quarta-feira, 27 de maio de 2009

Identificada vítima fatal de queda de barreira em Quipapá


Já foi identificada a mulher que morreu vítima de um deslizamento de barreira na cidade de Quipapá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na última terça-feira (26). O acidente aconteceu no distrito de Vila Nova, zona rural do município. Outras duas pessoas ficaram soterradas, entre elas uma criança, que foi retirada com vida nesta madrugada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a pessoa que foi retirada sem vida é a agricultora Maria Quitéria da Silva, 48 anos. Ainda na madrugada desta quarta-feira (27), os bombeiros conseguiram resgatar com vida o neto dela, Alan Araújo, de cinco anos.

No resgate, a população aplaudiu emocionada a retirada do menino que ficou soterrado durante quase dez horas. Chovia forte na cidade quando o acidente aconteceu, por volta das 17h. A lama que veio da barreira arrastou a residência para parte mais baixa, soterrando a agricultora. Uma geladeira protegeu o menino.

O agricultor Alan José morava em uma das outras duas casas que também foram destruídas pelo deslizamento da barreira. Ele conta como conseguiu salvar a família. “Ouvi aquele barulho, peguei meu sobrinho e minha esposa e fui socorrer minha mãe”.

Para o capital Peruniz do Corpo de Bombeiros, que comandou o resgate, foi um milagre criança ter sobrevivido. “Por tudo, pela situação, pela quantidade de lama sobre a casa”, comenta. “Os bombeiros trabalharam muito, mas nunca esperei encontrar o menino com vida”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Quipapá, Nivaldo Mendonça, a área onde a barreira deslizou não estava catalogada como de risco. “A gente não tinha isso aqui como área de risco, mas estamos fazendo um novo mapeamento e constatamos agora que é tudo área de risco”, afirmou.

O menino foi levado para Unidade de Saúde de Quipapá, onde recebeu os primeiros socorros. De acordo com os médicos, ele apresentava um quadro de hipotermia e obstrução das vias aéreas, que foi tratado. Depois ele foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. O estado de saúde dele é grave.

Equipes dos bombeiros de Palmares, Caruaru e Garanhuns participaram do socorro. Outras duas vítimas tiveram ferimentos leves. Uma delas continua internada no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, em observação.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: