sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Blitze nas vilas Madalena e Olímpia constatam que fumantes respeitaram lei


A primeira noite de blitze antifumo em São Paulo terminou sem fumaça, constragimento ou discussões nos bairros Vila Madalena, Zona Oeste, e Vila Olímpia, Zona Sul. Gostando ou não, os fumantes respeitaram a lei.



O primeiro balanço divulgado pela assessoria do Procon-SP foi positivo. Até 1h30, quatro estabelecimentos foram fiscalizados e passaram no teste da fumaça. Foram dois bares e duas casas noturnas, que segundo o assessor se adaptaram para a chegada das mudanças.

Nos dois bairros, os clientes que queriam fumar usaram as calçadas sem reclamar.



Na Vila Madalena, os agentes também comemoravam o sucesso das normas da lei antifumo. A primeira apuração não registrou nenhuma infração. Clientes e estabelecimentos se adaptaram, e ditaram um clima de tranquilidade no primeiro dia de caça aos cigarros.

Para o bem dos bolsos dos proprietários de bares, casas noturnas e similares, é bom que os clientes continuem seguindo as regras da lei antifumo. No primeiro sinal de fumaça flagrado pelos fiscais, será aplicada uma multa entre R$ 792,50 e R$ 1.585. Na segunda irregularidade, o valor da multa dobra. E se insistirem uma terceira vez, o estabelecimento fica interditado por 48 horas. Em caso de um quarto desrespeito, a casa vai ter as portas fechadas por 30 dias

Elisabete Ferreira
Especial para o G1, em São Paulo

Nenhum comentário: