quarta-feira, 27 de maio de 2009

Viagem ao Agreste sob avaliação


O governador Eduardo Campos (PSB) garantiu, ontem, que só adiará sua maratona pelo Agreste Meridional - prevista para o início de junho - se tiver de ir à Brasília, no mesmo período, reunir-se com representantes do Banco Mundial (Bird) e do BNDES para tentar a liberação de recursos financeiros para o Estado. Ele justificou a prioridade dada às audiências argumentando ser difícil encontrar outras brechas nas duas agendas. Assessores do socialista defendem, entretanto, que a viagem seja remarcada porque os municípios inclusos no roteiro vêm sendo acometidos por fortes chuvas, fato que poderia atrapalhar a visibilidade da empreitada. Eduardo reúne-se hoje com os auxiliares para tentar uma solução para o problema.


Os prefeitos de Palmeirina, Eudson Catão (PSB), e Brejão, Sandoval Cadengue (PSB) - cidades que estão no cronograma das visitas - foram ao Palácio, ontem, relatar suas preocupações com as chuvas. Os governistas têm medo que, em decorrência do temporal, a população não compareça às inaugurações, ou mesmo que algumas ações, como discursos em palanques, tenham de ser canceladas. O acesso da comitiva às cidades mais afastadas também preocupa os auxiliares do governador. Eduardo, por sua vez, não deu sinais de que pretende voltar atrás. “Eu lá tenho medo de chuva”, brincou. No planejamento inicial do Palácio, o governador deve visitar 21 municípios em seis dias.


Amanhã, o governador viaja a Brasília para a primeira rodada de reuniões com o Banco Mundial e com o BNDES. Ele vai procurar o presidente Lula (PT) para tentar convencer o aliado a vir ao Recife no próximo dia 10 de junho, conferir o jogo entre Brasil e Paraguai, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. “O presidente gosta de futebol, vamos ver se ele vem”, comentou. A princípio, a sexta visita de Lula a Pernambuco só acontecerá no final de junho, em virtude da inauguração da fábrica da Perdigão, em Bom Conselho. “Vamos tentar levá-lo para a inauguração do moinho da Bunge, em Suape”, adiantou o socialista.


Eduardo Campos confirmou a vinda da ministra da Casa Civil e presidenciável, Dilma Rousseff (PT), para a abertura do São João de Caruaru, a ser realizado no próximo sábado. “Convidarei a ministra para vir comigo já na sexta-feira, quando volto de Brasília”, destacou o governador. A presença da petista na festa foi motivo de dúvida, já que, na semana passada, ela chegou a ser internada por complicações provocadas pelo tratamento de quimioterapia em decorrência de um câncer linfático.



ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: