domingo, 29 de novembro de 2009

Mário Sérgio, Andrade e Muricy: quem merece ser eliminado?


Na 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, apenas o São Paulo pode ser campeão antecipado. Os outros três times que brigam pela taça deste ano precisam vencer para não correrem risco de eliminação na disputa pelo título. Por causa disso, qualquer tropeço neste domingo (29) do Palmeiras, do técnico Muricy Ramalho, do Internacional, de Mário Sérgio, e do Flamengo, de Andrade, pode ser fatal.

Assim como ocorre no programa da Rede Record A Fazenda, os três técnicos ficam na berlinda (na roça, como se diz no reality show) nesse final de semana e podem desistir do título caso deixem o São Paulo abrir ainda mais vantagem.

O São Paulo tem 62 pontos, seguido pelo Flamengo, com 61, e Internacional e Palmeiras, ambos com 59.

Por que Muricy merece continuar na disputa?

Dos três fortes candidatos à eliminação no Brasileirão, o mais preparado é o técnico Muricy. Briguento, ranzinza, de difícil relacionamento com a imprensa e sempre irritado, tem os três últimos títulos nacionais no currículo (quando treinava o time são-paulino) e ainda sonha com o tetra. Mas o seu caminho é o mais difícil de todos os rivais.

Para ser campeão, o Palmeiras precisa ganhar os dois jogos, torcer para que o São Paulo não vença nenhum, para que Flamengo vença no máximo uma partida e perca a outra e para que o Internacional não ganhe as duas que lhe restam.

Se ganhar um jogo e empatar outro, torce para que o São Paulo perca as duas partidas, para que o Flamengo não vença nenhum jogo e para que o Internacional some menos do que quatro pontos. (uma vitória e um empate).

Por que Mário Sérgio merece continuar na disputa?

Também está na roça Mário Sérgio, do Internacional. Dos três, é o candidato que chegou mais tarde ao Brasileirão, após substituir o demitido Tite. Chegou avisando que não queria ficar muito tempo, no máximo até o fim deste ano, mas que nem por isso abria mão do título de 2009 (o equivalente no futebol brasileiro ao prêmio de R$ 1 milhão da Fazenda).

Terceiro colocado no Brasileirão, precisa vencer o Sport neste domingo e o Santo André na outra semana. E ainda secar o São Paulo, que tem de perder ao menos um. O Flamengo, de Andrade, estraga a festa de Mário Sérgio se ganhar os dois jogos.

O Inter também é campeão se ganhar um jogo e empatar outro, o São Paulo conseguir no máximo um empate em seus dois jogos, o Flamengo ter dois empates e o Palmeiras não ganhar as duas partidas.

Matematicamente, o time até poderia ganhar um único jogo, mas aí a combinação de resultados é ainda mais improvável. O São Paulo tem que perder os dois últimos jogos, para que o Flamengo consiga no máximo um empate e para que o Palmeiras não vença as duas partidas.

Por que Andrade merece continuar na disputa?

Andrade é o mais pacato dos três candidatos à eliminação já na 37ª rodada. Ex-jogador com cinco títulos brasileiros quando estava dentro do campo, tem pouca experiência como treinador e só assumiu após a demissão de Cuca, no início do Brasileirão. Precisa torcer muito contra o São Paulo para ver seu Flamengo campeão.

Se ganhar os seus dois jogos e o São Paulo empatar ao menos um, o time carioca leva o título. Se vencer um jogo e empatar outro e o São Paulo não vencer ao menos um.

Abre espaço para Mário Sérgio e Muricy se conseguir apenas três pontos nos seis que vai disputar. Nesse caso, o São Paulo não pode ganhar nenhum e Internacional ou Palmeiras perderem os dois jogos.

Se o Flamengo empatar os dois, o São Paulo tem que perder duas vezes e Internacional e Palmeiras serem derrotados em ao menos um de seus jogos.

Do R7

Nenhum comentário: