sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conselho Tutelar denuncia problemas na merenda de São José da Coroa Grande

O Conselho Tutelar de São José da Coroa Grande, na Zona da Mata Sul de Pernambuco identificou irregularidades na merenda servida para os alunos das escolas municipais. Os problemas foram detectados após visitas a todos os colégios da rede pública da cidade na última quarta-feira (13).

De acordo com o Conselho, na maioria dos colégios a comida estava estragada e a água que os alunos bebiam era da torneira. O conselheiro tutelar Valter Rafael afirma que as investigações começaram após denúncias de atraso na merenda. “Observamos que havia salsichas vencidas, charque podre, leite de má qualidade, entre outros problemas”, afirma.

Boa parte das falhas encontradas diz respeito à qualidade da água. Segundo o relatório do Conselho Tutelar, em uma escola, os bebedouros estão quebrados e os alunos têm que beber água de uma jarra com dois copos comuns a todos os estudantes. Em outra, o poço ficava ao lado de uma fossa.

“No Distrito de Várzea do Una, encontramos sapos e lagartixas mortos dentro da cisterna com a água que as crianças bebem”, denuncia Valter Rafael. “Em outro colégio, as professoras temem um surto de meningite, porque há um esgoto passando no meio da escola. Não há higiene nenhuma”.

A escassez de alimentos é outro problema apontado. De acordo com ele, em uma escola, havia apenas sete bolsas de leite para alimentar cem alunos no café da manhã. Em outra, dois quilos de charque seriam suficientes para mais de 200 estudantes. “Os alunos estavam tomando garapa de leite”, disse o conselheiro tutelar. “Às vezes eles ficam de uma semana a 15 dias sem receber a merenda, e quando vem, é de péssima qualidade”.

Um relatório sobre o problema já foi encaminhado nesta quinta-feira (14), ao Ministério Público do município. “A gente recebeu algumas reclamações verbais, então solicitei um relatório detalhado ao Conselho Tutelar”, explicou a promotora Paula Ismail.

“A secretária de Educação já foi convidada a prestar esclarecimento, mas ela nega a má qualidade do serviço e diz que a quantidade de alimento era suficiente. Estamos investigando isso agora”.

A Redação do pe360graus.com tentou entrar em contato com a secretária de Educação de São José da Coroa Grande, Iraneide Marques, mas não obteve sucesso.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: