terça-feira, 5 de maio de 2009

Eduardo tem missão de evitar briga


LIMOEIRO - Tudo que o governador Eduardo Campos (PSB) não queria no ano em que intitulou como o da “colheita” era ter que perder tempo resolvendo conflitos políticos na sua base. Mas o socialista parece já estar ciente de que terá de fazer muito disso, pelo menos dentro do PT, para evitar maiores atritos entre o ex-prefeito João Paulo e o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, nas articulações para compor uma das vagas para o Senado. “O meu papel é ajudar esses meninos a brigar o menos possível”, comentou Eduardo, em entrevista concedida a uma rádio deste município, ontem.


A resposta foi dada após o socialista ser perguntado sobre a possibilidade de João Paulo, na hipótese de não ter espaço dentro do PT, mudar de partido e se aliar ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com vistas a 2010. No final da sabatina, o socialista esquivou-se dizendo ter se referido a todas as forças da base.


“Vamos estar juntos, vamos resolver isso em 2010, junto com o presidente Lula (PT). Não vamos tomar nenhuma decisão aqui em Pernambuco sem ouvir o presidente Lula. Eu sou disciplinado, gosto de ouvir quem merece ser ouvido”, avisou Eduardo Campos, convocando o presidente para mediar a disputa interna do PT, que ganhou novos capítulos na semana passada. Irritados com uma suposta pressa de João Paulo em definir o nome do partido para o Senado, integrantes da tendência Construindo um Novo Brasil - de Humberto - pediram calma ao correligionário. O ex-prefeito, por sua vez, disse que se estivessem insatisfeitos com ele, que o expulsassem do PT. “Não tem esse estresse, acho o PT importantíssimo, onde tenho grandes amigos”, minimizou Eduardo.


O governador fez questão de afagar os dois aliados para evitar ciumeira. “João Paulo é meu amigo, companheiro. Fomos deputados (estaduais) juntos. Tive uma grande alegria com a vitória dele, como tenho a grande alegria de ter o companheiro Humberto Costa como companheiro de luta, que fez um gesto belo na minha campanha”, afirmou. Em 2006, após reconhecer que estava fora da disputa Humberto anunciou apoio a Eduardo sem nem sequer ligar para o aliado.


Na última sexta-feira, o governador fez um gesto para apaziguar os ânimos e convidou João Paulo para integrar a comitiva que foi aos municípios de Petrolina e Panelas. O petista acompanhou o lançamento do Programa Chapéu de Palha, no Sertão, e a Corrida de Jericos, no Agreste. Voltou de lá empolgado com o reconhecimento que encontrou nos dois municípios e ainda disposto a conversar com Humberto Costa.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: