quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Feriado movimentado na política local



Muitas lideranças regionais estiveram presentes na tarde da terça (29) na casa do Deputado Estadual Edson Vieira. Na ocasião políticos de Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga, Toritama, Santa Cruz e Brejo da Madre de Deus estiveram presentes, almoçaram e discutiram parâmetros da política estadual.
Entre as personalidades vários vereadores, o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda, Flávio Lima prefeito de Toritama, Ernando Silvestre ex-prefeito de Santa Cruz e Mendoça Filho ex-governador.
Para Edson Vieira esses eventos mostram que sua reeleição está firme “tenho aqui diversas lideranças de Santa Cruz e das cidades vizinhas, que confiam no meu mandato e estão fortes comigo para essa reeleição” afirmou Vieira.
Após a solenidade de entrega da Medalha Pe. Zuzinha os vereadores de Santa Cruz também se juntaram as demais lideranças, e no final da tarde a comitiva prestigiou a procissão de São Miguel e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, e seguiram pelas principais ruas da cidade.

Santa Cruz representada em encontro de jornalistas em Goiás



A cada dois anos, desde 1984, o Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) constitui um foro de debates sobre o exercício da profissão do jornalista em assessoria de imprensa, o mercado de trabalho e de comunicação no Brasil. O objetivo também é aproximar a categoria e criar um canal de aperfeiçoamento das técnicas e instrumentos do exercício da profissão de jornalista em assessoria de comunicação e de imprensa.
Sempre buscando se atualizarem, os jornalistas da G2, Gilberto Silva e Geraldo Moura estão de malas prontas para participar do congresso, “a qualificação permanente é uma marca da G2, cursamos pós-graduação e participamos de congressos importantes, sempre visando a atualização necessária para a profissão” enfatizou Gilberto. Segundo Geraldo Moura “o fluxo de informações é muito grande, para ser um bom profissional é preciso se atualizar permanentemente, a cada dia aumenta a procura por profissionais qualificados”.

O XVII ENJAC, de 1º a 4 de outubro de 2009, em Goiânia (GO), avaliará as questões próprias da atuação do jornalista profissional em assessoria de imprensa e sua relação com assessorados e redações, além da formação do profissional em assessoria de imprensa, ética profissional e relações trabalhistas.

Com o tema “Assessoria de Imprensa: O Jornalismo passa por aqui”, o encontro deste ano realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás reunirá representantes da FENAJ, dos 31 Sindicatos dos Jornalistas do Brasil e jornalistas e estudantes de Jornalismo de várias partes do País.

Sul-africano que vivia com 40 cobras desiste de recorde após picada


sul-africano Johannes Swart, de 34 anos, que estava vivendo há 37 dias com 40 cobras venenosas, precisou encerrar sua tentativa de recorde mundial após ser picado no pé por um dos répteis, segundo reportagem do portal de notícias sul-africano "Times Live".



Swart pretendia permanecer 121 dias vivendo com as 40 cobras venenosas em uma pequena casa de 20 metros quadrados, em Hartebeespoort (África do Sul), para entrar para o Guinness, livro dos recordes. No entanto ele precisou encerrar a tentativa na segunda-feira.

"No início, ele se recusou a ir ao hospital", disse o dono do parque, Hennie Jonk, destacando que os médicos precisaram convencê-lo, pois, caso contrário, ele estaria colocando sua vida em risco. Por causa do veneno, Swart pode perder alguns dos dedos do pé.

Do G1, em São Paulo

300 carneiros morrem envenenados em fazenda

Lula sanciona reforma eleitoral e libera debate entre candidatos na web


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (29) a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e vetou a parte da lei que igualava as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio.

Com o veto do presidente Lula ao artigo que tratava das regras dos debates, apenas as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas, ficam obrigadas a convidar todos os candidatos que disputam um mesmo cargo para realizar debates. Apesar de serem obrigadas a convidar todos os candidatos, as emissoras podem realizar debates com a concordância de até 2/3 dos concorrentes. A web está livre dessas regras.

Lula manteve o texto aprovado pelo Congresso na parte que prevê a exigência de impressão de votos em um percentual de urnas em todo o país nas eleições de 2014. O presidente não levou em conta o pedido de alguns ministros, como o da Defesa, Nelson Jobim, para vetar a proposta dos deputados. Jobim chegou a classificar a mudança de “retrocesso”.

O presidente manteve a proposta aprovada do voto em trânsito no pleito para presidente da República. Com isso, o eleitor fora do seu domicílio eleitoral poderá comparecer a uma sessão eleitoral e votar em um dos candidatos à Presidência. Essa mudança ainda será objeto de regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vale apenas para votação nas capitais.

Outros vetos

Lula vetou também uma proposta do Congresso que previa o parcelamento de multas eleitorais junto à Receita Federal. O Ministério da Fazenda pediu o veto deste artigo porque o órgão responsável por esse parcelamento, já previsto na lei eleitoral anterior, é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O presidente também vetou um novo cálculo proposto pelo Congresso para restituição via Imposto de Renda para as empresas de radiodifusão pela veiculação da propaganda eleitoral gratuita.



Com o veto, as emissoras continuam sendo obrigadas a informar à Receita o valor da publicidade comercial veiculada no dia anterior à veiculação da propaganda eleitoral e a receita obtida com venda da mesma grade publicitária naquela faixa de horário 30 dias antes e 30 dias depois da propaganda eleitoral.

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

Terremoto atinge ilha na Oceania

Bancários realizam passeata nesta quarta

Em greve desde a noite da última quarta-feira (23), os bancários do Estado realizam passeata nesta quarta (30), a partir das 10h, para sensibilizar a população e intensificar a paralisação de agências de bancos privados. A concentração ocorrerá simultaneamente nas agências do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco e na Caixa Econômica do Cais do Apolo.

A expectativa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (SindBancários- PE) é que compareçam cerca de 1.000 grevistas.


Do Jornal do Commercio

Polícia recupera 13 armas furtadas do Fórum em Araripina


Agentes da Polícia Civil da Delegacia de Araripina, no Sertão do estado, conseguiram recuperar 13 armas furtadas do Fórum da cidade. De acordo com a polícia, o suspeito de ter cometido o crime é Hermógenes Granja Aguiar, que trabalhava como vigilante noturno do prédio nos finais de semana e teria aproveitado a ausência dos funcionários para furto as armas. Ele foi detido e está na cadeia pública municipal.

O criem aconteceu no dia 14 de setembro. No total, foram levados 16 armas que estavam sob a guarda da Justiça. A polícia conseguiu apreender 12 revólveres, entre calibre 32 e 38, além de uma pistola bereta.

Ainda segundo informações da polícia, além do furto, Hermógenes Aguiar também revendia as armas a pessoas da cidade. Ele também é apontado por ter roubado um tonner de impressora a laser, a bomba d’água e o fax do Fórum. Os objetos foram recuperados pelos agentes.

Ainda faltam ser apreendidas três armas, das 16 roubadas. Por esse motivo, a delegada resposnsável pelo caso, Lívia Pires Callou, disse que as investigações terão prosseguimento.

Da Redação do pe360graus.com

Policial é ferido em confronto com integrantes do MST


Um policial militar ficou ferido, durante a reintegração de posse da fazenda Grande, em Buíque, a 280 quilômetros do Recife, nesta terça-feira (29). O local estava ocupado há seis meses por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na ação, 35 policiais foram enviados para dar segurança ao processo de desocupação. Os agricultores entraram em confronto com os PMs. Durante a confusão, o soldado Washington Nascimento de Siqueira foi ferido nas costas e levado para o Hospital Memorial de Arcoverde. Ele passa bem e já recebeu alta.

Dez integrantes do MST foram levados para a Delegacia de Buíque, onde foram autuados em flagrante por lesão corporal e tentativa de homicídio. Três mulheres foram levadas para a Colônia Penal Feminina de Buíque e os sete homens para o Presídio de Arcoverde.

Da Redação do pe360graus.com

Polícia investiga agressão sofrida por jornalista no Recife


A polícia investiga o caso de um jornalista do Diario de Pernambuco agredido por dois rapazes que teriam se apresentado como filhos do vereador Luiz Vidal (PSDC), que morreu no último sábado (26). O motivo da agressão seria o conteúdo de uma reportagem escrita sobre a morte do político.

De acordo com o jornalista Rafael Dias, 25 anos, ele não teve chance de se defender. Assim que chegou à portaria do Diário de Pernambuco, foi surpreendido com a agressão. “Por volta das 20h, eles pediram para que o porteiro me chamasse do lado de fora. Quando procurei me certificar se era eu quem eles procuravam, eles não me deram nenhuma chance de reação. Eu levei logo um murro, um golpe”, explica o jornalista.

Dias foi esmurrado na portaria do prédio do Diario de Pernambuco, na noite da última segunda-feira (28). Uma repórter e um fotógrafo, além de dois seguranças teriam presenciado o crime.

Na reportagem escrita por Rafael Dias, foi dito que o vereador poderia ter sido vítima de uma doença degenerativa, transmitida pelo consumo de carne estragada ou pela transfusão de sangue contaminado, que ficou conhecida como “mal da vaca louca".

“A matéria segue todos os preceitos básicos do jornalismo, procuramos a família, os médicos e passou por mim a matéria e não tem nada que atinja a imagem do vereador - é uma atitude que viola completamente a liberdade de expressão”, explicou a diretora de redação do Diario de Pernambuco, Vera Ogando.

O jornalista foi socorrido para um hospital e depois seguiu para a delegacia de Santo Amaro para prestar queixa. Ele está com o lábio e o nariz inchados e não foi ao trabalho nesta terça-feira (29). Em casa, Rafael Dias afirmou que ficou indignado com a situação, disse que foi surpreendido e não teve chance de defesa. Ele quer a punição do culpado.

O delegado João Dantas, da Delegacia da Boa Vista, vai abrir inquérito para apurar o caso. De acordo com ele, os suspeitos serão autuados por crime de lesão corporal. Ele disse ainda que vai pedir uma perícia no repórter para ver o grau da lesão. O delegado condenou a agressão e afirmou que, se os rapazes se sentiram ofendidos com o texto, poderiam ter usado “meios legais” para pedir punição ao jornalista. “Nós vamos identificar essas duas pessoas e eles irão prestar esclarecimento, motivo da agressão. Depois mandar as informações para a justiça”, explica o delegado João Dantas.

Nesta terça-feira (29), a viúva do vereador, Beatriz Vidal, disse que não aprova a atitude dos rapazes e que ela mesma vai se encarregar de encaminhar os filhos à delegacia para que possam ser ouvidos e respondam pelo ato. Mas afirmou que essa reação foi provocada pelo dor que os filhos sentiram ao ler no jornal uma matéria que ela classificou como irresponsável e imprudente

“Vamos levá-lo aonde é de direito para que ele responda pelos atos dele. Mas acreditamos que tem dois lados nessa questão: uma é a dor de uma família que abre o jornal 24 horas depois do sepultamento e vê a história de uma geração comprometida por uma afirmação que não é científica, de que a doença seria contagiosa e hereditária. Meu filho teve uma dor muito forte e acredito que a agressão foi devido a isso”, comenta Beatriz Vidal.

Da Redação do pe360graus.com

Prefeito de Caruaru diz que realizará seleção para substituir médicos

Operação de combate à sonegação fiscal já soma 11 presos

O Grupo de Operações Especiais (GOE) realiza hoje uma operação de combate à sonegação fiscal em Pernambuco. Onze suspeitos já foram presas e estão sendo encaminhadas à sede do GOE, no bairro do Cordeiro.



Mais de 300 policiais e cerca de 90 auditores fiscais estão envolvidos na operação que pretende cumprir 47 mandados de prisão e busca e apreensão. A ação acontece nos municípios de Recife, Escada, Palmares, Catende, Caruaru, Toritama, Pesqueira e Petrolina.



Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

terça-feira, 29 de setembro de 2009

HOJE O DIA É DELE


Hoje esta comemorando mais um ano de vida o radialista e blogueiro Melqui Lima pessoa que tem um trabalho excelente na comunicação em nossa cidade FELIZ ANIVERSARIO E TUDO DE BOM

gincana(secretaria de educação)‏


A Secretaria municipal de Educação em parceria com Secretaria de Saúde, realizou nesta manhã uma gincana entre as escolas da rede municipal. O objetivo era saber qual escola arrecadaria mais garrafas PETI, garrafas que servirão para a confecção das ovitrampas (armadilhas no combate a dengue). As primeiras colocadas receberam premiações doadas pela Câmara municipal de vereadores.





Com a participação efetiva dos alunos professores e demais funcionários da rede municipal de educação e de saúde junto com a colaboração de toda a sociedade mais de 40.000 garrafas PETI foram arrecadadas.


As escolas vencedoras foram: escola intermediaria Mª José em 3º lugar com 3.000 garrafas em 2º lugar a escola Ivone Gonçalves com 9.956 garrafas e em 1º lugar recebendo um computador da Câmara de vereadores a escola Sevy Barros com 10.750 garrafas PETI.


Para a secretária adjunta Silvia Felix e a coordenadora do programa de combate a dengue no município, Dr Cândida, é de extrema importância essa parceria entre as secretarias e a população, pois só assim de fato podemos construir e cuidar das pessoas. discurso este abordado pelo prefeito Toinho do Pará em sua fala no evento.




da assessoria









.

Pelé apoia candidatura Rio-2016 em Copenhague


Pelé foi visitar crianças do clube de futebol Bronshoj em Copenhague, na Dinamarca, na campanha para o Rio de Janeiro sediar a Olimpíada de 2016. Rio de Janeiro disputa com as cidades de Tóquio, Madri e Chicago, esta última com o apoio de Barck Obama.


R7

Americano é condenado a 18 meses de prisão por roubo de cachorro-quente


Um americano que roubou um cachorro-quente em um parque nos Estados Unidos foi condenado a 18 meses de prisão.

De acordo com reportagem do jornal "The News Courier", Antonio Judd foi considerado culpado em julgamento na segunda-feira (28).



Ele teria tirado o cachorro-quente de outro homem, que estava sob uma árvore no Elm Park, em Worcester, depois de ameaçá-lo com algo que parecia uma arma. A ocorrência policial diz ainda que ele começou a devorar o cachorro-quente sujando a camisa de mostarda.



Segundo os policiais, Judd foi preso portando uma arma de chumbinho e um canivete. Ele já havia sido condenado pelo menos três vezes, por crimes como assalto e vandalismo.

Do G1, em São Paulo

Médicos confirmam que Dilma está livre do cancêr

CBF afasta árbitro

Homem tenta aumentar o pênis e fica com membro entalado em halteres


Os bombeiros atenderam uma chamada de emergência em Newport Beach, no estado da Califórnia (EUA), depois que um homem ficou com o pênis preso em um anel de metal enquanto tentava aumentar seu membro, segundo reportagem da emissora de TV "KTLA".

Os bombeiros usaram uma serra para cortar a argola de metal que prendia o pênis do homem aos halteres de peso utilizados para aumentar o tamanho do membro. Os bombeiros levaram cerca de duas horas para remover o anel.

De acordo com a polícia de Costa Mesa, o órgão sexual do homem inchou cinco vezes o seu tamanho normal.

Inicialmente, ele havia recusado tratamento, mas funcionários do hospital Hoag Memorial disseram que o homem poderia morrer se permanecesse mais tempo com o fixador de aço em seu pênis.

Segundo as equipes de emergência, o pênis do homem deve ter ficado preso por quase três dias.

Do G1, em São Paulo

Bebê é encontrado sozinho no mato

Feto é encontrado em banheiro da estação rodoviária da cidade de Palmares

Um feto com aproximadamente sete meses de gestação foi encontrado no banheiro público da estação rodoviária da cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado. O feto foi encontrado por pessoas que faziam a limpeza no local, dentro de um saco plástico preto.

De acordo com a polícia, o feto estava morto e foi encontrado por volta de 13h. Ainda não há suspeita de quem deixou o saco no banheiro da ferroviária. O feto foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru, no Agreste.

Da Redação do pe360graus.com

Seca faz 19 municípios do interior de PE decretarem estado de emergência


A seca está causando prejuízos nas lavouras. Foi decretado estado de emergência em 19 municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco. 15 ficam no sertão: Betânia, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Exu, Flores, Inajá, Itacuruba, Lagoa Grande, Mirandiba, Parnamirim, Petrolina, São José do Belmonte, Serrita, Tabira e Terra Nova.

No Agreste mais quatro municípios: Bezerros, Feira Nova, Riacho das Almas e Cachoeirinha. O nível de água no açude público do Sítio Conceição de Cima, em Cachoeirinha, está bem abaixo do normal, para desespero dos moradores - é nele que a população abastece as casas.

As lavouras que seriam o sustento das famílias estão perdidas. “O rapaz plantou meio mundo de feijão e perdeu quase tudo. Isso está acontecendo com todo mundo”, contou o agricultor José Correia dos Santos.

Alguns agricultores reduziram o prejuízo com o Programa Garantia Safra, uma ajuda do Governo Federal de quase R$ 600, mas infelizmente o benefício ainda não chegou a Cachoeirinha. “Tem que estar cadastrado no Estado, porque é um recurso federal, mas não tivemos tempo de fazer isso”, justificou o secretário de Agricultura da cidade. “Mas estamos tomando providências para que os agricultores recebam caso haja perda”.

GARANTIA SAFRA
O Programa Garantia Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e visa garantir uma renda para a família que tem perda por excesso hídrico ou estiagem. Para fazer parte do programa, o agricultor tem que plantar em uma área entre 0,6 e 10 hectares, ter renda mensal de um salário mínimo e meio e ser do semiárido.

“Além disso, o município deve fazer adesão no Governo do Estado”, explica a coordenadora do Programa Garantia Safra em Pernambuco, Edivânia Vidal (foto 1). “O agricultor tem que procurar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural da sua cidade ou uma associação do município que conceda a DAP, declaração de aptidão para o Pronaf”.

Para a safra 2009-2010, o curso da adesão é de R$ 6 para o agricultor, R$ 18 para o município e R$ 36 para o Governo do Estado, por cadastro. “Havendo perda, o agricultor recebe quatro parcelas de R$ 150, totalizando em R$ 600”, disse Edivânia Vidal. “É o segundo maior programa do Brasil, depois do Bolsa Família, atende 700 mil agricultores do semiárido do Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo”.

METEOROLOGIA
As previsões meteorológicas para os agricultores do semiárido não é muito animadora. Se na Região Metropolitana do Recife e no litoral a previsão é de pancada de chuvas e sol apenas no fim do ano, no Sertão e no Agreste, as altas temperaturas e o tempo seco predominam. Os extremos do clima em todo o Brasil são explicados pelo mesmo fenômeno: o El Niño.

“Estamos em uma área abaixo do equador, nessa área a situação está invertida”, explica a diretora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamep), Franci Lacerda (foto 2). “Todos os anos acontece isso. O que falta é uma política de convivência com o clima semiárido. Neste ano, choveu acima do normal, a taxa de evaporação foi alta, acima de cinco milímetros por dia, mas não há um direcionamento para que o agricultor conviva com esse tipo de clima”.

Apesar do tempo seco e quente, pode chover granizo no Sertão este ano, alerta a especialista do Lamep. “Em anos em que o fenômeno El Niño aparece, como neste que ele vinha intensificado, podem ocorrer pancadas de granizo intensas na região. Predominam as temperaturas altas e os sucessivos dias sem chuvas, mas pode haver chuva intensa com possibilidades de granizo em áreas localizadas”, disse Franci Lacerda.

“O agricultor pode esperar, além das altas temperaturas, umidade relativa baixa no Sertão, o que causa desconforto nas pessoas e nos animais. Podem ocorrer, em dezembro e janeiro, chuvas associadas ao fenômeno de vórtice ciclônico, mas em áreas isoladas”. De acordo com ela, a umidade relativa baixa também traz uma série de doenças relacionadas a vetores de vírus, além de baixar a qualidade de vida das pessoas.


Da Redação do pe360graus.com

FHC marca presença no lançamento do livro de Marco Maciel no Recife


O ex-presidente da república Fernando Henrique Cardos esteve no Recife para o lançamento do livro "Política das Ideias" do senador Marco Maciel (DEM). O lançamento foi na noite da última segunda-feira (28). O político pernambucano e FHC chegaram juntos ao Paço Alfândega, onde ocorreu a festa.

O novo livro do senador reúne textos escritos de março de 2003 a 2009. “São artigos palestras sobre diferentes temas, envolve uma grande quantidade de questões que foram reunidas depois de uma reflexão que eu fiz sobre os textos elaborados”, explicou Marco Maciel.

Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro a receber o livro autografado. “Marco Maciel é um político excepcional, um político das ideias, como diz o título do livro”, elogiou “Ele acredita no futuro, isso é preciso hoje em dia”.

O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB - foto 2) também compareceu. “Em um momento de apatia, ter uma personalidade de expressão nacional como Marco Maciel escrevendo sobre tudo isso é positivo para essa fragilidade que existe hoje na política nacional”, comentou.

POLÍTICA
Sobre a campanha eleitoral para presidente do próximo ano, Fernando Henrique Cardoso falou sobre a formação de uma chapa "puro-sangue" formada só pelo PSDB. Os tucanos têm dois pré-candidatos que disputam a indicação: os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves.

“Eu nunca usei essa expressão, em geral ‘puro-sangue’ não dá muito resultado”, comentou FHC. “Me perguntam quem vai ser vice, mas primeiro vamos pensar em quem será o presidente. Vamos analisar com muita tranquilidade o que dá mais proveito. Mas o importante é que a gente esteja unido”.

Da Redação do pe360graus.com

Menino de sete anos morre após pisar em fio solto de poste em Caruaru


Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, uma criança morreu depois de pisar em um fio que havia se soltado de um poste de iluminação pública. Testemunham disseram que Diogo Heleno da Silva, de sete anos, estava andando no local quando bateu no fio. “O menino tinha ido comprar pipoca, quando de repente veio outro menino e disse que ele pisou no fio, pegou com a mão para puxar e pronto”, contou a dona de casa Graciete Lindaura.

O Samu foi chamado para fazer o socorro, mas quando os médicos chegaram ao local, o garoto já estava morto. “Fomos os primeiros a chegar, havia muitos populares ao redor do corpo”, lembra o médico Gustavo Souza Leão. “Mas quando fomos atende, já tivemos a certeza da morte”.

Os moradores afirmam que já haviam denunciado os riscos do fio solto várias vezes para a Celpe, mas a companhia não foi solucionar o problema. “A Celpe só veio agora que meu filho estava morto”, lamenta o pai da criança, Wilson Heleno da Silva. “Quatro vezes ligamos para a Celpe, do jeito que aconteceu com meu filho acontece com outra pessoa”.

A polícia vai investigar responsabilidade da Celpe no caso. “Vão ser intimados gerentes operacionais para a gente inquirir e verificar porque não houve providências”, afirmou o delegado Erick Lessa, responsável pelo caso.

A Celpe informou que lamenta o acidente e que está à disposição para prestar assistência à família da criança. A companhia disse ainda que o fio se partiu depois que uma pipa enroscada na rede elétrica provocou um curto-circuito.

Da Redação do pe360graus.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AGUA PARA TODOS



O vereador Deomedes Brito (PTB), preocupado com a situação em que os moradores da Vila Santo Antônio se encontram, começou buscar uma forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores que foram retirados da antiga Favela do Papelão e colocados na Vila Santo Antônio, ao lado do Santo Augustinho.

Deomedes conseguiu uma caixa d’água e implantou com a ajuda dos moradores um chafariz para atender a comunidade que sofria com a falta de água e de condições dignas para as famílias que estão morando no local.

“Nossa preocupação com essa população é grande porque são muitas famílias vivendo em condições precárias e necessitando de um suporte dos poderes públicos” afirmou a assessoria do vereador.


Assessoria de Imprensa

Mãe bate em filho preso em delegacia do Paraná

Homem morre após ser atingido por avião de brinquedo

Mãe de assaltante morto em Vila Isabel após fazer comerciante refém sai em defesa do filho


Duas mães, dois dramas distintos. No mesmo momento em que Ana Cristina Garrido agradecia ao major João Busnello, no sábado, Edmar Paula Mattos chorava a morte do filho. Sérgio Ferreira Pinto Júnior foi morto com um tiro disparado pelo oficial da PM sexta-feira, em Vila Isabel, quando mantinha Ana refém. Edmar, que trabalhava no dia da ação, não acompanhou os últimos minutos de vida do filho.

- Eu não queria que ele (Sérgio) tivesse morrido... Mas os policiais fizeram um ótimo trabalho - disse Ana, que recebeu a visita do major Busnello e relembrou os momentos do dia anterior:

Vídeo mostra a emoção do encontro



- Na hora do tiro, pensei que tivesse sido atingida. Corri pelo instinto. Eu lembrava muito do Caso 174, em que a refém morreu, mas pedi a Deus para sair viva.

"A polícia poderia ter esperado"
Longe dali, no Engenho Novo, a mãe de Sérgio recebeu a equipe do EXTRA em casa, e também relembrou o drama de sexta. Em meio a lágrimas, suspirava:

- A polícia poderia ter esperado um pouco mais. Ele não ia detonar a granada, a índole dele não era essa - lamentou Edmar, que trabalha como doméstica.

Segundo ela, Sérgio concluiu o ensino médio e estava desempregado há três anos. Era chamado para entrevistas, mas não conseguia ser contratado:




- Ele estava desesperado, achava que tinha que me dar do bom e do melhor.

A irmã de Sérgio, Karen Patrícia Mattos, de 22 anos, questionou a ação policial:

- Não precisava dar um tiro na cabeça dele.

Edmar prestou depoimento à polícia no fim da noite de sexta-feira e revelou que esteve com o filho no domingo anterior, quando ele levou a filha de 3 anos para vê-la. A família ainda tenta arrecadar dinheiro para conseguir pagar o enterro.

Camilo Coelho e Djalma Oliveira, Extra

Bandido mostra onde idoso foi enterrado

Rodada deixa o topo da tabela do Brasileirão mais verde que nunca


A ponta da tabela do Campeonato Brasileiro ficou mais verde após a 26ª rodada. Em mais uma rodada sem vitórias dos ameaçadores São Paulo e Internacional, Palmeiras e Goiás dividiram os agradecimentos e ganharam terreno na classificação. O time do técnico Muricy chegou a 50 pontos após derrotar o Atlético-PR por 2 a 1, no sábado, em partida que teve o zagueiro Danilo como destaque. Curiosamente, o defensor alviverde só pôde ser escalado com o pagamento de uma multa contratual de R$ 100 mil a seu ex-clube, o Furacão.



- Nosso time foi valente. Sabíamos que seria difícil, que iríamos sofrer. Jogamos na quarta, contra o Cruzeiro, fora de casa, e foi desgastante. Mas valeu mais uma vez o espírito do time, que está muito consciente e trabalhando duro – disse o treinador palmeirense.

O Esmeraldino, por sua vez, se aproveitou do mau aproveitamento do Grêmio fora de casa e de um desvio mal feito pela zaga tricolor, no Serra Dourada, para vencer de virada por 2 a 1 e, com 45 pontos, assumir a vice-liderança.



- Conquistamos uma vitória na base da vontade mesmo. Agora precisamos descansar um pouco e já pensar no jogo de quinta - ressaltou Iarley, referindo-se ao jogo de volta contra o Cerro Porteño, do Paraguai, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe precisa vencer por três gols de diferença no Serra Dourada para avançar na competição.



Com a mesma pontuação, mas com menos vitórias - 12, contra 13 dos goianos - o São Paulo empatou com o Corinthians no clássico paulista e caiu para terceiro. O resultado não agradou a nenhuma das duas equipes, mas os corintianos – que seguem longe do G-4, em nono – puderam comemorar o primeiro gol de Ronaldo após seu retorno ao time. O Fenômeno se aproveitou da falha bisonha do zagueiro André Dias e abriu o placar no Morumbi. Washington arrancou o empate para os são-paulinos.



- Não quero tirar a minha responsabilidade. Acredito que o Bosco tenha falado para deixar para ele, mas, com o estádio cheio e muito barulho, eu não escutei. Foi uma jogada incomum, nunca tinha acontecido na minha carreira – lembrou André Dias.



GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Jovem alega ter sido agredido por segurança em evento no Recife


Um jovem de 17 anos prestou queixa, na tarde deste domingo (27), na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) do bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. De acordo com o boletim de ocorrência registrado, ele alega ter sofrido um murro na boca, chutes e uma rasteira de um dos seguranças do show Samba Recife, realizado na noite desse sábado (26), na área externa do Centro de Convenções.

O jovem informou que estava com mais quatro pessoas perto do palco do evento, por volta das 3h, quando começou uma confusão próximo ao local. Com a movimentação, cerca de 15 seguranças apareceram. "Eles vieram batendo em todo mundo sem querer saber quem estava certo ou errado. Ele chegou perto de mim deu um empurrão e um soco na boca", conta. O garoto também informou que, como ficou com dentes quebrados, teve que fazer uma cirurgia na boca pela manhã no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Segundo o delegado de Plantão da GPCA da Boa Vista, Bismarck Gouveia, uma perícia traumatológica foi solicitada e o caso deve ser investigado pela GPCA da Madalena, responsável por instaurar o inquérito quando o menor é a possível vítima. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria e com a produção do show mas não conseguiu localizá-las.

Do JC Online

Incêndio em casa deixa três crianças feridas em Petrolina

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um incêndio deixou três crianças feridas na manhã do último domingo (27). O fogo teria sido provocado por um curto-circuito em um ventilador. As chamas atingiram o quarto de uma casa no bairro de Henrique Leite.

O fogo se espalhou pelo cômodo onde três crianças dormiam sozinhas. No momento do incêndio, os pais estavam no quintal. “A gente estava lá fora, escutou gritos das crianças e viu fumaça, o fogo já estava pegando”, lembra o agricultor Antônio Simão da Silva. Os vizinhos ajudaram a apagar o fogo. “Pegou fogo no ventilador e na cama”, conta o eletricista Cícero Francisco Feitosa.

As três crianças foram levadas para o Hospital de Traumas de Petrolina. Duas delas tiveram queimaduras de primeiro e segundo graus, foram atendidas e liberadas. Uma menina de três meses teve 60% do corpo queimado e o estado de saúde dela é grave.

Da Redação do pe360graus.com, com informações da TV Grande Rio

Sport vence o Santo André por 2x1 na Ilha do Retiro


O Sport fez uma boa partida na noite deste domingo (27), na Ilha do Retiro, no Recife, derrotando o Santo André por 2x1. O primeiro gol leonino nasceu dos pés de Arce. O time rubro-negro pernambucano acabou cedendo o empate, após investida de Rodrigo Fabri. Quem definiu o placar foi Vandinho, já no segundo tempo.

Com esse resultado, o Sport chegou aos 23 pontos, permanecendo em 19º lugar na competição, na frente apenas do lanterna Fluminense, com 21. Já o Ramalhão, que não vence há cinco partidas, também continua na 17ª colocação, com 25 pontos, um a menos que o Náutico, 16º lugar, com 26.

O próximo desafio do Sport será o time do Grêmio. A partida, válida pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será no domingo (4), às 16h, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Um dia antes, às 18h30, o Santo André recebe o Vitória, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

O JOGO - O início da partida começou bem acirrado, com os dois times buscando o ataque em velocidade. Aos cinco minutos, o goleiro Neneca quase foi supreendido por uma bomba de Fininho. Aos nove, Vandinho perdeu ótima chance após receber de Luciano Henrique e ficar na cara do gol. O Sport não finalizou bem em outros lances e só conseguiu marcar aos 21. Dutra fez lançamento pela esquerda e Arce bateu. A bola desviou na zaga antes de estufar as redes.

O Leão ainda teve a oportunidade de ampliar dois minutos depois. Fininho tentou fazer um gol de calcanhar, mas Cesinha conseguiu tirar a bola em cima da linha. Aos 33, veio a reação do Santo André. Após cruzamento de Júnior Dutra, Rodrigo Fabri mergulhou de peixinho e marcou de cabeça. Aos 45, a equipe adversária quase ampliou o marcador. Pablo Escobar mandou uma bomba, mas o goleiro Magrão fez uma bela defesa.

No segundo tempo, Magrão foi forçado a fazer outra boa defesa após cobrança de Rodrigo Fabri, logo no primeiro minuto. Aos 10, foi a vez de Luciano Henrique tentar um cruzamento perigoso, mas Neneca também afastou. Dois minutos depois, Luciano Henrique novamente dominou a bola e tabelou bonito, mas finalizou mal e perdeu ótima chance. O gol da definição do marcador saiu aos 23. Vandinho mandou uma bomba de pé esquerdo. Neneca ainda tocou na bola, mas ela entrou. E a torcida rubro-negra respirou aliviada.

Do JC Online

Jarbas volta a criticar lentidão


A dúvida em torno da candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado, nas eleições de 2010, permearam o tradicional cozido oferecido pelo peemedebista, na sua casa de praia do Janga, no último sábado. Mesmo com a torcida dos deputados estaduais da oposição, que pressionavam e davam como certa a candidatura do senador, até por uma questão de sobrevivência, Jarbas Vasconcelos não adiantou seus próximos passos dentro da conjuntura eleitoral do próximo ano. No entanto, apesar da animação de alguns oposicionistas, o líder teceu críticas à postura da oposição depois da derrota eleitoral da candidatura do ex-governador Mendonça Filho (DEM), em 2006.


Para ele, o trabalho de seu grupo demorou para ser colocado em prática, uma falha que teria deixado o campo livre para o governador Eduardo Campos (PSB) investir no Interior. “A oposição precisava ter mais atenção no interior, tinha que se fazer presente, precisava conversar. Passou um longo inverno depois que perdeu a eleição para retormar o trabalho na oposição. Acredito que deveria ter sido feito esse trabalho desde o começo, como está acontecendo agora, de última hora”, disse Jarbas.


Sem deputados federais presentes, o senador teve que se contentar com a presença da bancada oposicionista da Assembleia Legislativa. E entre eles, a única peemedebista, deputada Jacilda Urquisa, Terezinha Nunes (PSDB) e a democrata Dilma Lins, que foi saudada pelo deputado Augusto Coutinho (DEM) como melhor que a “deles” - fazendo uma provocação à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), presidenciável governista.


Coutinho, líder da bancada de oposição, também fazia referência à candidatura de Jarbas Vasconcelos, além de aceitar prontamente o convite do rival Isaltino Nascimento (PT), líder dos governistas, que marcou para o dia 7 de outubro uma visita junto a uma comissão suprapartidária às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já o deputado Pedro Eurico reagiu ao convite, fazendo uma nova proposta a Isaltino Nascimento. “Quero que os governistas venham antes aos hospitais que visitamos com frequência por todo o Estado durante as nossas caravanas. Se eles forem conosco, vou para as visitas realizadas por eles também”, desafiou.


O convite de Jarbas Vasconcelos foi estendido a alguns governistas, que sequer ligaram para o senador para justificar suas ausências. Lá, os deputados da oposição disseram que o motivo da ausência seria “medo do governador”. Porém, Jarbas alertou que se tivesse a intenção de cooptar alguém para a ala oposicionista não seria a mehor ocasião. “Não faria isso na frente de todos vocês. Se quisesse trazer alguém, conversaria em reserva”, revelou.

Jairo Lima (folha de pernambuco)

Gincana de combate à dengue reúne 10 mil alunos em Santa Cruz do Capibaribe


Com o objetivo de reduzir os índices de infestação pelo mosquito transmissor da dengue em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, cerca de 10 mil alunos de 17 escolas da rede pública do município participam de uma gincana nesta segunda-feira (28). Os estudantes vão recolher garrafas plásticas, tipo pet, para confeccionarem ovitrampas, armadilhas para captura do Aedes aegypti. A atividade ainda conta com apresentações de paródias, peças teatrais e danças, enfatizando o tema dengue.

A gincana acontece no Clube Ypiranga, no bairro Nova Santa Cruz, a partir das 9h, e faz parte da segunda etapa do projeto Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes aegypti (SMCP-Aedes), desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde. A expectativa é de que sejam arrecadadas uma média de 25 mil garrafas.

PRÊMIO - A escola vencedora receberá um computador doado pela Câmara Municipal de Vereadores, que também patrocinará os materiais necessários para a confecção das ovitrampas: tecido, clips, cordão e larvicida BTI. Já a Secretaria Municipal de Saúde vai treinar os alunos para a confecção das armadilhas.

Do JC Online

Plantão ilegal é crime



Um emprego que oferece autonomia para a tomada de decisões e uma boa renda no fim do mês. Uma oportunidade e tanto para os alunos de medicina. Mas é crime. O plantão ilegal, como é chamada a prática de assumir o lugar de um médico realizando atividades exclusivas da profissão sem supervisão, atrai universitários movidos pelo desafio de exercer o trabalho com independência e pela chance de receber salários incompatíveis com a realidade de qualquer estudante. Segundo o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, a média paga ilegalmente aos universitários é de R$ 800 por plantão de 24 horas. Mas há quem receba R$ 7 mil em um mês. E, assim, consiga comprar até carros. Porém, ao substituírem médicos, os estudantes praticam dois tipos de crimes: exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica.

Nos últimos dois anos, o Cremepe tomou conhecimento de cerca de 10 casos de estudantes que assumiam ilegalmente plantões no lugar de médicos. Seis apenas neste ano. Nos últimos cinco anos, 43 casos de exercício ilegal da medicina, envolvendo não só universitários, foram flagrados pelo conselho. No estado, há 2.645 alunos de medicina, em quatro instituições. Nas universidades, todos sabem, mas poucos falam. E, quando falam, raramente aceitam se identificar. Segundo os estudantes, os plantões ilegais, em geral, são assumidos em cidades do interior. As menores e mais distantes da capital são mais atrativas e difícilmente um estudante é pego. E a população, normalmente, não desconfia ou não denuncia.

Escondido sobre o pseudônimo de João, um médico recém-formado que deu plantão ilegal no último período da faculdade, aceitou contar sua história ao Diario. O caso ocorreu em um pequeno município da Zona da Mata pernambucana. João atuou sozinho na emergência de um hospital, sob a conivência do diretor da unidade, que ficava na cidade, de "sobreaviso" caso acontecesse algum problema. Como o hospital é de pequeno porte, o estudante atendia os casos de menor complexidade e transferia os mais graves, como as vítimas de acidentes de trânsito. Um dia João foi desmascarado.

"A transferência é o nó cego. É aí que todo mundo treme", disse. Na hora de transferir, é preciso informar à central que faz a regulação dos leitos o número do CRM, que só os médicos possuem. Esse registro segue uma ordem numérica, o que permite identificar se foi concedido há pouco ou há muito tempo. Quando informa a numeração, o estudante está assumindo a identidade de um médico, no caso de João, do próprio diretor da unidade, que forneceu o CRM. "Uma vez fui fazer uma transferência e o cara percebeu que eu estava usando um CRM antigo e tinha a voz jovem. Ele me deu uma lição e liberou a senha para a transferência porque o paciente estava grave", contou. Mas foi só o susto. João não sofreu punição, comprou um carro financiado com dinheiro do plantão ilegal e, já formado, continuou trabalhando lá.

Segundo ele, em média, o estudante ganha em torno de R$ 3 mil por mês exercendo a profissão de médico. "Normalmente, os universitários fazem isso a partir do 5º ano do curso. Mas já vi casos até de 4º período (2º ano). Minha turma tinha entre 70 e 80 alunos. Praticamente toda a turma dava plantão (ilegalmente) ou algum dia já deu", disse. O curso de medicina tem duração de seis anos. "Além de prejudicar a formação do aluno, o plantão ilegal não faz parte da formação acadêmica, não é vantagem do ponto de vista ético e ainda prejudica o atendimento à população", disse a vice-presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão.

Segundo o secretário de Controle Externo em Pernambuco do Tribunal de Contas da União, Evaldo José, como o Sistema Único de Saúde é tripartite (recursos da união, do estado e no município), a fiscalização de casos desse tipo é compartilhada. Ela pode ser feita pelo TCU, pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Para atuar...

- Lei 3.268, de 1957 diz que a medicina deve ser exercida por profissional habilitado e legalmente inscrito no conselho de medicina de seu estado

- Resolução do Conselho Federal de Medicina de n° 663, de 1975, diz que os estudantes de medicina não estão aptos, ainda que nos últimos períodos da faculdade, a exercer a medicina sem a supervisão de um profissional médico

- O artigo 38 do Código de Ética Médica prevê que os responsáveis técnicos e gestores médicos que contratam estudantes para exercer a função de médico, incorrem em infração ao "acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a medicina"

O Código Penal Brasileiro prevê como crime:

- Artigo 282 - exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites

- Pena - detenção de seis meses a dois anos. Parágrafo único - se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa. Para o crime de falsidade ideológica é prevista reclusão de um a cinco anos

Posição oficial do Cremepe sobre o exercício da medicina antes da formatura:

- Não traz aprendizado nem conhecimentos novos

- Prejudica a formação do raciocínio clínico

- Contamina o olhar do estudante com preconceitos e práticas de duvidoso valor ético

- Prejudica os pacientes, aumentando as possibilidades de morte e complicações

- Ameaça o emprego futuro do estudante, desempregando os médicos de hoje

Denúncias podem ser feitas pelo 2123.5777 ou a uma delegacia

Fonte: Cremepe

sábado, 26 de setembro de 2009

Momento da Morte do Assaltante que fez mulher de refem no Rio de Janeiro

Funcionários de livraria flagrados roubando carga na BR-232 são suspensos


Funcionários de uma livraria na cidade de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, que foram flagrados roubando parte da carga de um caminhão que tombou na rodovia federal BR-232 na última quinta-feira (23) foram suspensos pelo dono do estabelecimento. José Adilson da Silva, dono da livraria Proeq, se disse indignado com a atitude dos empregados.

Os funcionários foram identificados porque estavam em um carro do Programa de Economia Cultural, que pertence à livraria. José Adilson informou que suspendeu os funcionários que participaram do saque e que vai conversar com o advogado sobre quais as medidas cabíveis em relação aos empregados. Ele também diz que entregou os alimentos saqueados na Delegacia de Pesqueira.

O acidente ocorreu pela manhã, no trecho da BR-232 que passa por Pesqueira. Um caminhão que transportava comida virou na estrada e cerca de nove toneladas de alimentos foram saqueadas. Duas pessoas ficaram feridas: o motorista Marcelo Henrique Barros e o ajudante dele, Vágner Lima de Oliveira. Eles foram atendidos no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e passam bem.

Parte da carga foi saqueada por pessoas que passavam de carros e motos pelo local. Ninguém foi preso. Enquanto os alimentos do caminhão eram levados, nenhum agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local para socorrer as vítimas nem sinalizar a estrada. A PRF informou que os policiais chegaram 45 minutos depois do acidente, mas como as vítimas não estavam no local, os policiais foram até o Hospital em Pesqueira, para obter informações.

Da Redação do pe360graus.com

Múcio se despede da política com festa


José Múcio Monteiro comemorou seus 61 anos de idade, ontem à noite, reunindo amigos e lideranças políticas, e aproveitou a festa também para despedir-se da política. Segunda-feira, ele entregará o cargo de ministro das Relações Institucionais, renunciará ao mandato de deputado federal, se desfiliará do PTB e irá se preparar para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A sua retirada das disputas eleitorais terá como consequência milhares de eleitores órfãos, ano que vem. Por isso, ele marcou um café da manhã, dia 5 de outubro, com o governador Eduardo Campos (PSB). Também participarão prefeitos e parlamentares da base eleitoral do petebista.


Na última eleição, Múcio teve 120 mil votos para deputado federal, fato que já fez crescer o interesse candidatos governistas. Ontem, o ministro reafirmou que caberá a Eduardo a palavra final sobre o destino dos seus votos. Em conversa com a Imprensa, José Múcio adiantou que, mesmo se não tivesse sido indicado para o Tribunal de Contas da União (TCU), não seria mais candidato à Câmara Federal.


“Já era minha intenção não me candidatar mais. Acho que cumpri a minha missão. O povo pernambucano me deu cinco mandatos”, afirmou o ministro. Para Eduardo Campos, que esteve na festa, “é o TCU quem ganha”. “José Múcio é um grande político e tem uma das qualidades que mais admiro: ele tem a capacidade de se sentir feliz com a vitória dos amigos”, enalteceu.


Além do socialista, compareceram ao aniversário do ministro o senador Marco Maciel (DEM), o ex-ministro Armando Monteiro Filho (PTB), além de deputados federais, estaduais, secretários estaduais e prefeitos de todas as regiões. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não compareceu porque estava em sua casa de praia preparando o cozido que oferecerá hoje a deputados estaduais. Já o senador Sérgio Guerra (PSDB) estava em agenda oficial, em Roraima.


Questionado sobre 2010, Marco Maciel evitou comentar a sucessão estadual. “Não há duas eleições iguais. Estou à disposição para servir ao povo de Pernambuco”, ponderou o democrata, que, no entanto, admitiu que o pleito de senador do ano que vem será mais disputado do que em outros anteriores.

ARTHUR CUNHA (folha de pernambuco)

Eduardo: “Nosso foco é trabalho”


Dentro da sua peculiar linha de discurso de que “é ano de trabalho”, o governador Eduardo Campos (PSB) procurou responder às críticas da oposição voltadas para a área da Saúde, depois de realizar visitas às obras das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da reta final da construção do Hospital Miguel Arraes, nos municípios de Igarassu e Paulista. “O povo não tem tempo para ficar ouvindo esse debate menor, mas tenho respeito à oposição. Nosso foco é o trabalho, não é esse debate. Não vou parar de trabalhar para fazer esse debate que não cabe”, disse o governador, antes de almoçar o churrasco servido na área externa do hospital, ao lado dos operários da obra.


Ao mesmo tempo, o socialista queixou-se de não receber o aparelho público com condições de executar seu plano de ação direcionado para a Saúde. “Começamos do zero. Não tínhamos projetos do Executivo programados, tivemos que começar daqui. O último hospital foi construído faz 40 anos. Estamos construindo três hospitais, mais as UPAs”, lembrou. Ainda refratário aos ataques oposicionistas, o governador lembrou dos outros dois hospitais que serão construídos na Região Metropolitana do Recife, nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Moreno, que devem ser entregues até dezembro de 2010.


“Estamos cumprindo nosso compromisso com a população. Essas obras não serão para minha gestão apenas, ficarão para quem vier depois de mim. Sei que nenhum governador fez tanto pela saúde quanto eu”, desafiou Campos. Os investimentos em equipamentos, o aumento da remuneração dos médicos, concursos feitos para a área, o programa Mãe Coruja e projetos voltados para o saneamento foram listados por Eduardo Campos, que, assim mesmo, reconheceu as dificuldades para encontrar saídas. “A Saúde não é assunto simples, se fosse já teríamos resolvido. Estamos reestruturando a saúde no Estado”, avisou.


O governador comparou avanços alcançados na área da Educação, e do balanço das finanças públicas, que estavam fora de ordem, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, por mais de 14 anos. “Conseguimos equilibrar as contas do Estado. Elas vinham com déficit desde os governos de Joaquim Francisco e Doutor Arraes”, rememorou. A visita foi prestigiada pela viúva de Miguel Arraes, Magdalena Arraes, que não parava de tirar fotos do governador.


No dia 15 dezembro, data em que Miguel Arraes completaria 93 anos, está marcada a inauguração do hospital. “O possível a gente faz. O impossível o povo ajuda a construir”, reproduziu Eduardo Campos, a frase do avô, gravada na estátua de Miguel Arraes. Leia também

JAIRO LIMA (folha de pernambuco)

Funcionários dos Correios em Pernambuco retornam ao trabalho neste sábado

Depois de dez dias de greve em Pernambuco, os funcionários dos Correios retornam ao trabalho já a partir das 6h deste sábado (26), quando o serviço de entregas de fax, telegramas e sedex será normalizado. Na próxima segunda-feira (28), todos os demais grevistas estarão trabalhando. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (25), em frente ao edifício sede dos Correios, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife. A informação foi repassada pela assessoria do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Pernambuco (SINTECT-PE).

Os grevistas no Estado decidiram retornar ao trabalho para não enfraquecer o movimento nacional, já que o sindicato de São Paulo e o do Rio de Janeiro decidiram voltar. A partir de agora, vão ser realizadas assembleias para votar uma proposta nacional de negociação com o governo, que pode ser a aceitação da proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que prevê aumento de 4,5% este ano, a compensação dos dias parados com bancos de horas, e em 2010 apenas a reposição da inflação. Já a proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) propõe o aumento de 9% válido para dois anos e aumento do vale-cesta de R$ 110 para R$ 120 ou ainda permanecer com a mesma proposta da categoria que defende um aumento linear no salário de R$ 648,12 para R$ 948,12 e no vale-refeição, subindo de R$ 20 para R$ 30, além da retomada das negociações do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS).


Do JC Online

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Parceria entregará hoje a noite mais uma rua calçada

Os moradores da Rua José Bernardino Gomes, mais conhecida como Rua do Restaurante de Neguinho de Totó, bairro São Miguel, receberá oficialmente hoje, o novo calçamento. A obra faz parte da parceria encabeçada pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe no sentido de acelerar o número de ruas calçadas na cidade. A frente da presidência da Casa Legislativa, o vereador Fernando Aragão estará logo mais a noite ao lado do prefeito Toinho do Pará, dos vereadores e de diretores e secretários de governo entregando mais uma importante ação para a população. Apesar da crise que os municípios brasileiros, em sua maioria, vem passando, em Santa Cruz o modelo de parceria de sucesso ainda repercute de forma positiva, dando exemplo as câmaras de vários municípios do Agreste pernambucano.

Assessoria de impressa

Secretaria de Educação realiza PROAPE


Nesta última quarta-feira, 23/09, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe promoveu no Teatro municipal, mais um PROAPE (programa de atualização pedagógica) para os docentes de nosso município.

Os palestrantes foram Anita Puça e Aluízio Cavalcante, ambos do recife, trataram de temas relacionados as relações interpessoais i intrapessoais, com o intuito de aprimorar os conhecimentos de nossos professores.


da assessoria

Perus aterrorizam moradores em cidade americana


Um grupo de perus tem provocado medo em Cherry Hill, no estado da Nova Jersey (EUA). Na quarta-feira, a emissora de TV “NBC” flagrou (veja o vídeo) as aves atacando uma mulher e seu filho, que tiveram que correr e deixar a bicicleta da criança para trás.



Do G1, em São Paulo

Lula e Obama participam de jantar de líderes do G20


O presidente Lula, o presidente norte-americano, Barack Obama, e as primeiras-damas Marisa Letícia e Michelle Obama, nesta quinta (24) (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

Do G1, em São Paulo

Fla soma cifrões e constata: Adriano é fenômeno em campo e nas vendas


No próximo dia 28, o Flamengo completa quatro meses de parceria com Adriano em campo. E contabiliza lucros. Sejam esportivos ou financeiros. O atacante custa menos da metade do que o Corinthians gasta com Ronaldo mensalmente. E se em campo corresponde, com 13 gols em 20 jogos, fora dos gramados gera dividendos.

A camisa oficial com o nome e o número 10 do jogador vendeu cerca de 75 mil unidades (no total, a venda de uniformes ultrapassa a casa dos 650 mil). Na frieza dos royalties, ele rendeu R$ 600 mil líquido ao clube e R$ 5,4 milhões, sem os custos de produção, ao fornecedor de material esportivo. Um investimento e tanto para a empresa, que paga pouco mais da metade do salário do atleta. Em dois meses, de julho a início de setembro, o lucro da Olympikus foi equivalente a 13,5 vezes ao valor que desembolsou com os ordenados do Imperador.

- Não só o Flamengo, mas também o patrocinador estão muito satisfeitos com o Adriano – disse o presidente em exercício, Delair Dumbrosck.

O boneco do jogador será lançado em breve. O Flamengo recusou o primeiro modelo e pediu ajustes. O projeto Cidadão Rubro-Negro, do qual Adriano é o garoto propaganda, tem números satisfatórios e passa dos 100 mil cadastrados.



GLOBOESPORTE.COM

Felipe Massa vai competir o Desafio das Estrelas


O piloto Felipe Massa, da Ferrari, revelou que vai voltar às pistas no final deste ano, mas não pela Fórmula 1, e sim pelo kart, em uma competição, que ele organiza: o ‘Desafio das Estrelas'' será disputado entre os dias 27 e 29 de novembro, em Florianópolis.

"Vou disputar mais uma vez o Desafio Internacional das Estrelas, o evento mais badalado no final do ano e que os pilotos gostam. É uma festa incrível que reúne os pilotos das melhores categorias", destacou o piloto brasileiro.

Além de Massa e Luca di Grassi, que também organiza o evento, a disputa no kart deve contar com as presenças de Rubens Barrichello e do heptacampeão Michael Schumacher. "Todo mundo entra lá para ganhar, pois lá dentro a coisa é séria", disse o brasileiro.

Massa está afastado das corridas desde o dia 25 de julho, quando foi atingindo na cabeça por uma mola do carro de Barrichello, nos treino para o Grande Prêmio da Hungria. O brasileiro foi submetido a uma cirurgia e volta a andar pela sua Ferrari em 2010.

Fonte: Diário do Grande ABC

Mais sete policiais civis responderão processo por extorsão contra Abadia


A Justiça aceitou nesta quinta-feira (24) a denúncia contra sete policiais civis de São Paulo acusados de extorquir dinheiro do traficante colombiano Juan Carlos Abadia.



Entre eles estão dois delegados. Todos são acusados de participar da prisão ilegal de Ana Maria Stein, mulher de Daniel Maróstica, considerado o testa-de-ferro do traficante colombiano.


Segundo o Ministério Público, eles só soltaram a mulher após a promessa de receber em troca o valor de uma caminhonete importada.

De acordo com a denúncia, o carro foi vendido e Maróstica entregou aos policiais R$ 45 mil em dinheiro e R$ 26 mil em cheques. A transação foi confirmada pelo traficante à Promotoria.

Abadia contou o que sabia em razão da iminência da extradição aos Estados Unidos, onde cumpre pena hoje. Com os novos sete denunciados, sobe para 12 o número de policiais que respondem a processo por extorsão contra Abadia.

Os policiais civis respondem ainda por formação de quadrilha. São alvos também de um processo administrativo, que pode resultar na demissão da Polícia Civil.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Greve de bancários tem seu segundo dia nesta sexta-feira


A greve dos bancários entra no segundo dia nesta sexta-feira (25), após o início da paralisação que deixou 2.881 agências fechadas na quinta-feira (24), segundo informações da Contraf, confederação nacional da categoria.

De acordo com a entidade, todos os estados do país tiveram agências com participação na greve nesta quinta. Houve também paralisação em sedes administrativas de bancos, segundo a Contraf.



Carlos Cordeiro, presidente da entidade, disse que "no ano passado, a greve foi aumentando a cada dia" e que para este ano a expectativa é a mesma.



Todos os sindicatos que fizeram assembleias na tarde desta quinta aprovaram a continuação da greve nesta sexta-feira (25) e por tempo indeterminado, segundo Cordeiro.



Os bancários entraram em greve após assembleias na noite desta quarta-feira (23) em todas as capitais, no Distrito Federal e na maioria das bases sindicais do interior, diz a entidade.



Eles reivindicam aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, segundo a confederação.



A Febraban, entidade patronal nacional, diz que os bancários não apresentaram contraproposta e que entraram em greve sem negociar.

Do G1, em São Paulo

Seis cidades do Agreste ficam sem água até a manhã da sexta-feira

Seis municípios do Agreste pernambucano estão sem água até a manhã da próxima sexta-feira (25). O abastecimento em oito barros de Caruaru e nos municípios de Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Ameixas e em 20% da cidade de Bezerros foi suspenso desde as 7h desta quinta-feira (24), para que a Compesa realize obras no sistema de Jucazinho.

Em Caruaru, foram atingidos os bairros de Maurício Nassau, Maria Gorete, Lagoa do Algodão, São João da Escócia, Salgado, Cidade Jardim, Rendeiras e Inocoop. A Compesa informou que o serviço é para solucionar um problema de estouro e vazamento no sistema. A previsão é que o abastecimento seja normalizado às 7h.

Da Redação do pe360graus.com

Caminhão tomba na BR-232, em Pesqueira, e deixa duas pessoas feridas


Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta quinta-feira (24), na rodovia federal BR-232, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Um caminhão que transportava comida virou na estrada e cerca de nove toneladas de alimentos foram saqueadas.

O motorista Marcelo Henrique Barros e o ajudante dele, Vágner Lima de Oliveira foram levados para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. Eles tiveram fraturas e passam bem.

Parte da carga foi saqueada por pessoas que passavam de carros e motos pelo local. Ninguém foi preso. Quando foram questionados se achavam correto levar a carga para casa alguns responderam que fizeram isso porque outras pessoas já estavam saqueando. “Não acho certo não, mas todo mundo está pegando”, disse um senhor, tentando se justificar.

Enquanto os alimentos do caminhão eram levados, nenhum agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local para socorrer as vítimas nem sinalizar a estrada. A PRF informou que os policiais chegaram 45 minutos depois do acidente, mas como as vítimas não estavam no local, os policiais foram até o Hospital em Pesqueira, para obter informações.

Vigilância Sanitária fiscaliza Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia


Uma equipe da Vigilância Sanitária de Pernambuco fez uma fiscalização no Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, nesta quinta-feira (24), depois que uma reportagem do Bom Dia Pernambuco mostrou a situação dos mais de 600 pacientes do maior manicômio do Estado, que sofrem com a falta de comida, roupas e condições de higiene.

Os técnicos recolheram amostras de água e de alimentos. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Jaime Brito, foi constatada a precariedade das condições de internação. O laudo deve ser divulgado em oito dias. O hospital pode ser advertido ou multado.

O problema é antigo: vem sendo discutido há dois anos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Camaragibe. Nesse período, 103 pessoas morreram. O hospital é particular, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que paga uma diária de R$ 28,90 por paciente.

Os pacientes vêm de 32 municípios e vivem em condições precárias. Eles só têm garantida uma refeição por dia, por ordem do Ministério Público – o almoço. O funcionário mais antigo testemunha a situação há mais de 40 anos. "Quando eu cheguei, isso aqui era um céu, hoje se tornou um inferno", diz Antônio de Moura. As dívidas trabalhistas se acumulam - os funcionários ainda não receberam o salário de julho e as férias foram suspensas.

A taxa de mortalidade no manicômio é de cinco mortes por mês, de acordo com o Conselho Regional de Psicologia (CRP). Em um pavilhão, dois auxiliares de enfermagem cuidam de 102 idosos. "Em dois anos foram 103 mortes. O que a sociedade vai ficar esperando? Que essas pessoas morram?", questiona Nelma Melo, da comissão de saúde do CRP.

O Ministério da Saúde considera o hospital um dos dez piores do país. A situação é tão grave que está sendo elaborado um plano de intervenção no manicômio. "O Ministério foi chamado para discutir a questão para que até o final do mês a gente tenha uma intervenção naquela unidade", afirma Ana Maria Albuquerque, secretária Executiva de Atenção à Saúde do Ministério.

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, uma equipe contratada pelo município vai assumir a direção do hospital. Para fazer isso, vai contar com a ajuda do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A diretoria do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia não quis gravar entrevista.

O ex-prefeito de Camaragibe, Paulo Santana, negou que tenha havido desvio de dinheiro e informou que, em 2004, o Hospital Alberto Maia foi considerado um dos piores do País e, por isso, na época, houve um bloqueio no repasse de verbas do SUS para o hospital.

A prefeitura teria, então, usado o dinheiro bloqueado para outras ações na área de saúde. O ex-prefeito disse, ainda, que o bloqueio do dinheiro teria durado, apenas, um mês e, logo em seguida, a verba voltou a ser repassada para o hospital.

Da Redação do pe360graus.com

Quase 100 médicos entregam os cargos em Caruaru

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco cumpriu a promessa e mais de 80 médicos assinaram uma carta de renúncia coletiva, entregue agora à noite a secretaria de Saúde, Cristina Sette.

Reunidos em assembleia geral na noite de terça-feira (08/09), os médicos da rede municipal de Caruaru já tinham aprovado a continuação do que chamam de movimento da campanha de valorização nos locais de trabalho e a decisão de sair dos cargos no dia 25.

O encontro da categoria ocorreu, às 19h30, no auditório da Associação Médica de Caruaru, antes da entrega oficial dos cargos.

Desde a primeira assembléia dos médicos de Caruaru, além de enfatizar a legitimidade do movimento da categoria, os médicos reclamam a necessidade de ter equipes completas, fim das filas de espera, condições de funcionamento para o SAMU, Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), entre outras reivindicações já apresentadas à Prefeitura.

Os médicos também reclamam que foram aproximadamente três meses de negociações entre o Simepe e o município de Caruaru.

A Pauta de Reivindicação envolve, principalmente, concurso público, uma vez que o a grande maioria dos médicos que atuam no município não são concursados, isto é, tem vínculos precários.

Inicialmente, Foram entregues 105 pedidos de exonerações, de uma relação de 108 profissionais que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ao Simepe há três meses.

“Cobramos transparência do prefeito José Queiroz sobre os gastos com a saúde no município. Apesar de prometido, os gastos não foram apresentados até hoje pela prefeitura”.

As paralisações (e não greve como foi dito) pontuais ocorreram com o objetivo de chamar a atenção da população, da Mídia, para evidenciar a precariedade em que se encontra a saúde do município.


O clima de animosidade era crescente e o sindicato acusava o prefeito de falta de diálogo com os médicos e compromisso com a saúde pública do povo de Caruaru!

“A afirmação do prefeito José Queiroz de que é possível “governar sem médicos” é, no mínimo falta de respeito com os médicos e com a população, pois como se sabe a grande maioria não pode pagar um plano de saúde. O prefeito que tem plano de saúde não precisa da saúde pública, mas o povo precisa!”



Fonte;BLOG DE JAMILDO

Homem que deixava mulher em cárcere privado em Afogados é preso

Um homem foi preso, na manhã desta quinta-feira (24), acusado pelo crime de cárcere privado. Segundo informações da polícia, Diôgo Feliciano Santana de Lima , de 21 anos, deixava a companheira dele, Nívia Soares de Souza, de 29 anos, trancada na residência do casal na Vila São Miguel, em Afogados, e só permitia que ela saísse para vender cosméticos, ainda assim, ficava monitorando pelo celular.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Fábio Gaudêncio, Diôgo ainda espancava a mulher com chutes. A situação vinha acontecendo há sete meses. O acusado também a ameçava de morte, caso ela contasse para alguém o que estava acontecendo.

As investigações começaram a partir de denúncias dos próprios moradores da Vila São Miguel. Nesta manhã, quando os policiais foram até a residência do casal, a mulher estava trancada dentro de casa e Diôgo Feliciano foi encontrado com a chave no bolso.

O acusado vai ser autuado pelo crime de cárcere privado. Ele vai ser encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel) em Abreu e Lima.

Do JC Online

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Contribua Você também no combate a dengue


A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe em uma ação conjunta com a secretaria de saúde câmara de Vereadores e Fiocruz. Vem informar à população que nesta próxima segunda-feira, 28/09, estará realizando no clube Ypiranga a partir das 9h da manhã uma gincana entre as escolas da rede municipal. O objetivo da mesma é saber que escola conseguirá arrecadar mais garrafas PETI, essas garrafas servirão para confeccionar as novas ouvitrampas (armadilhas no combate a dengue), a escola que conseguir mais garrafas vai ganhar um computador doado pela câmara de Vereadores. Por tanto quando um aluno passar em sua casa e você tiver alguma garrafa PETI, contribua no combate a dengue e ajude a escola de sua comunidade a ganhar um computador.



da assessoria

Hildebrando Pascoal é condenado a 18 anos por morte no Acre


ex-deputado federal Hildebrando Pascoal foi condenado a 18 anos de reclusão, em regime fechado, pela morte do mecânico Agilson Firmino dos Santos, conhecido como "Baiano", que foi torturado e teve o corpo cortado com o uso de uma motoserra, em setembro de 1996. O corpo de jurados entendeu que o ex-deputado foi o autor do crime e não o mandante da morte, conforme alegação da defesa do réu.



A decisão foi divulgada às 21h50 (horário de Brasília), pelo juiz Leandro Gross, titular do Tribunal do Júri, de Rio Branco. Esta foi a primeira vez que Pascoal foi julgado pela justiça do estado.

Dos três reus, o júri absolveu Adão Libório e Alex Barros, que também eram acusados da morte do mecânico. O advogado Sanderson Moura, que representou o ex-deputado, confirmou que vai recorrer da decisão dos jurados sobre a condenação de Pascoal.



O magistrado decidiu pelo não pagamento de indenização de R$ 500 mil para os familiares da vítima, cujo pedido havia sido feito pelo Ministério Público.

Pascoal vai cumprir a pena no Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde ele já cumpre pena por outros crimes. O ex-deputado já foi condenado a mais de 80 anos de prisão por outro crimes, como tráfico de drogas e a morte de um policial.



O irmão do ex-deputado, Pedro Pascoal, também acusado da morte de Baiano, não foi julgado neste mesmo tribunal do júri, por alegar problemas de saúde. Ele apresentou um atestado médico, que será investigado por peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre.

Do G1, em São Paulo

Polícia é chamada após gritos, mas acha apenas casal fazendo sexo


polícia de Alice Springs, na Austrália, atendeu uma ocorrência às pressas, na terça-feira (23), após receber uma denúncia de que alguém estava em perigo. No entanto os agentes encontraram apenas um casal fazendo sexo, segundo o jornal "Northern Territory News".

De acordo com o periódico, a polícia recebeu uma chamada de emergência de uma mulher, que relatou que ouviu gritos, por volta das 6h30, de uma pessoa que estaria "em perigo".

Mas, quando chegaram ao local, os agentes acharam um homem e uma mulher nus fazendo sexo em um colchão em um beco atrás da propriedade do casal.

O incidente aconteceu uma semana depois de um casal ter sido pego fazendo sexo em um carro supostamente roubado durante uma parada em posto de combustível.



Do G1, em São Paulo

Congresso promulga PEC dos Vereadores

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. A Câmara dos Deputados concluiu a votação em segundo turno nesta terça-feira (22). O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais.

Com a promulgação, os suplentes, que mais uma vez estiveram no Congresso nesta noite, vivem agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir que eles possam assumir imediatamente.


Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Na votação de terça-feira na Câmara, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.

O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna na ocasião e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”.



Após a promulgação, os suplentes de vereadores puxaram em coro o hino nacional. Após cantarem o hino, com a participação dos presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), os suplentes cantaram "parabéns a você" para Temer, que completa aniversário nesta quarta-feira.

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília