terça-feira, 13 de outubro de 2015

SANTA CRUZ ANTIGA

Rua Grande, onde tudo começou!


Nesta coluna vamos mostrar alguns pedaços da história de Santa Cruz do Capibaribe, através de fotos do grande nome da fotografia da história da cidade, Antonio de Roga, e de outros fotógrafos que registraram momentos de um povo que superou a seca e o esquecimento, transformando uma cidade do interior do Brasil no segundo maior polo de confecções do país.

Antonio de Roga faria 100 anos em 2016, e deixou um acervo extraordinário, que será transformado em livro em comemoração ao seu centenário.

A foto acima, paralisa no tempo a Rua Grande, hoje Avenida Padre Zuzinha, onde percebemos um cuidado em especial com a arborização. Naquela época, nem se falava na palavra ecologia, mas os filhos de Santa Cruz plantavam e cuidavam das árvores.

Vê-se o sobrado dos Moraes, a direita da foto, duas antenas de TV, e um único carro na parte de cima da fotografia. Chama a atenção a limpeza da rua, pois neste tempo cada morador limpava seu “terreiro”, e o morador que não fizesse a limpeza era duramente criticado.

Foi na Rua Grande o “Primeiro tudo”: Primeira igreja, cemitério, bar, cinema, cadeia. Enfim, a vida dos santa-cruzenses passavam na principal rua da cidade, embora existissem outras poucas na então Vila de Santa Cruz.

SANTA CRUZ ANTIGA vai ajudar a resgatar a história desta cidade tão importante para a economia do Estado, nos dias de hoje, e vamos lembrar seus personagens que fizeram história.

Marcondes Moreno

Nenhum comentário: