quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MST pede maior agilidade nas desapropriações de terra em Pernambuco


Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram na manhã desta terça-feira (11) com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. Eles pediram maior rapidez na desapropriação de terras no estado.

No encontro com o governador os integrantes do MST esperaram uma hora para entregar uma ampla pauta de reivindicações. A principal delas propõe ao Estado que áreas de empresas ou latifundiários devedores, assim como aquelas de conflito iminente, sejam decretadas de interesse social e desapropriadas para o assentamento de mais de 20 mil famílias.

"Estamos propondo que o Incra e o Governo do Estado assinem um convênio de cooperação técnica para que ele possa colaborar com o Incra nas ações diretas de realização de vistoria e avaliação dos imóveis; e que o governo possa desapropriar todas as terras que são devedoras ao Governo do Estado, como usinas, fazendas e empresas", disse o coordenador do MST, Jaime Amorim.

O encontro foi realizado um dia antes da chegada da Marcha dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ao Recife. A promessa do governo é de responder até o dia 15 de setembro as reivindicações do MST.

"Temos que ver esse pleito como um pleito justo, de pessoas que querem a terra para trabalhar enquanto outro que sonegou, que furtou do erário público, e que tem o mandato de prisão decretado. Não é justo que o governo não tome uma atitude e nós estamos dispostos a tomar", disse o governador Eduardo Campos.

MARCHA

Já começou a caminhada dos sem-terra em direção ao Recife. Vários integrantes do MST de vários acampamentos e assentamentos do estado irão participar do ato. Os sem-terra deixaram o município de Pombos, no Agreste, no domingo (9). Nesta terça-feira eles saíram do distrito de Bonança, caminhando às margens da BR-232, com destino ao município de Moreno, onde devem passar a noite. A chegada ao Recife está prevista para a tarde desta quarta-feira (12). A marcha faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária e Contra a Crise.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: