terça-feira, 10 de novembro de 2009

Lula ficará dois dias em Pernambuco


A oitava visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco - segunda só este mês - passou de um para dois dias. O governador Eduardo Campos (PSB), que ontem esteve em Brasília para uma reunião sobre a Copa do Mundo de 2014, confirmou que o aliado terá, a princípio, duas agendas no Estado. No dia 19 de novembro, o presidente assistirá ao lançamento do filme que conta sua história de vida. A exibição de “Lula, o filho do Brasil” será no Centro de Convenções, em um horário ainda a ser definido pela Presidência da República.


No dia seguinte, Lula inaugurará a fábrica da Perdigão, em Bom Conselho, no Agreste. Há previsão de que o presidente volte mais uma vez ao Estado este ano. Seria a convite do prefeito do Recife, João da Costa (PT), para inaugurar, pela segunda vez, o parque Dona Lindu, em dezembro. Vale salientar que o parque já foi inaugurado pelo ex-prefeito João Paulo, no mesmo período em 2008. A inauguração simbólica, já que as obras do parque não haviam sido concluídas, foi articulada pelo próprio João Paulo como uma forma de prestar contas aos recifenses no fim do seu mandato.



Antes de vir a Pernambuco, contudo, Lula planeja uma reunião com os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, e da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB/SP). No encontro, previsto para amanhã, o petista pretende enquadrar o TCU, a quem vem acusando de abusos na fiscalização das contas da União. Para tal, Lula tem como meta criar uma Câmara Técnica, com a participação do Tribunal e do próprio Poder Executivo, para definir se uma obra deve ou não ser paralisada na hipótese de alguma irregularidade.



Já virou uma praxe o presidente criticar eventuais excessos do TCU em eventos do PAC. Ele acusa o órgão de causar enormes prejuízos ao País ao cancelar os repasses de verbas para as ações. Sugerida pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento), a Câmara Técnica tem como função tornar o debate mais transparente no apontamento das soluções, evitando que as obras sejam paralisadas por muito tempo. Ontem, Ubiratan Aguiar adiantou que foi sondado para a reunião por Michel Temer, mas que não havia recebido o convite formal do presidente.







MARATONA



Devido ao pouco tempo que teve para planejar uma nova maratona pelo Agreste Meridional e Sertão do Moxotó, Eduardo Campos cancelou o périplo previsto para ser realizado de amanhã a sexta-feira, por 13 municípios. A previsão é que a viagem aconteça na próxima semana, mas a vinda de Lula pode fazer o planejamento cair por terra novamente.

ARTHUR CUNHA com agências

Nenhum comentário: