terça-feira, 11 de agosto de 2009

PSB insistirá com a candidatura de Ciro


Apesar de evitar falar sobre a sua própria reeleição, o governador Eduardo Campos (PSB) revelou que a estratégia governista para sucessão do presidente Lula (PT) começará a ser traçada abertamente amanhã, no encontro entre lideranças do PT e do PSB, em Brasília. A viagem está marcada para hoje. “Será a primeira conversa”, confirmou Eduardo, que ontem completou 44 anos. Os socialistas defenderão a candidatura Ciro Gomes (PSB) ao Palácio do Planalto como uma forma de cooptar votos do PSDB.


Lula, por sua vez, continua irredutível na tese de que toda sua base deve estar unida em torno da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PTl). “A conversa será aberta. À noite, após receber medalha na CNI, o presidente nos convidou para uma ‘janta’ em sua residência”, destacou Campos. Além de Lula e Eduardo - presidente nacional do PSB -, participarão do encontro Dilma Rousseff, Ciro Gomes e o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini.


O governador dirá ao presidente que ainda é cedo para definir o caminho e que alimentar a alternativa Ciro Gomes é importante. A insistência do PSB se justifica por acreditar que o deputado federal cearense tem chance real de chegar ao Planalto. Já Lula prefere que o aliado concorra ao Governo de São Paulo por entender que os quadros petistas naquele estado estão desgastados.



PARABÉNS
Como já era esperado, vários aliados do governador estiveram pela manhã, no Salão das Bandeiras do Palácio das Princesas, para cumprimentá-lo pelo seu aniversário. Passaram por lá todo o secretariado, a maioria dos deputados estaduais, vereadores e lideranças governistas, além dos federais Maurício Rands (PT), Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Silvio Costa (PMN) e Inocêncio Oliveira (PR), bem como os prefeitos João da Costa (PT/Recife), Renildo Calheiros (PCdoB /Olinda), Yves Ribeiro (PSB/ Paulista), Lula Cabral (PTB/Cabo) e Romero Leal (PSDB/Vertentes) - esse último aderiu recentemente à base governista.


O ex-deputado Joaquim Francisco, que trocará o DEM pelo PSB, também foi. “Conversarei com Mendonça Filho (presidente estadual do DEM) para comunicar a decisão. Devo me filiar ao PSB entre os dias 27, 28 e 29 deste mês”, comentou.
Das 11h às 13h, Eduardo Campos recebeu as pessoas que, após rápido cumprimento, seguiam para um coquetel. O presente mais inusitado que recebeu foi um álbum com fotos do seu casamento com a primeira-dama Renata Campos, dado pelo fotógrafo que trabalhou na cerimônia, em 1991. À noite, o gestor foi presenteado pelos seu secretários com um quadro.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: