sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fliporto movimenta Porto de Galinhas durante fim de semana concorrido


A V Festa Internacional de Porto de Galinhas - Fliporto, teve início no fim da tarde desta quinta-feira (5), no Pavilhão do Centro de Convenções 2, do Hotel Armação. O evento promete movimentar a cena literária com foco ibero-americano desta quinta-feira (5) até domingo (8).

O tema é "Literatura iberoamericana: interdependências e contemporaneidade" mas o grande homenageado é o pernambucano João Cabral de Melo Neto, entre os 46 escritores de 10 países ao todo. Em coletiva de imprensa o coordenador geral, Antônio Campos, o curador literário, Mário Hélio e o responsável pela produção executiva, Eduardo Côrtes, apresentaram as novidades e apostas desta edição.

Dentro da Fliporto Digital, pólo gratuito da Fliporto dentro do Centro de Convenções 1 do Armação, haverá palestras, debates e exposições, além de conteúdo transmitido on line. Uma oportunidade para discutir-se o futuro do livro e as intersecções com novos formatos digitais.

Um dos autores mais incessandos no quinto ano da festa sem dúvida é o uruguaio Eduardo Galeano, que lança às 19h30 seu livro "Os espelhos", que fala sobre os espelhos da memória. Segundo Mário Hélio, "O tema versa sobre os reflexos da ideia iberoamericana: revelar um pouco mais do Brasil pra si mesmo e revelar um Brasil próximo a seus vizinhos. Nossas raízes, como somos. Além de traçar o perfil de escritores que dialogam com outras artes."

Entre os presentes na coletiva, a mãe do coordenador Antônio Campos e do governador Eduardo Campos, Ana Arraes, além do cineasta Antonio Skármeta ( "O Carteiro e o poeta" - 1994), concorrente espanhol em 2010 ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por "O baile da vitória".

Rafaella Soares
Especial para o JC Online

Nenhum comentário: