quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campos cobra fidelidade e garante apoio em 2010


Os 32 deputados estaduais da base aliada que se reuniram com o governador Eduardo Campos (PSB), ontem, ouviram do socialista o que já esperavam: quem continuar fiel ao Governo, aprovando tudo o que for enviado, terá o apoio garantido para a reeleição, no próximo ano. Eduardo assegurou aos aliados que, a partir de setembro, começará a convocá-los individualmente para tratar das proposições e de como poderá ajudá-los nas campanhas.


Também pediu calma aos estaduais e alfinetou a oposição, dizendo que “eles” é que devem se preocupar, porque, em sua ótica, não têm um projeto político para retornar ao poder. Todos os deputados ouvidos pela Folha ressaltaram, em reserva, que a reunião foi tranquila e que ninguém levou puxão de orelha.


Questionado por André Campos (PT) sobre as recentes pesquisas à sucessão estadual, o governador ressaltou que os números dos levantamentos batem com os estudos internos encomendados pelo Palácio - onde ele aparece, em média, com 60%, contra 28% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Dividido em três momentos, o encontro durou cerca de uma hora e meia. Em seguida foi servido um jantar.


O governador replicou o discurso que já vinha adotando em atos públicos, argumentando que este ano é o tempo de colher com a concretização das mais de 700 obras iniciadas a partir de 2007. Além disso, prometeu visitar todos os 184 municípios do Estado até o final do ano - ele já foi a 90.


Os únicos governistas que não estiveram presentes à reunião foram Nelson Pereira (PCdoB) e Marcos Barreto (PMN), que estão viajando. Dos filiados a partidos de oposição que votam com o Governo, apenas Raimundo Pimentel (PSDB) compareceu. A maioria dos secretários estaduais participou. João Paulo (PT/Articulação regional), Luciana Santos (PCdoB/Ciência e Tecnologia) e Ricardo Leitão (Casa Civil) tiveram outros compromissos no mesmo horário e foram liberados.


Eduardo Campos evitou falar com a Imprensa ao final do encontro. Mandou o secretário de Relações Institucionais, Sileno Guedes (PSB), e o líder do Governo na Assembleia, Isaltino Nascimento (PT), relatarem o teor da reunião. “No tempo certo o governador convocará os deputados para tratar de eleições. Quem continuar sendo solidário com o governador terá a solidariedade do Governo”, reforçou Sileno.



Servidores
Outro ponto levantado na reunião foi a questão dos reajustes para servidores estaduais. De acordo com Isaltino, Eduardo destacou que as negociações serão retomadas em outubro. “O governador vai reestabelecer o diálogo. A concessão de reajustes vai depender da situação do Estado neste quadrimestre”, pontuou.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: