domingo, 16 de agosto de 2009

Dom Fernando assume Arquidiocese de Olinda e Recife neste domingo


Dom Fernando Saburido toma posse como novo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife neste domingo (16). Ele assume no lugar de dom José Cardoso Sobrinho que passou 24 anos no comando da Arquidiocese. A posse será às 16h na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. Em seguida, Dom Fernando Saburido celebra a primeira missa como arcebispo no Marco Zero. A celebração da missa será transmitida, ao vivo, em vídeo, pelo pe360graus.

No Cabo de Santo Agostinho, cidade onde ele nasceu, os moradores estão orgulhosos por Dom Fernando. O novo arcebispo nasceu no distrito de Jussaral, há 60 quilômetros do Recife, no dia 10 de junho de 1947. “Essa capela agora não é mais importante na vida de dom Fernando, mas na vida da Arquidiocese, porque foi aqui que dom Fernando, banhado pelas águas do batismo, consagrado cristão, padre, bispo, agora se tornou arcebispo. Ou seja, daqui nasceu o nosso arcebispo”, explicou a padre Josenildo Tavares, pároco de Jussaral.

Dom Fernando Saburido estava em Sobral, no Ceará, onde desde 2005, exercia a função de bispo. No último dia 16, o religioso recebeu uma notícia do vaticano, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife.

Parentes e amigos de Dom Fernando Saburido fretaram vários ônibus para acompanhar domingo a posse no bairro do Recife. “Cada paróquia vai acompanhar com um ou dois ônibus. Para comemorar, para festejar com ele, com a família dele e com todos”, disse a aposentada Severina Alves de Oliveira.

TRÂNSITO
O Bairro do Recife vai ser todo interditado a partir das 14h da tarde deste domingo. Todas as vias de acesso à igreja da Madre de Deus, local da posse do novo arcebispo, e ao Marco Zero, onde será celebrada a missa campal, vão ficar fechadas. Ao todo são 26 ruas que terão o percurso alterado em função da cerimônia.

Quem vier de carro para o centro da cidade deve procurar estacionamento nas ilhas vizinhas de Santo Antônio e São José. Para ajudar o trânsito, 40 agentes de trânsito da CTTU vão orientar os motoristas. A fiscalização será rigorosa, principalmente no que se refere ao estacionamento proibido, em calçadas ou fila dupla.

O Grande Recife Consórcio de Transporte também montou uma operação especial para que não faltem ônibus no domingo. No terminal do Cais de Santa Rita vai funcionar um ponto de retorno, com ônibus extras a partir das 17h.

SEGURANÇA
A Policia Militar também se preparou para a movimentação no Bairro do Recife. Cerca de 600 policiais vão trabalhar na segurança e na proteção de dom Fernando Saburido. A expectativa é de que 40 mil pessoas acompanhem a posse e a missa campal.

ROTEIRO
A saída de dom Fernando do mosteiro de São Bento, em Olinda, está prevista para as 15h45. Ele vai num carro fechado para o Recife, passando pela parque 13 de Maio, Ponte Princesa Isabel e Praça da República. Na frente do Tribunal de Justiça ele troca de veículo segue até a Igreja Madre de Deus num carro aberto.

HISTÓRICO
Nomeado oficialmente como novo arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho deste ano, dom Fernando Saburido, que desde 2005 era bispo de Sobral (CE), assumirá o lugar de dom José Cardoso Sobrinho, que ao completar 75 anos, em 2008, fez o pedido de renúncia como prever o código de direito canônico: "o bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao sumo pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências." (cân 401 §1)

Dom Antônio Fernando Saburido nasceu no dia 10 de junho de 1947, no distrito de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho. Ele estudou no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no Recife e concluiu os cursos de filosofia e teologia do Mosteiro de São Bento, em Olinda. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife entre 2001 e 2005. Antes de se tornar arcebispo de Olinda e Recife exerceu a função de bispo diocesano de Sobral, no Ceará, desde 2005.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: