quinta-feira, 14 de maio de 2009

Chuva forte isola dois municípios no Sertão


prefeito de Tacaratu, no Sertão pernambucano, José Adauto de Azevedo, anunciou, nesta quarta-feira (13), que vai decretar estado de emergência no município por causa de estragos provocados pela chuva dos últimos dias. A PE-375, que liga a cidade à vizinha Inajá, cedeu pela manhã, após vários dias sofrendo desgastes por causa das precipitações. Cerca de sete mil moradores de uma vila afastada do Centro da cidade estão isolados do único hospital de Tacaratu. Em Sertânia, também no Sertão, não houve aula em várias escolas da zona rural porque as estradas vicinais estavam intransitáveis.

Com a rodovia destruída, os moradores de Tacaratu que precisam viajar em direção ao Recife são obrigados a passar por um desvio que aumenta o trecho de 59 quilômetros para mais de 300 quilômetros. “Amanhã (hoje) vou ao Recife para articular essa decretação de estado de emergência”, prometeu José Adauto. Para começar a valer, o decreto municipal precisa ser homologado pelo governo estadual.

SERTÂNIA - O Rio Moxotó transbordou nesta quarta e causou transtornos em Sertânia. Alguns bairros ficaram ilhados por boa parte do dia. Na área rural, as estradas vicinais, de barro, ficaram intransitáveis. Não houve aula em muitas unidades. “Tanto alunos como professores não tiveram como chegar até as escolas. O nível do rio moxotó está impedindo a passagem, principalmente, ao bairro do Alto do Rio Branco, um dos maiores da cidade”, afirmou o secretário de infraestrutura de Sertânia, Marco Ferreira. A situação melhorou no fim da tarde.

De Cidades/ JC

Nenhum comentário: