sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comissão Externa da Câmara Federal tem audiência no Ministério das Relações Exteriores


A Comissão Externa da Câmara Federal, que trata sobre a questão do Lixo Hospitalar, proveniente dos Estados Unidos, coordenada pelo deputado José Augusto Maia (PTB-PE), e que conta com a participação dos deputados, Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), relator e Dr. Aluízio (PV-RJ), foi recebida em audiência no Palácio do Itamaraty, na tarde desta quinta-feira (24), pelo Ministro Carlos Henrique Moojen, que responde pelos Assuntos Interamericanos junto ao Ministério das relações Exteriores. O deputado Fernando Ferro (PT-PE) também participou da audiência.

Segundo o deputado José Augusto Maia, foi entregue ao Ministro um documento subscrito por todos os membros da Comissão, que pede ao Ministério das Relações Exteriores apoio ao apelo da Comissão no sentido de devolver aos Estados Unidos as 65 Toneladas de Lixo Hospitalar que ainda se encontram no Porto de SUAPE.

O Ministro se colocou à disposição da Comissão e do Congresso Nacional, para que juntos possam somar esforços no âmbito da diplomacia brasileira e norte-americana. “Buscaremos uma saída de entendimento bilateral, onde ambos os países tenham suas soberanias preservadas e seus acordos internacionais mantidos”, disse José Augusto Maia. Ainda de acordo com o deputado pernambucano, o Ministro também comunga com o entendimento de que o Brasil é signatário de um tratado internacional (Basiléia) que proíbe “esse tipo de prática danosa (exportação de lixo hospitalar), que fere o meio ambiente, nossa saúde e a legislação brasileira”.

"Quero parabenizar o Ministro por ter nos recebido e se colocado à disposição para iniciarmos as tratativas que irão, com certeza, acarretar na devolução desse lixo hospitalar aos seus verdadeiros donos, é o que esperamos" finalizou o deputado federal José Augusto Maia.

Nenhum comentário: