segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fiéis reverenciam Frei Damião em São Joaquim do Monte


Movidos pela fé e pela devoção, milhares de pessoas participaram da 16ª Romaria de Frei Damião, que acontece nesta cidade do Agreste pernambucano. O evento começou na quinta-feira (27) e terminou nesse domingo (30), com uma grande procissão, cantos e missas. A romaria reúne devotos de várias cidades pernambucanas e de outros Estados, que chegam nos mais diversos tipos de transporte.

Logo cedo, as ruas de acesso ao município ficam lotadas, com centenas de ônibus, vans, e vários tipos de veículos de lotação. As vias centrais são tomadas por barracas que vendem os mais diversos tipos de produtos, com destaque para camisas, CDs, DVDs e outros itens, todos trazendo imagens de Frei Damião.

O caminho dos devotos leva ao Santuário de Frei Damião, a poucos quilômetros do Centro da cidade. A via também é tomada pelo comércio e por pedintes, que chegam de várias cidades. No alto, existe uma estátua do religioso e uma capela. Os fiéis se aglomeram aos pés da estátua, onde rezam e colocam oferendas, como fotos, fitas e cartas.

“Vim de Camocim de São Félix (também no Agreste) para pagar uma promessa de uma graça alcançada para o meu filho de 2 anos. Todo ano participo, e sinto sempre uma emoção muito grande”, disse Josicleide Maria da Silva, 34 anos. A aposentada Maria José Soares, 63, também participa da romaria desde o primeiro ano, em 1993. “Sou de Bonito (mesma região) e venho pela fé que tenho em Deus, em Padre Cícero e em Frei Damião”, destacou.

PROCISSÃO - O ponto alto do evento é a procissão que percorre as principais ruas do município, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros. O cortejo saiu por volta das 16h30 e deixou as ruas pequenas para tanta gente. Depois do percurso, a procissão voltou à praça central, onde fica a igreja e onde foi montado um grande palco.

A romaria terminou com o canto do adeus e a bênção dos romeiros, na presença do bispo de Caruaru, dom Bernardino Marchió. Fogos de artifício tornaram a despedida ainda mais emocionante. “Foi um sucesso. Hoje São Joaquim do Monte é a capital da fé. A romaria cresceu tanto que teremos que repensar a estrutura da programação para o próximo ano”, comemorou o padre Pedro Antônio Filho, idealizador e coordenador do evento.

Nos três primeiros anos, a romaria contou com a presença de Frei Damião, que morreu em maio de 1997. Nascido na Itália, o religiosos chegou ao Brasil no início da década de 30. Seu corpo está enterrado no Convento de São Félix da Ordem dos Capuchinhos, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.


Pedro Romero
promero@jc.com.br

Nenhum comentário: