sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comerciantes de jeans de Toritama sentem efeito da crise financeira


A crise financeira mundial preocupa os produtores de confecção de Pernambuco. Na cidade de Toritama, no Agreste do Estado, donos de fábrica e comerciantes apostam na próxima edição da Festa do Jeans para aumentar as vendas.

Os reflexos da crise foram sentidos na venda de atacado, que sofreu uma queda de 15% no período de janeiro a abril deste ano. A baixa nas vendas obrigou os fabricantes a tomarem outras medidas para tentar reanimar as vendas.

“Em primeiro lugar tivemos que aperfeiçoar nossa modelagem, criar novos modelos e sermos mais ágeis e mais rápidos para sair na frente ou equiparar o ritmo de produção ao do pessoal do Centro-Oeste, Sul e do Sudeste; em segundo, tivemos que investir nas vendas com cartão de crédito e dividir em um número maior de parcelas”, afirmou o dono de uma fábrica, Hélder Lopes.

O comércio varejista também sentiu o peso da crise econômica mundial. Nos quatro primeiros meses de 2009 as vendas caíram, em média, 30% em relação ao mesmo período de 2008.

Nesse cenário de recessão, a Festa do Jeans surge esse ano com a função de dar fôlego à economia da cidade que mais produz jeans no Estado. “A Festa do Jeans, por ser em Toritama, envolve toda a cadeia de fabricantes, empresários e comércio, e como nós estamos esperando 200 mil pessoas, é obvio que isso vai dar uma aquecida nas nossas vendas”, disse o diretor da Associação Comercial de Toritama, Hélio de Souza Lima.

Este ano a festa vai reunir 600 comerciantes, entre os dias 15 e 20 de maio, no Parque da Feira. Para atender a demanda, as lojas vão reforçar o estoque. “A gente aumenta o estoque e coloca mil peças a mais, o dobro do que a gente tem aqui”. Disse a vendedora Fernanda Oliveira.

No que depender do otimismo do comerciante, as mercadorias a mais vão ficar pouco tempo expostas. “Esse ano vai ser um dos melhores, estamos preparando a mercadoria e vai dar tudo certo, vamos vender tudo”, disse, otimista, a comerciante Edvânia Feitosa.

Nenhum comentário: