terça-feira, 3 de novembro de 2009

Lula e Dilma em evento de Saúde


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aporta, hoje, em Pernambuco pela sexta vez este ano. Entretanto, ao contrário das visitas anteriores, o petista não deve participar de atos políticos. Acompanhado dos ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Saúde, José Gomes Temporão; e da presidenciável Dilma Rousself (Casa Civil/PT), ele prestigia o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Compromisso da Ciência, Tecnologia e Inovação com Direito à Saúde. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e será realizado no Centro de Convenções de Olinda. Conforme a assessoria da Presidência da República, a visita terá apenas seis horas de duração, pois o presidente embarca, em seguida, para Londres, na Inglaterra.


Lula desembarca na Base Aérea do Recife, sendo recepcionado pelo govenador Eduardo Campos (PSB), por volta das 16h e segue direto para o Centro de Convenções. O congresso - que tem a proposta de organizar, estimular o debate e garantir visibilidade a questões que a comunidade considera prioritárias para a agenda nacional -, está marcado para começar às 17h. O presidente retorna à Base Aérea e deixa a cidade às 22h.



A possibilidade de o petista aproveitar a estadia no Recife para ir à festa de aniversário do correligionário e secretário estadual João Paulo (Articulação Regional) foi afastada. “A agenda dele é restrita a sua participação no Congresso. Gostaria muito de vê-lo na festa, mas sei que nao é algo possível”, lamentou João.



Outro que entrou em contato com a assessoria da Presidência para tentar encaixar um encontro mais demorado com Lula e não conseguiu foi o presidente estadual do PT, Jorge Perez. Ele contou que gostaria, junto com membros da executiva estadual da legenda, de discutir questões referentes ao pleito do ano que vem, mas não obteve sucesso devido à necessidade do presidente ter que embarcar para Londres, onde, na próxima quinta-feira, receberá um prêmio - concedido pela Chatham House - como forma de reconhecimento por sua atuação nas relações internacionais e na condução da política econômica e social brasileira.



O único que deverá conversar mais demoradamente com o presidente Lula será o governador Eduardo Campos. O socialista acompanhará o petista durante o traslado do aeroporto ao Centro de Convenções e no caminho de volta.




GILBERTO PRAZERES(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: