sábado, 30 de maio de 2009

Dilma chega para o arrasta-pé


A ministra-chefe da Casa Civil e preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a sua sucessão, Dilma Rousseff (PT), chega hoje a Pernambuco. É a sua quarta visita ao Estado, este ano, e a segunda com objetivos “festeiros”. No Carnaval, a presidenciável circulou pela folia de Momo em Olinda e no Galo da Madrugada. Agora, ela prestigia a abertura do São João de Caruaru. Dilma desembarca às 18h, no Recife, de onde segue para a Capital do Agreste, em companhia do governador Eduardo Campos (PSB).


Seguem para Caruaru com Dilma e o governador outros três ministros do Governo Lula: Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego; José Múcio Monteiro, de Relações Institucionais e Nilcéia Freire, da Secretaria de Política para as Mulheres. A caravana incluirá, ainda, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), o ex-prefeito, João Paulo (PT), o secretário estadual de Turismo, Silvio Costa Filho (PMN), além de diversos deputados federais e estaduais.
A expectativa é que a ministra chegue a Caruaru entre 20h30 e 21h. Seu primeiro compromisso é um jantar na casa do deputado Wolney Queiroz (PDT), um dos articuladores da vinda da petista. De lá, a comitiva segue, às 23h, para o camarote da Prefeitura no Pátio do Forró, onde o grupo assiste à abertura do São João, com os shows de Elba Ramalho e Fagner. Ao término do espetáculo a ministra volta diretamente ao Recife, onde deve pernoitar antes de voltar para Brasília, na manhã do domingo.


Apesar do séquito que a acompanha, o presidente estadual do PT, Jorge Perez, afirma que a vinda da ministra não tem nenhum caráter político, atendendo apenas a um convite do governador do Estado para conhecer a tradicional festa junina. Contudo o petista não descarta os benefícios para a imagem de Dilma decorrentes da ocasião. “Sempre tem uma repercussão. Ela como ministra-chefe, principal coordenadora do PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento), é evidente que é uma presença marcante, e que (a vinda) vai aproximá-la mais da população. Torna-se mais conhecida”, admitiu.


José Queiroz (PDT), prefeito de Caruaru, vê a ocasião mais como uma oportunidade de mostrar a cultura local para a presidenciável, mas não nega os benefícios decorrentes da visita. “Já estamos tendo muita mídia espontânea”, destacou o prefeito, afirmando que isso traz diversos benefícios para o município. “Vamos deixá-la bem à vontade para conhecer e participar do São João”, assegurou.




BEATRIZ GÁLVEZ (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: