sábado, 22 de agosto de 2009

DEM defende Jarbas no Sertão


Apesar de ter deixado o Recife destinada a discutir a formação de sua chapa proporcional, a cúpula do Democratas não se conteve, ontem. Ao chegar ao Sertão Central, centrou fogo na questão majoritária. O nome do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi, inclusive, tratado como “nosso candidato a governador” pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Augusto Coutinho. Ele arriscou dizer: “Vamos voltar a governar Pernambuco mais breve do que se imagina”.


Capitaneada pelo presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, a caravana Democratas nas Ruas percorreu as cidades de Mirandiba, Verdejantes e Salgueiro. A comitiva contou com a participação predominante dos nomes que o partido pretende eleger e reeleger para Câmara Federal, parte deles com bases na região. Dos seis nomes mais cotados por Mendoncinha para disputar vaga em Brasília - Augusto Coutinho, Guilherme Coelho, André de Paula (federal), o próprio Mendonça, Roberto Magalhães (federal) e Tony Gel (ex-prefeito de Caruaru) - os dois últimos não compareceram. Magalhães já disse não visar à reeleição, apesar de Mendonça insistir que ele concorra.


O coro foi uniforme em prol da reedição da antiga aliança União por Pernambuco (DEM, PMDB, PPS, PSDB). Ao almoço, preparado para os democratas, pela ex-prefeita de Mirandiba, Rosicléia, integraram-se lideranças dos partidos aliancistas. Do PMDB, o presidente do diretório municipal, Edmar César, reforçou a coligação das oposições, assegurando que o PMDB, PSDB, PPS e DEM “continuarão juntos para voltar ao Governo”.


Ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho encarregou-se de lançar críticas ao governo Eduardo Campos (PSB). Ele acusou o socialista de governar de costas para o Sertão. “Até parece que o sertanejo é povo de segunda categoria”, provocou. As reclamações foram endossadas por Augusto Coutinho citando reclamações em relação à saúde, segurança e as estradas. Mendonça Filho apostou na vitória das oposições, considerando que a gestão socialista vive de promessas. “Vamos ganhar a eleição com o diálogo direto com o povo, que nos diz isso”, assinalou.



MACIEL
Apesar da postura reservada, de poucas palavras, o senador Marco Maciel (DEM), cultiva bases fiéis no Sertão. Se ele não faz campanha antecipada, há quem faça para ele: o presidente do Democratas de São José do Egito, Benone Leão. O gestor pegou embalo na visita do Democratas, ontem, e distribuiu mil adesivos estampados com a frase: “Marco de Pernambuco, seriedade, compromisso e lealdade”. Ele defendeu Maciel como personalidade inatingível diante da “lama atirada para todo lado (no Senado) e nada respinga nele”.

Fonte:FOLHA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: