segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Eduardo tem vantagem sobre Jarbas


A pesquisa eleitoral para a sucessão do Governo de Pernambuco em 2010, realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (IMN), e publicada com exclusividade pela Folha de Pernambuco, aponta o governador Eduardo Campos (PSB) com 51% das intenções de voto, contra 27% do provável adversário, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). O resultado é semelhante na versão espontânea das entrevistas, ficando o socialista com 46% e o peemedebista, 22%. A equivalência sinaliza que, embora em posicionamento eleitoral desfavorável, o ex-governador tem o nome lembrado pelo eleitor-opositor. Apesar disso, em nenhuma região do Estado, Jarbas abre vantagem sobre Campos, cuja administração obteve 55% de aprovação.


Na pesquisa estimulada para o enfrentamento majoritário no Estado, além de Eduardo Campos e Jarbas, foi citado o nome do presidente estadual do PSOL, Edilson Silva, que obteve apenas 1% das intenções de voto. Foram contabilizados 10% de brancos/nulos e 11% de não sabem/não responderam.


Caso a eleição fosse hoje, 80% dos entrevistados responderam que não votariam no psolista para governar Pernambuco. Em relação a Eduardo, 24% de entrevistados disseram que não depositariam seu voto no socialista “de maneira nehuma”. Já 41% rejeitam a candidatura de Jarbas.



GESTÃO
O percentual de 55% de aprovação ao Governo Estadual, incluindo as pontuações ótima (15%) e boa (40%), mantém-se similar nas micro-regiões pesquisadas: Recife e Região Metropolitana do Recife (48%), Zona da Mata (61%), Agreste (55%), Sertão do São Francisco (66%). Nota-se elevação para 73% no Sertão, onde o governador é reconhecidmente mais forte do ponto de vista eleitoral. Por outro lado, no Recife e na RMR, foram identificados focos insatisfação. Aparecendo 31% e 37%, respectivamente, de avaliação regular da gestão. Tais números indicam condição de crescimento da oposição nesses locais.


Além do percentual de aprovação, colabora para o favoritismo de Eduardo Campos o fator Lula. Isso porque 57% dos entrevistados afirmaram que pretendiam votar, para governador de Pernambuco, em um candidato apoiado pelo presidente da República. O nível de aprovação de Lula em Pernambuco marcou 77%. A amostragem foi consolidada com base em 3.,363 entrevistas, realizadas no período de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

RENATA BEZERRA DE MELO (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: