terça-feira, 26 de maio de 2009

Eduardo: 21 municípios em junho


A nova maratona que o governador Eduardo Campos (PSB) cumprirá pelo Agreste Meridional acontecerá na primeira semana de junho. A comitiva socialista percorrerá, em seis dias, 21 cidades da mesorregião. Desses municípios, 19 são governados por aliados. Apenas dois prefeitos são da oposição: Marco Antônio Calado (DEM), de Angelim, e Álvaro Porto (DEM), de Canhotinho. A Casa Civil está finalizando o cronograma da visita, que deve começar por Bom Conselho ou por Correntes, terminando em Garanhuns. Até ontem, apenas as secretarias de Saúde e Juventude e Emprego ainda não haviam apresentado seus cronogramas de obras a serem inauguradas na região. O governador bate o martelo sobre o novo roteiro amanhã, em reunião com os seus assessores.


A melhor data para início do périplo, entretanto, tornou-se um impasse para os governistas. Enquanto a Casa Civil defende que a maratona vá de 1º a 6 de junho, a Secretaria de Imprensa prefere que a viagem comece no dia 2 e termine no dia 7. O problema é que no domingo 31 de maio a FIFA anunciará as sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Caso Pernambuco seja escolhido como uma das sedes, Eduardo passará o dia 1º dividido entre entrevistas e comemorações, em São Lourenço da Mata, onde será construída a Cidade da Copa.


Além de Bom Conselho, Correntes, Garanhuns, Angelim e Canhotinho, farão parte do roteiro Águas Belas, Brejão, Caetés, Calçados, Capoeiras, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Terezinha, Saloá e São João.


Na pauta do governador: inauguração de obras, vistoria em outras e início de novas ações, que serão executadas, em sua maioria, por cinco secretarias: Educação, Cidades, Transportes, Recursos Hídricos e Agricultura e Reforma Agrária. Este ano, o governador já cumpriu duas maratonas, pelo Sertão, em março, e pelo Agreste Setentrional, neste mês.



LULA
O presidente Lula (PT) não virá mais para a abertura do São João de Caruaru, no próximo sábado. A informação foi repassada a assessores de Eduardo Campos pelo Palácio do Planalto, que receia causar ciumeira entre os governadores aliados pelo fato de o presidente vir muito a Pernambuco - seria a sexta visita só neste ano. A previsão, contudo, é que Lula volte ao Estado no final de junho para inaugurar a nova fábrica da Perdigão, em Bom Conselho.


Já a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), em Caruaru, é confirmada pela Prefeitura daquele município. A petista, que é pré-candidata à Presidência da República, está se tratando de um câncer linfático, e chegou a ser internada na semana passada.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: