sábado, 1 de agosto de 2009

José Serra na terra de Gonzagão


Depois de considerável articulação para afastar o máximo de políticos possível de sua passagem por Exu, no Sertão do Araripe, o governador de São Paulo e presidenciável pelo PSDB, José Serra, desembarca, hoje, às 15h30, em Juzeiro do Norte (CE). A expectativa do tucano é prestigiar as homenagens dos 20 anos de falecimento do compositor pernambucano, Luiz Gonzaga, na companhia apenas do presidente do seu partido, senador Sérgio Guerra, do radialista Geraldo Freire, mentor da visita, e do deputado federal Raul Henry (PMDB). No entanto, outros políticos já manifestaram a intenção de participar da visita.


O peemedebista ficou encarregado de organizar a agenda do gestor paulista no Sertão, por conta da ligação que possui com o patrimônio do músico. Enquanto secretário Cultura do Estado, Raul investiu na divulgação do Parque Asa Branca, onde encontra-se o museu do sanfoneiro e a casa onde viveu até o final da vida. O parlamentar viabilizou ainda o tombamento do Parque pelo Iphan e colocou uma emenda de R$ 100 mil no Orçamento da União para revitalização da área.


O governador paulista se dispôs a contemplar de perto o patrimônio deixado pelo sanfoneiro por que diz ter apreço por ele desde o início da sua trajetória política - quando residia em bairro de imigrantes nordestinos em São Paulo. Focado nesse propósito, rechaça qualquer amontoado político que incite movimentação eleitoral.


Não é certo, no entanto, que o pré-candidato ao Planalto vá desfrutar da sonhada privacidade. Apesar da sua insistente solicitação de não se deparar nem com os próprios correligionários , parte dos parlamentares do PSDB, que participaram, ontem, de um jantar na casa do deputado estadual tucano, Emanuel Bringel, em Araripina, tendem a desaguar em Exu. Já avisaram que não abrirão mão de ir: Pedro Eurico e o próprio Bringel, que aguardava ciceronear em sua residência o deputado estadual Antônio Moraes (PSDB) e o ex-governador de Pernambuco, José Ramos (DEM). De democrata,confirmou presença o deputado estadual, Augusto Coutinho.


Atualmente, o espaço é administrado por Francisco Parente, que já prometeu oferecer um bode guisado, preparado pelo próprio cozinheiro de Gonzaga, ao governador paulista. Antes do jantar, José Serra será levado direto do aeroporto para o Vilarejo do Araripe, onde está o casario do século XIX, em que Gonzaga passou a infância. A estimativa é que ele chegue lá por volta das 17h. Daí, segue para o Parque Asa Branca. Depois de visitar as instalações do espaço, o museu, o túmulo do compositor, Serra degustará a culinária regional.


RENATA BEZERRA DE MELO (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: