sábado, 1 de agosto de 2009

Cocada Gigante anima final de semana em Maracaípe


Cento e cinquenta latas de leite condensado, mil cocos ralados, duzentos e cinquenta quilos de açúcar. É essa a receita para quem quer se esbaldar em cocada nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º). A XI Festa da Cocada Gigante na Vila de Todos os Santos, Maracaípe, em Ipojuca, promete duas noites de muita música, dança e brincadeiras. Tudo gratuitamente.

O encontro anual reúne cerca de oito mil pessoas. Moradores e visitantes fazem questão de enfrentar a longa fila para receber um pouco do quitute. O detalhe é que ele é servido na própria quenga de coco de onde é retirado o ingrediente para a produção do doce. Nesta edição, a Cocada Gigante, candidata do Guiness Book na categoria de maior cocada do mundo, aparece com 24 metros. A promessa dos organizadores é de que ela cresça um metro a cada ano.

O quitute é candidato na categoria de maior cocada do mundo do Guiness Book

A comerciante Nilma Batista é uma das idealizadoras da festa. Junto com o marido, ela incentivou os moradores e empresários da praia a produzirem uma festa típica do local. A ideia era criar algo para movimentar financeiramente a região na época do inverno. "Nos meses de junho e julho não tinha nada por aqui. As pessoas não vinham à praia e o comércio era prejudicado. Por isso, pensei em fazermos uma confraternização", lembra Nilma.

As atrações são para pessoas de todas as idades, com apresentação de grupos de dança locais, bandas da região e brincadeiras. Em um dos jogos, o Caça Quenga, quengas de coco são enterradas na areia da praia, como em um campo minado. Dentro de algumas delas, há um vale brinde que dá direito a serviços oferecidos pelo comércio local.

» Confira a programação da festa, que começa às 20h

SEXTA (31)
Brincadeiras (Caça Quenga, Quebra Quenga e Pau de Sebo)

Bandas
Vito Camarote e Arquibancada (paródias)
Brise Estrelar (eclética)
Marcelo Panthera e os Bruxos da Noite (mangue beach)

Grupos de dança
Capoeira Meia Lua Inteira com Pedrinho
Grupo de coco O Gaiteiro e a Risofloras
Escola Aberta de Laudiceia


SÁBADO(1º) - dia em que é servida a Cocada Gigante
Brincadeiras (Caça Quenga, Quebra Quenga e Pau de Sebo)

Bandas
D.Gandaia (reggae)
100% Power (swing)
DJ Halley Batista e Lumar
Forrozão Chacal

Grupos de dança
Capoeira Meia Lua Inteira com Pedrinho
Grupo de coco O Gaiteiro e a Risofloras
Escola Aberta de Laudiceia

Do JC Online

Nenhum comentário: