo impedido de inaugurar obras em julho, em decorrência da Legislação Eleitoral, Eduardo pode vistoriar as ações do Governo que estiverem em curso. “A meta é fazer a campanha em 60 dias”, ressaltou Ranilson, que também é secretário-geral do PSB em Pernambuco. A estratégia palaciana ganhará força se o atual quadro sucessório se mantiver no decorrer do processo eleitoral. Campos já deixou claro que quer evitar que a gestão seja comprometida em virtude da disputa.



A montagem do staff eduardista ainda é muito embrionária. Ranilson Ramos destacou que até o momento poucas reuniões foram realizadas para tratar do tema. As funções que cada aliado ocupará na campanha, de acordo com o secretário, ainda não foram definidas. Eduardo não confirmou sequer quem deixará o Governo. “Estamos consultando a Procuradoria Geral do Estado para ver o que pode ser feito”, adiantou Ranilson.



A informação casa com o que o próprio Eduardo tem dito. O governador já assegurou que vai esperar a convenção nacional do PSB, no próximo dia 14, para iniciar a montagem de sua campanha. Um governista revelou, ontem, em reserva, que Campos desautorizou qualquer um dos seus assessores mais próximos a tratar de eleição. Um deles, inclusive, teria pedido exoneração para cuidar da campanha do governador, mas a solicitação foi negada.



AGENDA



Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos cumprirão agendas em cidades bem próximas, amanhã. Enquanto o senador fará sua primeira incursão ao Interior - irá a Carpina para um encontro com lideranças da Mata Norte -, o governador irá a Limoeiro reinaugurar a Escola Vasconcelos Galvão, que foi reformada, às 8h20. Em seguida, às 9h30, o socialista inspecionará a obra de requalificação da PE-90. Às 13h30, o governador inaugurará uma Academia das Cidades, em Machados.



Os dois municípios ficam no Agreste e são administrados por aliados de Eduardo: Machados, por Cido (PTB), e Limoeiro, por Ricardo Teobaldo, que apesar de ser filiado ao PSDB, votará no socialista. A assessoria do governador reforçou que a agenda pode ser alterada.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERANMBUCO)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Diogo Moraes acompanha governador em eventos


O governador Eduardo Campos esteve este fim de semana na cidade de Caruaru, e foi acompanhado pelo vereador Diogo Moraes, pelo diretor do LAFEPE Oseás Moraes, pelo deputado e pré-candidato a senador Armando Monteiro, além de outras lideranças de várias cidades do Pólo de Confecções. Eduardo esteve inaugurando uma unidade do Expresso Cidadão em Caruaru. A unidade é a primeira do Agreste.

Após o evento, Eduardo concedeu entrevista nos estúdios da Rádio Liberdade AM e em seguida na TV Asa Branca ao Jornal ABTV.




Assessoria de Diogo Moraes.

União marca Encontro das Oposições


A casa de show Chevrolet Hall ficou pequena na tarde desta sexta (28) para a multidão que foi prestigiar do Encontro das Oposições para a disputa eleitoral 2010.

Representantes do DEM, PPS, PMN e PSDB unificaram o discurso em torno da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos ao governo estadual e José Serra para a presidência.

O deputado estadual Edson Vieira participou do evento e reforçou o apoio a disputa que se aproxima. “Estamos unidos em torno deste projeto que não é apenas de Jarbas, Serra ou dos deputados, vereadores e prefeitos que dão sustentação a pré-candidatura, e sim, um plano para vermos o Brasil em desenvolvimento e forte, frente aos desafios internos e externos”, ressalta o parlamentar.

Em sua fala, o senador Jarbas Vasconcelos se mostrou motivado para a disputa. “Nós vamos mostrar o trabalho no decorrer da campanha. O nosso trabalho não é virtual, temos muito a mostrar”, pontuou. O presidenciável José Serra quebrou o protocolo, voltando a discursar após o encerramento de sua primeira fala e surpreendeu com a promessa de ficar à frente da nova Sudene durante seis meses, para garantir a interiorização do desenvolvimento nacional.

G2

Encerramento do JESCC XIII‏


A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Santa Cruz do Capibaribe realizou nesta sexta-feira, 28/05, no Ginásio Poli-esportivo da cidade, o encerramento do JESCC XIII (Jogos escolares de Santa Cruz do Capibaribe) e a entrega de medalhas e troféus as escolas vencedoras.





Os jogos foram realizados entre os dias 15 a 31 de maio no Ginásio Municipal, Clube Ypiranga e quadra da Escola Estadual Padre Zuzinha. E participaram dos Jogos deste ano 22 escolas, sendo que sete da rede estadual e quinze da rede municipal. O evento contou com sete modalidades sendo quatro coletivas e três individuais. Contando com 1500 alunos que abrilhantaram a competição com garra, esforço, dedicação e a paixão dos atletas por suas comunidades escolares.





A cerimônia de encerramento contou com a parecença de pais, alunos professores, diretores e demais funcionários da educação. O evento ainda contou com a parecença do vereador Dimas Dantas, ex-atleta, onde lembrou a importância do esporte para o desenvolvimento dos jovens.





A secretaria de educação, cultura e esporte agradece a todos que participaram do JESCC XIII. Pois educar e incentivar a prática de esportes é construir e cuidar das pessoas.

Casal processa conselheiro conjugal que indicou amante para cliente


conselheiro conjugal Jeffrey Mechanic, de Nova York, está sendo processado em US$ 8 milhões por fazer com que um cliente traísse sua mulher para “salvar” o casamento.

Segundo o jornal "New York Post", Guido Venitucci, de 44 anos, e Heather Aldridge, 39, procuraram os serviços do terapeuta depois de dez anos de casamento e algumas desavenças.

Durante as sessões, Mechanic teria insinuado que Heather não conseguiria ser uma boa mulher e incentivou Venitucci a procurar prazer fora de casa. O conselho foi seguido à risca, mas logo veio a culpa.

"Por dez anos eu fui fiel. Mas depois que traí minha mulher, Mechanic disse que não havia nada de errado naquilo", contou o cliente frustrado.

Guido Venitucci e Heather Aldridge quase finalizaram o divórcio, mas resolveram sozinhos seus problemas. Agora, eles querem uma reparação pelos serviços mal feitos do conselheiro.

Do G1, em São Paulo

Polícia apreende 2 toneladas de maconha em carga de feijão no PR


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (31), quase 2 toneladas de maconha em meio a uma carga de feijão. O material estava sendo levado por um caminhão, e foi apreendido na BR-277, em Cascavel (PR).

Segundo a PRF, a droga vinha do Paraguai e seria levada para Guarapuava (PR). O motorista, de 40 anos, teria tentado fugir, mas foi preso em flagrante. Ele, o caminhão e a droga foram encaminhados a uma delegacia.


Do G1, em São Paulo

Mulheres fumam para moderar apetite e emagrecer

Os médicos descobriram que um dos motivos das mulheres fumarem mais que os homens é a redução do apetite. Isso porque o cigarro é visto como uma forma fácil de ajudar a emagrecer, o que não é confirmado pelos médico.

E elas têm fumado mais do que os homens. Uma pesquisa realizada em escolas públicas de São Paulo mostrou que 61% dos fumantes são mulheres, enquanto 39% são homens.

No entanto, segundo especialistas, o risco de infarto em mulheres fumantes é duas vezes maior do que em homens que mantêm o vício.

Assista ao vídeo da reportagem do Jornal da Record

Gasto com cigarro

Uma outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira (31) pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indica que as mulheres brasileiras gastam, em média, 12% do salário mínimo com cigarros. O dado foi obtido com base em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2008 e o valor do salário na época (R$ 415). Atualmente, 9,8 milhões de brasileiras são fumantes

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 20% dos 1,3 bilhão de fumantes do planeta são mulheres. O problema é que, enquanto entre os homens o índice de tabagismo está estável e parece ter atingido seu ápice, entre as mulheres ainda há um aumento significativo. Em metade dos 151 países analisados pela organização, as garotas jovens já fumam tanto quanto os garotos.

Antes de morrer, vítima de abuso disse nome de tio, segundo a polícia


Uma menina de 6 anos vítima de abuso sexual em Goiana (PE) disse à polícia, antes de morrer, que a violência havia sido cometida por seu tio e um vizinho. A informação foi divulgada ao G1 neste domingo (30) pelo delegado adjunto de Goiana, Herbert Arantes Martins.

“Um policial estava com a menina no hospital enquanto ela recebia atendimento médico e perguntou a ela, minutos antes do óbito, quem tinha feito aquilo com ela. Ela disse que tinha sido o ‘titio’ e o vizinho, e nos deu o nome de ambos”, diz Martins.

A criança foi encontrada na madrugada de sexta-feira (28) e levada ao hospital com sinais de espancamento e abuso sexual. A família começou a sentir falta da menina por volta das 17h da quinta-feira (27) e, durante as buscas, a encontrou com o corpo coberto por folhas, pedras e terra.

De acordo com Martins, enquanto a menina recebia atendimento médico, o tio estava com agentes da polícia no local do crime. “Acreditamos que, com isso, ele estivesse tentando nos despistar. Mas assim que a menina nos disse que o tio era responsável, o policial que estava no hospital entrou em contato com o agente no local do crime e foi dada voz de prisão em flagrante ao tio e ao vizinho”, afirma o delegado.

Em depoimento à polícia, ainda segundo Martins, os presos negaram a autoria do crime. Nos próximos dias, vizinhos e membros da família devem ser ouvidos pela polícia, durante as investigações.

A menina morreu na manhã de sexta-feira. O enterro ocorreu no sábado (29), também em Goiana.

Do G1, em São Paulo

Polícia divulga retrato falado de ex-amante e comparsa de Delma


A Polícia divulgou, nesta segunda-feira (31), o retrato falado de Ito, homem acusado de tentar matar a testemunha do Caso Jennifer Kloker, conhecido como Pink. Ito seria ex-amante de Delma Freire, presa sob acusação de ter participação no assassinato da turista alemã.

O atentado aconteceu no dia 21 de maio. Duas pessoas dirigindo um gol cinza de quatro portas foram até São José da Coroa Grande, no Litoral Sul pernambucano. Ito, que estava no carona, efetuou os disparos. A perícia do Instituto de Criminalística encontrou no local uma fotografia de Pink, jogada do carro. O jovem, que fazia parte do Programa de Proteção a Testemunhas, da Secretaria de Direitos Humanos, pediu para ser desvinculado do programa sob acusação de maus tratos e humilhação.

Qualquer informação sobre a localização de Ito deve ser informada ao Disque-Denúncia (81 3421.9595). Os dados, assim como a testemunha, serão mantidos sob sigilo. [Saiba mais no vídeo abaixo]

PASSADO - Pink está em liberdade condicional. Ele foi preso em 2005 por flagrante de estelionato e tráfico de drogas e foi beneficiado pela progressão de pena, jpa que cumpriu um sexto dela.

Delma Freire foi transferida para um anexo da Penitenciária Bom Pastor, em Igarassu, por conta da superlotação. Para Gleide Ângelo, Ito está agindo por conta própria na tentativa de matar o ex-presidiário, já que Delma está incomunicável.

Do JC Online

Polícia investiga acidente onde mulher foi arrastada por 1 km na BR-101


Milena Patrícia da Silva, de 23 anos, sofreu um acidente de trânsito na BR-101 no último sábado (29) e, após ficar presa nas ferragens de um carro, um Fox cor prata, foi arrastada por cerca de 1 km. O motorista conseguiu fugir e a polícia está à procura dele. Nesta segunda-feira (31), parentes da vítima e testemunhas prestaram depoimentos.

O delegado Newson Motta, está à frente do caso. Ele diz que ainda é cedo para apontar responsáveis: “ainda não temos subsídios suficientes para apontar a responsabilidade. Ao princípio, tudo leva a crer que foi o veículo que causou. Estamos realizando diligências para identificar o condutor”.

Ainda de acordo com o delegado, a polícia deve pedir às empresas que ficam na BR-101 imagens das câmeras de segurança que possam identificar o carro que bateu na moto. Na tarde desta segunda-feira (31), o delegado ouve os primeiros depoimentos de testemunhas do acidente.

O ACIDENTE
A vítima estava na garupa de uma moto pilotada pelo seu namorado, Telmo Henrique Timóteo de Moraes, de 49 anos. Os dois vinham do Janga para o Recife pela BR-101, quando, na altura de Paratibe, em Paulista, tentaram ultrapassar um caminhão e bateram no carro, que já vinha pela faixa da esquerda, segundo testemunhas.

A jovem ficou presa às ferragens do veículo e o motorista não prestou socorro. Ele tentou fugir e saiu arrastando Milene, que se desprendeu das ferragens, segundo testemunhas, somente quando outros motoristas trancaram o carro, que foi obrigado a parar, já na Guabiraba, em frente ao CT do Náutico.

ESTADO DE SAÚDE
Após o acidente, Milena foi internada no Hospital da Restauração, no Recife, onde passou por uma cirurgia e seu estado é considerado grave. tem estado de saúde estável. Ainda assim, sua situação é delicada. A cabeça, protegida pelo capacete, não teve ferimentos, mas o restante do corpo sofreu lesões consideradas graves.

“Apesar de a paciente estar absolutamente estável, continua respirando através de aparelhos. Ela ainda tem uma lesão muito forte na perna direita, com perda de músculo e pele, e uma grande queimadura na parte das costas, do dorso”, falou o diretor médico do HR, Hélder Correia.

Telmo Henrique ficou ferido, mas já recebeu alta.

Da Redação do pe360graus.com

Criança é encontrada morta na cisterna de casa em Caruaru


Um momento de descuido acabou em tragédia em Caruaru, Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Civil, Mariana dos Santos da Silva, de apenas dois anos e quatro meses, morreu afogada na cisterna de casa, no bairro São João da Escócia, na tarde desse domingo (30).

“A gente estava dormindo tranquilo, achando que ela estava brincando com as meninas. Quando foi por volta de 17h30, percebemos que ela não estava, então começamos a procurar. Foi aí que encontrei boiando na cisterna”, lamentou o padastro da menina, Denis Silva.

Do JC Online
Com informações da TV Jornal de Caruaru