sábado, 23 de maio de 2009

Cela com capacidade para 36 detentos abriga 256 no Espírito Santo


Durante uma inspeção na Cadeia de Vila Velha (ES), nesta sexta-feira (22), representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encontraram 256 detentos em uma cela com capacidade para abrigar 36 pessoas.



O órgão solicitou que a Secretaria de Saúde do Espírito Santo providencie atendimento médico aos presos que estão no local. Segundo o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro, os detentos correm riscos de contrair doenças graves, inclusive tuberculose.

Para o juiz do CNJ, os detentos estão submetidos a condições insalubres. Nos últimos dois meses, duas pessoas teriam morrido por infecção generalizada dentro da cela.



A inspeção do CNJ nos presídios do ES começou na segunda-feira (18). O resultado dos trabalhos será reunido em um relatório, que será encaminhado à Corregedoria Nacional de Justiça.

Ausência da defensoria pública

De acordo com representantes do CNJ, nos sete presídios inspecionados no Espírito Santo desde o início da semana há celas superlotadas e presos precisam se revezar para dormir. O órgão também constatou falta de atuação da defensoria pública.

SSP/ES

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do ES informou que está construindo dois novos Centros de Detenção Provisória (CDPs) na região da Grande Vitória, com previsão de entrega no início do segundo semestre. Serão, segundo a SSP/ES mais de 1.100 novas vagas.



A partir destas inaugurações, a secretaria informou que irá realizar reformas nos locais.



A SSP/ES informa ainda que o governo do Estado está construindo um novo sistema prisional, com aplicação de R$ 186 milhões do Tesouro Estadual no biênio 2009/2010, investimento que, dea cordo com o governo, vai criar cerca de 4 mil novas vagas. Nos últimos seis anos, 11 novas unidades prisionais foram inauguradas e outras cinco estão em construção.



Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: