domingo, 23 de agosto de 2009

De azul, 'exército' do Palmeiras vence o Inter e agarra liderança do Brasileiro


Quase 300 anos depois, o Palmeiras trouxe neste sábado ao Palestra Itália um pouco da inspiração nas raízes daqueles que fundaram o clube. Estreando seu novo uniforme na cor azul, como o exército que protegia a família real italiana dos invasores no século XIX, o Verdão precisou ser guerreiro e mostrar suas armas para derrotar o Internacional, por 2 a 1, e garantir a soberania no Campeonato Brasileiro. Sem Cleiton Xavier, machucado logo no início da batalha, o "general" Diego Souza assumiu a tropa e comandou o triunfo.

Com o resultado, o Palmeiras quebra a série de quatro jogos sem vencer (três empates e uma derrota) e sobe para 40 pontos, na primeira colocação. Melhor: o time não poderá mais ser alcançado pelo Internacional. Com dois jogos a menos (contra Atlético-MG e Santos), os gaúchos aparecem em quarto, com 33, e só poderão chegar a 39.

Na próxima rodada, o Palmeiras tem mais uma batalha contra um de seus maiores inimigos, o São Paulo, domingo, às 16h, no Morumbi. Já o Internacional encara o Santos, quarta-feira, às 21h, na Vila Belmiro, em partida adiada da 16ª rodada.

Pênalti em Diego Souza, gol de Obina

Apesar do incentivo da torcida, em grande número no Palestra Itália (22.101 pagantes), o Palmeiras sofreu no início da partida. Depois de esbarrar na retranca do Botafogo, Muricy Ramalho adiantou o meia Diego Souza para o lado esquerdo do ataque na tentativa de abrir a defesa adversária. Tite tratou de usar a mesma estratégia dos outros adversários, com apenas Alecsandro na frente e sem a obrigação de marcar.

Para complicar mais, Cleiton Xavier sentiu uma lesão no tornozelo direito e precisou ser substituído por Deyvid Sacconi logo aos dez minutos. Sem seu principal articulador, o time paulista virou presa fácil para os marcadores gaúchos e passou a errar bastante no campo ofensivo.

A dificuldade era tanta que o Palmeiras só conseguiu assustar em duas cobranças de falta. Aos 26, Diego Souza bateu, a bola tocou no braço de Alecsandro na barreira e quase caiu no ângulo direito de Lauro. Quatro minutos depois, foi a vez de Souza chutar do mesmo local e assustar.

Depois de passar todo o primeiro muito marcado, Diego Souza, enfim, encontrou espaço para colocar o Verdão em vantagem. Aos 37, ele recebeu passe na área, tentou o drible e foi derrubado por Danny Morais. Obina bateu e fez o nono gol dele na competição. Andrezinho, aos 45, quase empatou ao cobrar falta e por pouco não acertar o ângulo direito de Marcos.

Diego Souza brilha, e Ortigoza fecha o jogo

No segundo tempo, o Palmeiras voltou disposto a sufocar e não demorou a ampliar a vantagem. Logo aos dois minutos, Diego Souza fez uma linda jogada individual desde a intermediária e disparou. A bola desviou em Sorondo e sobrou para o paraguaio Ortigoza bater na saída de Lauro. Explosão no Palestra!

Perdendo, Tite avançou o Colorado ao ataque. Andrezinho, aos seis, teve outra boa chance em cobrança de falta que passou à direita de Marcos. Com espaço para jogar nos contra-ataques, o Palmeiras parou em Lauro, aos 11. Armero invadiu a área em velocidade e finalizou para o goleiro fazer ótima defesa.

O Internacional voltou a assustar, aos 18, com Andrezinho soltando uma bomba de fora da área e carimbando o travessão. A resposta, por pouco, não veio em grande estilo, aos 21. Diego Souza deu um chapéu em Guiñazu, passou por Sorondo e, na entrada da área, bateu para fora, arrancando gritos de "Diego!, Diego!" das arquibancadas.

Sem reação, Tite mexeu no setor ofensivo: colocou Wagner Libano no lugar de Andrezinho e Bolaños na vaga de Taison. Muricy deu o troco. Tirou o cansado Edmílson para a entrada de Jumar, reforçando ainda mais o setor de marcação. Aos 41, contudo, os gaúchos descontaram. Giuliano driblou dois na entrada da área e chutou no canto direito alto de Marcos. Golaço!

Nos minutos finais, o Palmeiras foi todo para seu campo de defesa na tentativa de segurar a pressão colorada. Aos 47, até o goleiro Lauro foi para a área, mas não conseguiu o gol de empate, e o Palestra Itália, enfim, viu o Palmeiras vencer novamente no Brasileirão.
Fonte:Globo Esporte.com

Nenhum comentário: