segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crise política não abala popularidade do presidente, diz pesquisa


Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta domingo, sugere que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem conseguido, até o momento, atravessar o turbilhão da nova crise política nacional e manter sua popularidade entre os brasileiros em alta. Segundo o instituto, 67% dos pesquisados consideram seu governo ótimo ou bom. A variação está dentro da margem de erro na comparação com a última pesquisa, feita em maio, quando Lula atingiu 69% de aprovação.

Outros 25% dos brasileiros acham o governo regular, ante 24% na última pesquisa. Para 8%, a administração do petista é ruim ou péssima. Esse número era de 6% no levantamento anterior. No entanto, o seu melhor resultado ainda continua sendo o registrado em novembro de 2008, quando apresentou 70% de ótimo ou bom, o melhor desempenho já obtido por um presidente desde que o Datafolha começou a fazer esse tipo de pesquisa, em 1990.

Os resultados da pesquisa revelam uma dissociação entre a popularidade de Lula e a crise do Senado. Vale lembrar que o presidente foi o fiador da permanência de José Sarney (PMDB-AP) na Presidência do Senado e chegou a declarar em 17 de junho que o senador não poderia ser tratado como "uma pessoa comum".

Conforme o levantamento do Datafolha, 74% dos brasileiros defendem a saída de Sarney da Presidência do Senado, sendo que 36% preferem um afastamento temporário e 38%, a renúncia dele. O Congresso amarga uma de suas piores avaliações já registradas, 44% de ruim ou péssimo.

Fonte:veja.com

Nenhum comentário: