quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Saiba como o apagão atingiu os estados brasileiros


Um blecaute atingiu na noite desta terça-feira (10), a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite.



O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".



Veja como foi o corte de energia em alguns dos estados afetados:



Espírito Santo

Todo o estado foi atingido pelo apagão. Em Vitória, uma senhora de 87 anos precisou ser atingida em casa após seu aparelho respiratório ter parado de funcionar. Ambulâncias do Samu prestaram socorro. Os bombeiros também tiveram muito trabalho ao socorrer as pessoas presas nos elevadores. O trânsito ficou confuso com semáforos apagados e o governo determinou um reforço na segurança - foram acionados mil policiais para atuar nas ruas, delegacias e nos presídios do estado. No Espírito Santo, o apagão começou por volta das 22h e só terminou por volta da meia-noite. Agora de manhã a energia já foi estabelecida.



Rio Grande do Sul

Apenas duas cidades foram afetadas pelo apagão. Cerca de 70 mil moradores de São Leopoldo e Sapucaia do Sul ficaram cerca de cinco minutos sem energia elétrica na noite passada. A situação foi normalizada sem prejuízo. Segundo a concessionária que abastece a região, o blecaute pode ter sido causado pelos problemas ocorridos em Itaipu. Na região de Porto Alegre não houve registro de falta de energia. Segundo a companhia que abastece a capital gaúcha, os níveis dos reservatórios das usinas estão elevados por causa das chuvas das últimas semanas, sendo assim, o Rio Grande do Sul conseguiu suprir o abastecimento.



Pernambuco

De acordo com a concessionária de energia elétrica que abastece o estado, o apagão em Pernambuco começou às 21h12 horário local (10h12 no horário de Brasília) toda a situação durou 35 minutos. Trinta e sete municípios foram atingidos. No Recife, as áreas mais afetadas incluem três grandes hospitais, que precisaram acionar os geradores. Até o fim da noite, toda a situação foi normalizada.



Bahia

O apagão atingiu principalmente cidades localizadas no interior do estado. Salvador e a regiões metropolitanas não foram atingidas pelo blecaute.





Mato Grosso do Sul

O sistema de sinalização das ruas ainda está muito instável. Os semáforos não voltaram a funcionar em todas as avenidas e ruas de Campo Grande - segundo a prefeitura, o problema deve ser resolvido ainda nesta manhã. De acordo com a empresa concessionária, a energia foi completamente restabelecida antes da meia-noite. O trânsito ficou confuso na capital e o comércio improvisou com velas, mas a maioria das lojas acabou fechando. De 78 municípios do estado, 70 ficaram no escuro.



Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o apagão ocorreu pouco depois das 22h. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais, 20% das casas ficaram sem luz, o equivalente a 110 mil consumidores da capital e região metropolitana. Os bombeiros registraram algumas chamadas de pessoas presas em elevadores. O blecaute também atingiu o interior de Minas Gerais. Na capital, a luz voltou por volta das 23h.



São Paulo

O apagão ainda afeta parte do serviço de transporte coletivo de São Paulo na manhã desta quarta-feira (11). Trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam normalmente, mas há problemas com os ônibus elétricos na manhã desta quarta-feira (11). O Metrô informou que restabeleceu a operação em todas as suas linhas durante a madrugada desta quarta. O rodízio de veículo foi suspenso nesta manhã. Leia mais sobre a situação no estado.



Rio de Janeiro

A SuperVia, concessionária que administra a linha férrea no Rio, informou que as 89 estações de trens já foram reabertas e voltaram a operar às 5h50 desta quarta-feira (11). A circulação foi interrompida após o apagão que afetou vários estados do Brasil. Moradores de Copacabana, na Zona Sul do Rio, deixaram as suas casas na noite desta terça-feira (10) e lotaram os bares da região. A Polícia Militar recebeu diversos chamados na madrugada desta quarta-feira (11), durante o apagão, e que, quando verificados, eram alarmes falsos. Leia mais sobre a situação no estado.



Santa Catarina

Em Florianópolis e em todo litoral catarinense não faltou luz. Houve apenas oscilações de energia em algumas regiões do estado, especialmente na região oesste, oscilou energia por cerca de 10 minutos. De acordo com Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a oscilação foi concentrada na região oeste e ocorreu depois que o blecaute atingiu os demais estados do país.



Mato Grosso

O estado ficou 40 minutos sem energia. Como as oscilações foram curtas nesse período, nem todo mundo percebeu o apagão. Só na baixada cuiabana, 20% dos consumidores ficaram sem luz e em todo o estado 240 mil foram atingidos pelo blecaute. O problema so foi resolvido por volta das 22h.


Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Nenhum comentário: