sábado, 29 de agosto de 2009

Tom eleitoral, queixas e críticas no Ibura


Em clima de campanha o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito João da Costa (PT) inauguraram, ontem, uma Academia das Cidades e o conjunto habitacional Caic, no Ibura. Acompanhados de secretários e parlamentares, os dois foram bastante assediados, pousaram para fotos, ouviram queixas e fizeram promessas. Os gestores imprimiram um tom político nos discursos, embalados pelas explanações de líderes comunitários que não pouparam críticas às gestões passadas, excluindo da lista a administração do ex-prefeito João Paulo (PT).


O nome do ex-governador Miguel Arraes também foi bastante citado nos pronunciamentos. “Essa história começou há mais de 20 anos. Eu era muito jovem e acompanhava de perto a luta de vocês junto com o governador Arraes. E construíram aquilo que muitos duvidavam que era possível. A gente vê essa história hoje sobre a nossa responsabilidade de tocar essa luta para a frente, com muita humildade, com pé no chão”, disse Eduardo Campos aos moradores do Caic.


Na inauguração da Academia, Eduardo prometeu colocar policiamento permanente no local e disse que vai “universalizar” o programa encabeçado pela Secretaria das Cidades. Fez questão de frisar que o Governo diminuiu o índice de criminalidade em Santo Amaro em 75% e no Ibura em 35%, segundo ele. “Não é possível resolver tudo. Quem disser que faz é mentira. E quem mente, rouba. E rouba a consciência do povo”, afirmou. O governador disse ainda que resolverá o problema do racionamento d’água e citou a obra de Pirapama como a “maior obra de saneamento da história do Brasil”.


O prefeito João da Costa lembrou que a academia foi iniciada na gestão do então prefeito João Paulo e que seu governo é de continuidade. Disse ainda que muitas obras estão sendo realizadas em parceria com os governos Federal e Estadual. “A gente está sentindo, aqui no Ibura, o povo feliz com essa iniciativa de governos que têm compromisso com o povo e que certamente o povo será avalista da caminhada desses novos governos para a gente continuar realizando a vitória do povo do Recife. Vocês vão continuar lutando e vão encontrar em mim e no governador Eduardo Campos companheiros e parceiros para realizar essas mudanças”, enfatizou.


O secretário das Cidades, Humberto Costa, aproveitou para explanar as ações de sua pasta. Falou dos programas Academia da Cidade no Interior e o Minha Casa, que prevê a construção de 21 mil casas em quatro anos. “Estamos avançando. Conseguimos o financiamento para 34 municípios para construção de academias da cidade e vamos elaborar projetos para os pequenos municípios”, contou. O líder comunitário José Cleto disse que “vários governadores e prefeitos passaram por aqui e não fizeram nada”.

MARILEIDE ALVES (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: