sexta-feira, 25 de julho de 2014

Homem diz ter recebido choques para 'cura gay' em 'SUS' britânico

Da BBC
Paciente disse que tratamento no sistema de saúde público lhe privou de um relacionamento 'completo' (Foto: PA)Paciente disse que tratamento no sistema de saúde
público lhe privou de um relacionamento 'completo' (
Foto: PA)
Um britânico revelou que foi submetido a um tratamento de 'cura gay' com choques elétricos no sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS, nos anos 1970.
John (nome fictício), de 69 anos, acabou se casando com uma mulher após o tratamento, que prometia a cura para a homossexualidade.
Ele passou por uma terapia de aversão em que eram exibidas fotos de homens e mulheres para o paciente. Quando rejeitava as imagens masculinas, ele não recebia os choques.
"Era um condicionamento", disse John à BBC.
Ele disse que ficou decepcionado porque o "tratamento" lhe deu falsas esperanças de que poderia viver um casamento heterossexual.
Anos depois, afirma, percebeu que aquilo nunca funcionaria e que tudo havia sido "um fracasso".
"Vou passar por esta vida sem nunca ter tido um relacionamento completo com um ser humano", afirmou. "Agora é tarde demais."
Ele disse que tem uma "amizade enorme" com sua mulher, mas que a relação nunca foi completa. "Não pode e nunca poderá ser", lamenta.
O secretário de assistência do Reino Unido, Norman Lamb, disse que a homossexualidade "não é uma doença" e nunca deve ser tratada como tal.
Lamb disse que se opõe fortemente a este tipo de tratamento e nunca iria financiá-lo com dinheiro público.

Nenhum comentário: