terça-feira, 3 de novembro de 2009

Algodão colorido e orgânico melhora vida de agricultores em Surubim


Um produto está chamando a atenção na agricultura: o algodão colorido e orgânico colhido em Surubim, no Agreste de Pernambuco. As plantações ocupam seis hectares e o município é um dos três que investiram no cultivo.

Essa é a primeira vez que estado colhe esse tipo de algodão que, segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Marcelo da Motta Silveira, é mais estável e ecológico. “Além de ser orgânico, quando é beneficiado na indústria, os algodões normais recebem produtos químicos que poluem mananciais”, explica. “Esse algodão daqui não preciosa desse processo, o que representa um benefício para o meio ambiente”.

As sementes foram distribuídas pelo IPA, que também proveu assistência técnica para 23 agricultores da cidade. A expectativa é colher até cinco toneladas de algodão colorido este ano. As plumas já foram compradas por uma empresa têxtil e as sementes serão vendidas ao IPA.

“Pretendemos plantar na nossa regional 300 hectares em três municípios”, contabiliza o supervisor regional do Instituto, Rijalma de Oliveira. “Em Surubim, nossa meta até o fim do ano será de 30 hectares. Queremos, com isso, incentivar a agricultura da região e melhorar a vida dos agricultores”.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: