sábado, 2 de maio de 2009

Nova maratona a partir de amanhã


Um mês e meio após ter percorrido 33 municípios sertanejos, o governador Eduardo Campos (PSB) dará início, amanhã, a uma nova maratona, desta vez por 15 cidades do Agreste setentrional. Longe do Recife até a próxima quinta-feira, Eduardo cumprirá extensa agenda administrativa pela região, com ações ligadas, em sua maioria, a cinco secretarias: Educação, Cidades, Recursos Hídricos, Transportes e Agricultura. Limoeiro é a primeira parada do périplo, que se encerra em Santa Cruz do Capibaribe.


Além da agenda administrativa, a viagem ao Agreste funcionará como uma forma de o governador marcar, ainda mais, presença na região, intensificando o bom relacionamento que mantém com os prefeitos locais, governistas e oposicionistas.


A estratégia silenciosa do Palácio das Princesas já está desenhada: esvaziar o máximo possível a oposição com vistas a 2010. Os deputados, prefeitos e lideranças ligados ao Governo em todo o Estado já caíram em campo para executar o plano. A meta dos governistas é que o candidato a governador da União Por Pernambuco - seja ele o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ou qualquer outro nome do bloco - dispute com um número mínimo de apoios.


O problema que Eduardo tem de administrar, segundo os governistas, é a chapa para Senado. Mais especificamente a vaga que caberá ao PT na chapa. Eduardo nega, se esquiva de responder, mas sabe que terá de administrar choques entre o ex-prefeito João Paulo (PT) e o secretário estadual das Cidades Humberto Costa (PT).


João Paulo, que havia se retirado da disputa reclamando um isolamento imposto por seu próprio partido, ganhou novo ânimo com o convite, feito por Eduardo, para ele acompanhá-lo a Petrolina, no lançamento do programa Chapéu de Palha.

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNABUCO)

Nenhum comentário: