quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sport perde nos minutos finais pela sexta vez seguida


Atenção internauta, o texto que se segue a partir da próxima frase não refere-se aos jogos do Sport contra Santo André, Santos, Cruzeiro e São Paulo. Vamos a ele: Depois de arrancar o empate no meio da segunda etapa, o Sport vacilou nos minutos finais e tomou o gol da derrota por 2x1 aos 45 minutos. Isso significou a sexta derrota seguida do time pernambucano, cada vez mais lanterna do Brasileiro, com os mesmos 13 pontos. Na próxima rodada, o adversário será o Vitória, sábado (22), na Ilha.

No último domingo, diante do São Paulo, em casa, os leoninos fizeram algo bem parecido: levaram o gol, reagiram e chegaram ao empate mas foram castigados aos 46 do segundo tempo.

O jogo começou muito preso ao meio-de-campo, resultado da marcação eficiente do Sport. Sem ter como sair tocando a bola, o Barueri apelou para os lançamentos longos, sempre ineficientes. Mas o time pernambucano também mostrou falta de qualidade para armar o jogo.

Luciano Henrique, o único meia de ofício, mal tocou na bola. Ele só apareceu aos 15 minutos num chute de fora da área que acertou a trave direita. Pouco antes disso, Andrade tentou cortar um cruzamento e a bola bateu no seu braço direito. O árbitro mandou o jogo seguir.

Aos poucos o jogo ficou um pouco mais solto e o campo com mais espaço. Aí, o Barueri teve mais posse de bola e assustou mais. Aos 23 minutos, César saiu jogando errado e obrigou Durval a fazer falta feia em Flavinho. Na cobrança, Thiago Humberto bateu forte e Magrão espalmou.

O Barueri foi tomando conta do campo do Sport e chegou ao gol aos 34 minutos. Em novo erro na saída de bola, César perdeu a bola para Flavinho, que cruzou da direita. Val Baiano chutou rasteiro, no canto direito de Magrão. Como aconteceu em vários jogos, após o gol o Sport, que já não atuava bem, caiu vertiginosamente de produção. Passar da linha divisória do gramado tornou-se uma epopéia para os rubro-negros, tamanhos os erros na saída de bola, tanto dos zagueiros quanto dos volantes.

A equipe pernambucana voltou para o segundo tempo com Elder Granja no posto de Moacir. Mas o panorama da partida não mudou muito em relação aos últimos 20 minutos da etapa inicial. O Sport seguiu com seus velhos problemas - dificuldade na saída de bola e pouco aproveitamento nos rebotes de sua defesa - e Thiago Humberto chutou de fora da área, raspando o travessão.

Mesmo sem criar, o Sport conseguiu assustar o goleiro Márcio. Aos oito, Andrade arriscou de muito longe e a bola fez uma curva antes de explodir no travessão. A desorganização de jogo do Sport ficou clara num lance aos dez minutos. O atacante Lincon voltou para buscar a bola no meio-de-campo. Perdeu para Márcio Careca que entrou pela esquerda da área e cruzou forte demais para que algum atacante de seu time chegasse em condição de finalizar.

Só que o Barueri recuou mais do que devia e começou a ceder campo para o Sport. O lateral Jonas fez boa jogada pela esquerda e, na tentativa de cruzar, acertou o travessão. O gol já estava maduro e saiu aos 20 minutos. Elder Granja bateu falta pela direita e Luciano Henrique recebeu livre para dominar e chutar forte: 1x1.

No restante da etapa, o jogo ficou equilibrado muito mais pela falta de qualidade dos dois times. O Sport não soube aproveitar a queda de rendimento do adversário para chegar aos seus primeiros três pontos fora de casa. O jogo se aproximava daquela zona perigosa para o Sport: os minutos finais.

E menos de um minuto após o árbitro sinalizar três minutos de acréscimo, Otacílio Neto tomou a bola de Andrade e rolou para Thiago Humberto chutar forte no canto esquerdo de Magrão. O cronômetro marcava 45 minutos.

Ficha do jogo:

Barueri: Márcio; Leandro Castan, André Luís e Xandão; João Vítor (Marcos Pimentel), Ralf, Éverton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Flavinho e Val Baiano (Basílio). Técnico: Diego Cerri (interino).

Sport: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir (Elder Granja), Andrade, Fabiano, Luciano Henrique e Jonas; Lincon (Guto) e Arce (Eduardo). Técnico: Péricles Chamusca.

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP). Árbitro: Antônio Hora Filho (SE). Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (Fifa/RO) e Helberth Costa Andrade (MG). Gols: Val Baiano, aos 34 do primeiro. Cartões amarelos: César, Arce, Durval e Luciano Henrique. Expulsão: Éverton.


Do JC Online

Nenhum comentário: