domingo, 23 de agosto de 2009

Beleza, humor e emoção marcam o 1º espetáculo do Criança Esperanç



Forró, samba, rock, humor, poesia e muita beleza marcaram o primeiro dia de espetáculo do Criança Esperança, neste sábado (22). Os mais de 600 artistas que se apresentaram animaram e emocionaram a platéia da Arena do Rio, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, que era composta, na maior parte, pelas crianças atendidas pelo projeto. O objetivo maior do show, que é estimular a solidariedade dos brasileiros, foi alcançado: entre o dia 7 de agosto e o final do espetáculo deste sábado foram arrecadados R$ 5,5 milhões.

Neste domingo (23), após o programa Esporte Espetacular, o apresentador será Márcio Garcia, que interpreta o Bahuan, da novela "Caminho das Índias". Entre os convidados, estarão Xuxa, Arnaldo Antunes, Exaltassamba, NXZero e Daniela Mercury.



Diversidade cultural

O tema deste ano de 2009 é a diversidade cultural do Brasil. Na abertura da noite deste sábado, apresentada pelo casal Angélica e Luciano Huk, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem fez uma homenagem aos 50 anos de morte do maestro Heitor Villa-Lobos. Em seguida, Milton Nascimento cantou a música “Maria Solidária”, ao lado do coral Meninos de Aracuçai.


A banda de rock Fresno, que teve a participação do musico Junior Lima na bateria, animou o pulico com “All we need is love”, dos Beatles.



Ao fim da apresentação, Junior, um veterano do Criança Esperança, disse que neste ano a emoção foi diferente: “Participei a vida toda, acho que desde os 7 anos, e tocar a musica dos Beatles na bateria, ao vivo, foi muito legal. Eu acho muito importante participar desse projeto que ajuda tanta gente”.

A irmã dele, a cantora Sandy, fez uma participação voltada para as crianças e cantou “Ciranda da Bailarina”, música de Chico Buarque e Edu Lobo, ao lado da bailarina Ana Botafogo.

“Foi muito emocionante cantar com ela dançando ballet, eu ficava com vontade de dançar junto, foi um grande presente pra mim”, disse.



Música foi do rock ao baião

A festa seguiu com os shows de Ana Carolina, da dupla sertaneja Victor e Leo, da banda de forró Calcinha Preta, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, Maria Rita, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Cláudia Leite, que encerrou a noite cantando músicas de Luiz Gonzaga, em homenagem aos 20 anos da morte do rei do baião.



O humor ficou por conta da turma do Zorra Total e da participação do ator Tim Rescala. O Cirque du Solei fez uma apresentação especial e emocionou a plateia da Arena.

Um dos pontos altos da noite foi quando entrou ao palco, em cima de duas réplicas de elefantes, os atores Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, protagonistas da novela Caminho das Índias. A atriz dançou uma coreografia indiana ao lado de bailarinos.

Dentro de um trem que percorria o palco, Renato Aragão, o anfitrião da noite, levou o público e o telespectador a diversas regiões do país onde são realizados os trabalhos do Criança Esperança.

O espetáculo teve ainda a participação dos atores Tony Ramos e Stênio Garcia e dos ex-jogadores da seleção brasileira Bebeto e Cafu e também do Rei Pelé.



O projeto

Há 24 anos, a vida de milhões de crianças e jovens brasileiros é transformada através do Criança Esperança. Ao longo desse tempo, o projeto já arrecadou cerca de R$ 204 milhões e apoiou mais de cinco mil organizações, em todas as regiões do país. Todo esse trabalho ajudou a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

Todo o dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da Unesco que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

Carolina Lauriano
Do G1, no Rio

Nenhum comentário: