segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mendonça Filho seria a alternativa da oposição


Na hipótese de o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não lançar-se candidato ao Governo de Pernambuco, o mais votado, no momento, para assumir a missão como candidato das oposições seria o presidente estadual do DEM e ex-governador, Mendonça Filho, conforme a pesquisa do Instituto Maurício de Nassau. Diante da pergunta: “Caso Jarbas Vasconcelos não seja candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2010, em qual destes candidatos você gostaria de votar?”, 32% dos entrevistados, de forma estimulada, apontam o democrata. O deputado federal Raul Henry, obteve 12% das intenções de voto; o senador tucano Sérgio Guerra, 6%; o presidente estadual do PSOL, Edilson Silva (1%). Para o governador Eduardo Campos (PSB), foram direcionados 24%.


O resultado sinaliza que, no momento, Jarbas Vasconcelos seria o candidato mais competitivo da oposição. Os votos “brancos/nulos” somaram 7%, “em nenhum destes”, 11%, “não sabem/não responderam”, 7%.


A divisão dos votos entre Eduardo Campos e Mendonça Filho oscila pouco nas diversas regiões do Estado. No Recife, Mendonça Filho fica nos 31%, contra 21% do socialista. Na Região Metropolitana, Mendonça mantém-se nos 30% e Eduardo pula para 33%. Na Zona da Mata, o democrata sobe para 40%, enquanto Eduardo leva 18%. No Agreste, a diferença é de 35% contra 18%. No Sertão, Mendonça cai para 21% e Eduardo sobe para 36%, e na região do São Francisco fica 25% a 14%.

Nenhum comentário: